quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-7

Que me acompanha sabe que este ano passamos por um acidente que quase virou uma tragédia aqui em casa. Rezamos, lutamos, nos reerguemos e no meio da nossa reforma forçada, redecorei o quarto da Clara. Aproveitei pra deixá-lo com cara de quarto para criança maior com estilo montessoriano, algo bem pra faixa etária dela.

Antes de mais nada, peço desculpas pela demora em fazer este post, mas sempre faltava alguma coisa e quando terminava algo, faltava as fotos e o quarto estava uma zona ou então estava arrumado, era noite e a luz não colaborava. Mas mostrei e sempre mostro no snapchat [nos acompanhe por lá: matercolorida] e em fotos. De certa forma, mudam os móveis, cores da parede, mas a essência do estilo montessoriano continua, pois adoro, acho prático e super funcional para a dona do espaço.

Pra o quarto dela nesta fase, eu pensei em algo que ficasse o mais clean possível, onde os brinquedos continuassem de fácil acesso, porém, organizados e de fácil arrumação por ela. Outro ponto fundamental era eu poder deitar com ela na cama e que esta fosse fácil pra ela ir e vir, pular, brincar e claro, dormir. Pensei também em como poderia/irei adaptá-lo caso venha a cria 2 por aqui.

Claro que durante todo o processo eu conversei com ela, mostrei algumas fotos de quartos, perguntei que cor ela queria que o papai pintasse as paredes, enfim, o quarto é dela e acho importante ela ter sua opinião levada em conta.

Ela pediu parede rosa em seu quarto, mas eu não queria aquele rosa forte, pink, bebê. Queria algo mais pro rosa envelhecido e foi aí que escolhi o “lenda de amor” da Suvinil. Pra dar um contraste, pintamos 2 paredes de lenda do amor e as outras duas de um tom pro cinza, o crômio.

Pra dar um tchãn a mais, escolhemos juntas adesivos de coroinhas douradas e corações coloridos. O quarto dela é bem grande, tem 16m2, ou seja, dá pra brincar bastante e sobra espaço. Marido ficou traumatizado com a parede antiga que era toda adesivada e deu o maior trabalho pra tirarmos, então, desta vez, os adesivos seriam só detalhes. Na parede lenda do amor (rosa), coloquei os corações coloridos em tons pastéis e na parede crômio, onde fica a janela, coloquei as corinhas douradas. Foi o toque final das paredes e ela se apaixonou, inclusive me ajudou a colá-los. Os adesivos são da Pendurama. Eu preferi o material das coroinhas, elas não descolam. Já os corações, eles descolam um pouco.

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-2

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-3

A cama escolhida foi a de casinha. Pensei em fazer uma que tivesse segundo andar, mas aí fiquei com medo de interferir na hora de eu deitar com ela, principalmente se eu engravidar. Enfim, escolhemos uma baixa, mas cheia de charme. Sempre fui apaixonada pelas camas casinhas, mas depois de ver tantas referências, queria algo diferente. Foi aí que conheci o Realejo Ateliê e entre as conversas com a Sila, escolhi a cama perfeita pra Clara. Eles fizeram sobre encomenda a cama casinha com baú, desta forma, mantenho os brinquedos todos organizados, ela tem apoio de uma mesa de cabeceira e se diverte com toda a bossa da cama.

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-1

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-6

Do outro lado do quarto, deixei a parte dela brincar, desenhar e ler. Foi debaixo da janela que coloquei sua mini cozinha de madeira, toda feita sob encomenda também, no tom que escolhi pra combinar com todo o resto do quarto. A geladeira, fogão/pia e biblioteca ficaram por conta do Cecy Arte em Madeira. Outro Ateliê mega fofo que conheci em um momento difícil por aqui.

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano

De toque final, na cortina, cama e parede, estão os itens que decoraram sua festa de 4 anos, que encomendei com a Festejo In Box. Na cama coloquei as bandeirolas e luz com flores de tecido, na janela/cortina outra bandeirola, pompons de tule e um enfeite de tecidos que me ajuda a deixar a cortina aberta. Já na parede maior, onde fica o espelho da Clara e futuramente ficará o berço e cômoda da Cria 2, coloquei a flâmbula, a letra C, espelhinho e coroa dourada.

Para iluminar, escolhi uma luminária bem colorida e divertida da Cromalux e ela pirou quando viu.

quarto-para-crianca-maior-com-estilo-montessoriano-4

Algumas perguntas que sempre recebo quando posto algo do quarto:

  • A cama é tamanho solteiro, mas tem o baú adicional. De qualquer forma, o colchão é do tamanho de cama de solteiro padrão, com isso, não sofro pra achar roupa de cama.
  • Não vejo dificuldades em limpar o quarto, pois é só levantar o colchão e passar pano no estrado e por baixo dele. O estrado é inteiro, mas fácil de tirar. Atrás do baú tem um espaço, então dá pra limpar também.
  • A cama não é bamba, a estrutura é super firme, o acabamento de primeira e impecável.
  • Clara brinca e aproveita muito sua cozinha e na própria geladeira e armário de cozinha guardamos todos seus brinquedos de cozinha.
  • A biblioteca é super fácil de montar sozinha, os livros ficam bem dispostos e na altura ideal para as crias. Assim, elas têm autonomia de escolher o livros que querem.
  • Este tom, lenda de amor, não cansa e o crômio é super suave, quase não dá pra ver que é cinza, só quando tem algo branco perto, como a cortina ou batente da janela, por exemplo.
  • Os dois Ateliês e a Festejo são empresas de mães empreendedoras que conheci em grupos do Facebook.

Ainda falta dar um jeito no piso, mas a grana acabou. Estou em busca de um tapete bonito, prático e macio para o quartinho da Clara, aí estará tudo pronto! Ah, vai faltar a parte da cria 2, mas isso só quando ela for encomendada. 🙂

Beijos.

Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: