Aniversário da pessoinha chegou, junto com toda alegria de comemorar mais um ano de vida, já começaram os preparativos da festa? Optou em fazer a festa na escola, mas fica perdida e junto com toda a alegria da comemoração, não sabe o que levar de comidinha na festa da escola? Fica calma que é mais fácil do que parece!

Olhe só algumas coisas que são fundamentais você se preocupar ao escolher o que vai levar de comidinha na festa da escola:

  • Tem alguma criança com restrição alimentar? E aqui não vale julgar se é por causa de alergia, intolerância ou estilo de vida. Lembre-se: respeitar ao próximo é fundamental para uma boa convivência. Pergunte para a professora ou então no grupo do whatsapp dos pais da escola.
  • Qual a idade das pessoinhas? Assim, você consegue elaborar um cardápio de acordo com itens que são indicados e permitidos oferecer para as crianças.
  • O que é permitido levar de acordo com a escola? Se informe na coordenação da escola o que pode ou não levar e qual o tamanho da festa que eles permitem fazer por lá. Muitas vezes você se preocupa tanto, e a festinha é super rapidinha, no horário do lanche, por exemplo.
  • Qual horário da festinha e que horas você terá que levar a comidinha para a festa da escola? Se a criança estuda em período integral, a festa for no período da tarde, mas você vai levar logo pela manhã, a escola tem onde guardar devidamente os itens de comida?
  • Se as refeições forem oferecidas pela escola, siga mais ou menos a mesma linha de itens. Por exemplo, normalmente os lanches da manhã e da tarde são compostos de suco, fruta e um lanchinho.  Acrescente o bolo para o parabéns e está tudo certo!
  • Não exagere na quantidade de comida. Pense que a próxima refeição da criança será o almoço ou jantar e se eles comerem demais, pode atrapalhar a comerem as refeições principais.
  • Guloseima é over demais! Caso sua pessoinha esteja acostumado, deixe pra ser na sua casa e não na escola, onde têm outras crianças que não consomem.

RELEMBRE:  Restrição alimentar e as festinhas das crianças

Antes de pensar em o que levar de comidinha na festa da escola, lembre-se que na escola, as festas normalmente tendem a ser bem mais simples, pois é algo para as pessoinhas confraternizarem em um ambiente que passam a maior parte do dia. O cardápio precisa ser prático e já ir pronto da sua casa para a escola, pois é normal que a escola não tenha funcionários disponíveis para preparar algo exclusivo para você. Ou seja, levar coisas para assar na hora, picar, cortar e descascar é inviável.

Mas não se desespere, pois é muito mais simples e fácil do que você imagina e o melhor, atende todas as necessidades nutricionais das pessoinhas, toda e qualquer família ficará feliz e os pequenos irão comemorar se divertindo!

  • Para beber:

Se o suco for natural, pense em sabores que têm a durabilidade maior: maracujá é o campeão! 🙂 Caso prefira levar os industrializados, escolha uma marca sem açúcar.

  • Pra comer de “doce”:

Apesar de ser aniversário, dependendo da idade, brigadeiro, beijinho ou qualquer docinho de festa não é indicado. Para não errar, abuse das frutas, que tal? Salada de fruta, fruta no palito, fruta no copinho. Inspire-se:

Não quer servir só fruta? Que tal uma gelatina sem açúcar? É super fácil de fazer e a criançada adora! Relembre AQUI a receita!  Além disso, tem também os Biscoitos de Aveia e Cacau Maternidade Colorida. 🙂

  • Para comer de “salgado”:

Aí é usar a criatividade, pessoas! Vamos a algumas opções:

 

Além disso, para a hora do parabéns, escolha um sabor de bolo sem recheios ou muita cobertura! Sempre é bom lembrar que açúcar não é amor e se você educa o hábito alimentar da sua pessoinha, certos padrões de comidas são só seus e não dela!

RELEMBRE: Comidinhas para festa saudável

Últimas dicas para não errar de jeito nenhum:

  • Embutido não é bacana para ninguém comer, muito menos as crianças. Então, esqueça do presunto, salsicha, peito de peru.
  • Maionese estraga super rápido, então, não passe nos pães para recheá-los. Coloque só queijo mesmo e está tudo certo!
  • Pipoca é indicado para crianças maiorzinhas pelo alto risco de engasgo, então, se a escola não é acostumada a oferecer pipoca para as crianças, não seja você a oferecer!
  • Refrigerante, suco de pozinho não preciso nem justificar ou falar algo, né?
  • Salgadinhos tipos de “isopor” é algo que também não é nada bacana, então, não envie!

É isso! Viu como é simples? Boa comemoração para sua pessoinha!

Um beijo.

Share Button