Costumo dizer que, conforme os bebês vão se desenvolvendo, começam a andar e, a comer de tudo, corremos o grande risco de introduzir alimentos inapropriados na rotina alimentar dos pequenos. Para ajudar, listei 14 alimentos proibidos para menores de 2 anos.

Quando digo proibido não é exagero ou que pode de vez em quando. São mesmo alimentos proibidos para menores de 2 anos, combinado?

1 – Suco de Caixinha: Ué, Paola, mas não pode suco a partir de 1 ano? Sim, suco é liberado a partir de 1 ano, não é necessário ou importante, mas é liberado. Porém, quando pensamos em suco de caixinha, sabemos que o suco de caixinha na sua grande maioria é cheio de açúcar e, muitas vezes nem fruta tem.

Para oferecer suco de caixinha ESPORADICAMENTE para os menores de 2 anos, que seja integral e sem açúcar, ok?

Já nos acompanha no Instagram? Mudou o “@”, mas a essência continua a mesma. Vem com a gente!

2 – Refrigerante: Nem precisa justificar, não é mesmo? Cheio de açúcar, ingredientes ruins e, vamos combinar: pra que oferecer algo tão vazio nutricionalmente aos pequenos?

3 – Carne mal passada: O organismo dos pequenos não tem maturidade para absorver, ingerir ou “lidar” com alguma bactéria que possa ter na carne mal passada, ou seja, pode ser fatal eles consumirem carne mal passada que não esteja 100% integra e saudável.

4 – Peixe cru: A mesma justificativa do item anterior. Por isso, deixem o peixe bem passadinho que assim é seguro os pequenos comerem. Deixe o restaurante Japonês para o futuro.

5 – Biscoito recheado: O acumulado de gordura hidrogenada, açúcar e ingredientes desnecessários. Antes de 2 anos, jamais. Depois? Com MUITO equilíbrio.

6 – Bolacha de Maizena: Sabe aquele tipo de produto que não tem benefício nenhum? É a tal bolachinha que todo mundo acha que foi feito para os bebês. Cheia de gordura trans, açúcar e ingredientes ruin.

7 – Chocolate: Só se for 100% cacau, sem açúcar.

8 – Gelatina: Pózinho cheio de açúcar, corante e nada de benefício. Quer dar gelatina? Misture suco natural com gelatina incolor!

9 – Leite Condensado: Mesmo com parcimônia e equilibrio, antes dos 2 anos não pode, pois tem açúcar!

10 – Brigadeiro: Ué, mas e na festinha de 1 ano? Seu bebê não vai comer, simples assim. E, não sofra. Sabe porque? Porque ele não sabe o que é brigadeiro! Pense na saúde do pequeno e não de um desejo que você possa ter em querer que ele coma o docinho.

11 – Pipoca: O risco de engasgo é enorme, por isso a Sociedade Brasileira de Pediatria orienta dar pipoca acima de 5 anos.

12 – Salgadinhos: Cheio de gordura trans, ingredientes ruins e que não possuem nada de benéfico ao organismo de ninguém, que dirá dos pequenos que estão em processo de criação de hábito.

13 – Salsicha: Você já pra ler os ingredientes da salsicha? Leia e me fale que realmente a criança de qualquer idade precisa comer tal produto. Antes de 2 anos, jamais.

RELEMBRE: Salsicha na alimentação infantil: sim ou não?

14 – Açúcar: Último item, mas não menos importante, o açúcar é sim PROIBIDO antes do 2 anos. Todo e qualquer açúcar é proibido e, junto com ele, qualquer produto que tenha açúcar.

Me digam, vocês já deram algum destes alimentos para os menores de 2 anos?

Beijos, Paola Preusse

 

Share Button