Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Outono, inverno, tempo seco, mudanças bruscas de temperatura, resumindo, caos total no quesito gripes, resfriados e tudo o que vem junto no pacote. Principalmente quando ataca as Crias é quando ficamos mais atordoadas, afinal, quem gosta de ver filho doente, entupido e com nariz escorrendo? Por mais que a industria farmacêutica seja evoluída, eu particularmente, não curto ministrar sempre remédio para a Clara e sempre busco na alimentação a melhora de forma natural, por isso, hoje tem receita de xarope caseiro para toda família.

Antes da receita, nada melhor do que reforçar alguns ingredientes que super vale a pena ter em casa e que dão um “up” na saúde de todos.

Para prevenir:

Água – responsável número 1 pela nossa hidratação e nos mantermos hidratados SEMPRE, principalmente com este tempo seco é mais do que fundamental.

Óleo de coco – super antifúngico e bactericida, ajuda na defesa do organismo e por ser óleo , ajuda na hidratação da mucosa da laringe, evitando os vírus e bactérias se instalem.

Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

Mel (a partir de 1 ano de vida) – hidratação da mucosa, rico em vitaminas e minerais, ajuda no sistema imunológico.

Maçã – ajuda a tratar a irritação na mucosa da laringe, dificulta os vírus e bactérias de se instalarem na laringe

Agora vamos a receitinha mágica da querida Nutricionista Funcional Analucia Costa, mas ele é para ser usado quando a tosse já se instalou:

Xarope caseiro:

Ingredientes

1 abacaxi descascado e picadinho

1/2 vidro de mel (mais ou menos 250ml)

1 pedaço de gengibre (mais ou menos do tamanho do seu dedão), descascado e picado.

Modo de preparo

Depois de picado o abacaxi e o gengibre, passe todos os ingredientes pelo amassador de batata para deixar bem amassadinho. Se você tiver pilão, pode usá-lo também. O importante é amassá-los misturando bem e aproveitando todo o sumo.

Coloque a mistura em um vidro ou pote e deixe na geladeira por 3 dias, assim fica bem “curtido”. Depois dos 3 dias, manter na geladeira e ele dura

Dosagem: 1 colher de sopa, 2 vezes ao dia.

Indicação: Acima de 1 ano e para crianças que não tem alergia a nenhum ingrediente.

O abacaxi é rico em vitamina C, além de B1, B2, B3, B6, B9 e E, contém minerais como o potássio, magnésio, iodo, cobre e manganês. Que tem função antioxidante contra os radicais livres e aumentam a função imunológica, junto com os demais ingredientes é sucesso!

Lembrando sempre que cada criança é única, a alimentação é um conjunto de nutrientes, ou seja, pessoas que seguem uma dieta saudável, consomem alimentos que ajudam no aumento da imunidade, tendem adoecer menos.

Relembrem neste post, 5 alimentos que aumentam a imunidade das crianças! 🙂

Beijos,

Share Button

Comentários

  1. Paola Bueno Preusse Muito obrigada!!! Acompanho seu blog desde que minha pequena começou a IA, ela tem a mesma idade da Clara, inclusive fazem aniversário em meses bem próximos!!!! 🙂 Parabéns pelo Blog e muito obrigada pelas dicas… Ah, já ia esquecendo força aí na recuperação!!!!!! rs