Imagem

Um dos posts mais lidos do blog é o 12 alimentos que bebê não deve comer antes de 1 ano, mas depois da nova atualização do Guia Alimentar publicado pelo Ministério da Saúde em 2019, algumas coisas mudaram. Então, nada mais justo que rolar uma atualização com os 30 alimentos que não devem ser oferecidos até 2 anos para as crianças, né?

Pode parecer chatice, criar em um bolha ou qualquer outro pensamento que você tenha quando citamos alimentos proibidos para os bebês e crianças até 2 anos. Mas o fato é que alguns alimentos realmente não são indicados e não devem ser oferecidos até 2 anos.

Vamos pensar assim: as crianças terão a vida inteira para comer tudo e de tudo, então, não custa nada a gente dar aquela segurada básica e, permitir que a criação do hábito alimentar delas seja criado da melhor maneira possível, né?

Conforme elas forem crescendo, alimentos novos, bacanas e menos bacanas irão entrar na alimentação delas. Mas muitas vezes vejo que os adultos quem têm ansiedade em ofertar certas coisas, na maioria das vezes ultraprocessados, que todos sabemos que não fazem bem pra ninguém.

É engraçado como ninguém fica ansioso em oferecer chicória para criança e para o bebê, né? Mas alimentos ultraprocessados, alimentos que não devem ser oferecidos até 2 anos povo tem siricutico para ver criança e bebê comendo!

Relembre: Rótulo dos Alimentos: o que devemos saber?

Mas bora pra listinha dos 30 alimentos que não devem ser oferecidos até 2 anos:

  1. Açúcar: sim, de acordo com o guia alimentar para menores de 2 anos o açúcar e QUALQUER preparação, produto que tenha açúcar está proibido antes dos dois 2! Ah, é qualquer tipo de açúcar, tá? Mascavo, demerara, orgânico, cristal, refinado.
  2. Mel
  3. Melado de cana
  4. Bolacha de Maizena
  5. Petit Suisse
  6. Engrossante (farinha láctea, mucilom, cremogema, arrozina)
  7. Achocolatado
  8. Suplemento nutricional com sabor (são aqueles produtos que parecem achocolatado, na embalagem diz que tem um monte de vitamina e mineral, mas esquecem de dizer do tanto de açúcar que tem).
  9. Gelatina
  10. Bolo
  11. Bolacha Recheada
  12. Biscoito sem recheio
  13. Leite fermentado
  14. Refrigerante
  15. Sucos em pó
  16. Sucos de caixinha que contém açúcar
  17. Nectar de fruta
  18. Panetone
  19. Ovo de Páscoa
  20. Chocolate
  21. Pirulito
  22. Brigadeiro e docinhos de festa
  23. Sorvete que contenha açúcar
  24. Achocolatado
  25. Glutamato Monossódico: que nada mais é do que aquele pozinho que realça o sabor e faz todo mundo pirar no tal industrializado. Aí, a lista fica enooooorma, mas basicamente é TODO e QUALQUER produto que tenha ele nos ingredientes, por isso, leia o rótulo.
  26. Embutidos: salsicha, presunto, salame, mortadela, peito de peru
  27. Fast food, principalmente aqueles que vem com brinquedos juntos com o kit de comida.
  28. Ultraprocessados: hambúrguer, lasanha pronta, nuggets pronto, batata sorriso.
  29. Frituras, de qualquer tipo, então, bora inovar nas receitas e fazer assado, combinado?
  30. Macarrão Instantâneo.

Aprenda a fazer nuggets caseiro no Canal Maternidade Colorida e livre-se do industrializado:

Eu poderia ficar escrevendo linhas e mais linhas justificando um a um, mas a justificativa para todos eles é praticamente a mesma: bebês e crianças menores de 2 anos estão na fase de criar o hábito alimentar delas.

É o momento delas comerem tudo que é mais natural possível, ou seja, o que encontramos na feira! Não use a correria do dia a dia para dizer que precisa ou precisou dar algo ultraprocessado para seu bebê!

Bora se organizar, aprender a ser prática na cozinha e conseguir ensinar e educar o paladar dos pequenos. Pode parecer chatice, mas não é! E sim, são estes 30 alimentos que não devem ser oferecidos até 2 anos e existem muitos outros da mesma linha que estes!

Uma bolacha de maizena não é inofensiva, uma salsicha também não. O nuggets industrializado tem um monte de ingrediente ruim, que faz mal a saúde dos adultos, imagine dos bebês. Então é não! Bora fazer caseiro!

E por fim: bebês e crianças menores de 2 anos estão aprendendo a comer e só vão conhecer certos alimentos se algum adulto oferecer. Então, bora oferecer o certo!

Beijos.

 

Share Button