Você sabe escolher o biscoito salgado ideal para a criança?

Imagem: Shutterstock

Existe todo um movimento para diminuir o açúcar, na realidade, o doce da alimentação infantil. E, na minha opinião, isso é excelente. Afinal, precisamos estimular a criação do hábito alimentar de modo variado e não com tendências apenas para certos sabores. Porém, quando pensamos em bolachas e biscoitos, você sabe escolher o biscoito salgado ideal para a criança?

Não é só tirar o açúcar que está tudo bem! Não é só escolher opção de biscoito salgado, no lugar das bolachas doces que estamos fazendo boas trocas. Por isso, ler os rótulos, independente do produto, é fundamental. Pois assim, poderá afirmar que sabe escolher o biscoito salgado ideal para a criança.

Relembre: Você sabe escolher a bolacha ideal para a criança?

Para ajudá-los, selecionei alguns biscoitos encontrados com bastante frequência na alimentação infantil:

1 – Biscoito de Água:

Bom, quando pensamos em biscoito de água, pensamos que terá farinha e água, certo? No máximo algum tipo de fermento e olhe lá. Mas será que as opções industrializadas seguem este pensamento?

Açúcar invertido, xarope de glicose e, terceiro e quarto ingredientes? Ué, não é biscoito salgado? E a gordura vegetal? Além disso, a quantidade de nomes estranhos, aditivos e conservantes ….

2 – Biscoito Cream Cracker:

De novo, um biscoito salgado com açúcar? E a gordura vegetal que não é especificada qual é? Além dos nomes estranhos, aditivos, conservantes…

3 – Biscoito em pacotinhos individuais:

Quem não quer praticidade, não é mesmo? Então, uma opção que vem com 6 biscoitos e, ainda por cima, salgado é “demais”! Uhuuuuu, Bem, vamos dar uma olhada nos ingredientes?

Opção Integral:

Para ser integral, precisamos ter quantidades mínimas de ingredientes integrais. No caso, o primeiro ingrediente deste biscoito é farinha de trigo normal, ou seja, não poderíamos considerá-lo integral. De fibras, a porção tem apenas 0,03% e isso não é considerado integral.

Além disso, olha o açúcar aparecendo aí de novo. E, se não bastasse, com dois nomes diferentes!

Opção Pizza:

Ah, mas Paola, biscoito puro, só salgado não é tão gostoso, né? Mas calma, a industria também correu e desenvolveu opções com sabor. Uhuuuuu …. só que não!

Açúcar duas vezes e “condimento preparado sabor pizza” e que contém leite? Que condimento é este? O que tem neste condimento para dar o sabor pizza?

Opção queijo:

Biscoito de queijo, huuum que delícia! Mas se é de queijo, porque não tem queijo nos ingredientes e sim aromatizante? E para que tanto açúcar, aparecendo duas vezes, com nomes diferentes em quarto e quinto lugar?

4 – Biscoito de Polvilho:

Este é um caso sério, pois existem opções bem ruins, mas outras bacanas. Por isso, leia sempre o rótulo e FUJA de qualquer opção que tenha GORDURA HIDROGENADA, além de excesso de sódio!

Aqui temos a tabela nutricional do biscoito de polvilho salgado. Percebam o excesso de sódio, 12% do que um adulto, que precisa de uma dieta com 2.000kcal/dia deve consumir. Agora transforme isso para uma criança. É demais!

Aqui a versão biscoito de polvilho sabor queijo. Além do excesso de sódio, lá vem os “condimentos preparados”.

5 – Biscoito de Arroz:

Eu sempre indiquei o consumo do biscoito de arroz, por ser uma opção de biscoito apenas com 1 ingredientes: arroz! Ou seja, nada de conservantes ou nomes estranhos. Porém, a rotatividade é super importante e, viver apenas de biscoito de arroz não é bacana!

Além disso, mesmo o biscoito de arroz tem sua versão ruim, por isso, mais uma vez: leiam os rótulos!

Olha lá o realçador de sabor, o famoso, glutamato monossódico. Um pozinho péssimo para saúde!

Eu queria colocar as opções “XXXFit” salgadas, porém, não encontrei no site do fabricante. Estou procurando fontes seguras para acrescentá-las aqui.

Opções caseiras ou compradas de confiança pode te ajudar no dia a dia, basta procurar e sempre ler os rótulos! Não entendo porque existem fabricantes que não deixam claro a composição de seus produtos. É lei! É um direito do consumidor.

De novo, a intenção aqui não é polemizar e sim mostrar como é importante ler os rótulos! Praticamente tudo que é “saborizado” é ruim, por conter realçador de sabor, tudo que tem gordura vegetal hidrogenada é ruim. Além disso, pra que tanto açúcar em opções salgadas?

Olhem só algumas receitinhas que tenho aqui no blog:

Espero ter ajudado!

Beijos.

PS: As informações foram retiradas de sites que vendem estes produtos e no site dos fabricantes. O post tem a intenção de ajudá-las.
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