Um dos alimentos que muita gente mete o pau é o sal e simplesmente o tira da alimentação por inteiro ou então,  no caso dos bebês nem o adicionam nas papinhas. O sal por si só não é o vilão de nossa alimentação,  e sim a quantia que ingerimos dele. Sua composição basicamente é sódio e por motivos que já explico pra vocês, enriquecido com iodo.
O grande ponto negativo do sal é a quantidade de sódio que nele se encontra e o excesso de sódio aumenta pressão,  que causa problema arterial e aí vem toda a preocupação que não está de tudo errada.
De acordo com o Guia Alimentar para a população brasileira, a recomendação de sal (NaCl) não deve ultrapassar 5g por dia (1,7g de sódio). Isso equivale á aproximadamente uma colher de chá de sal. É importante lembramos que os alimentos que consumimos possuem o sódio intrínseco, já presente nos alimentos, sem ter adicionado sal propriamente dito.
 
O consumo excessivo de sal, a partir de 6g, é uma das maiores causas de hipertensão arterial e doenças cardiovasculares. Fonte: Política Nacional de Alimentação e Nutrição
Se você eliminou o sal de sua alimentação,  mas consome caldo de carne, caldo de legumes, caldo de frango, pós realçadores de sabor, molhos prontos, embutidos, sinto lhes informar que de nada adiantou e que ainda está fazendo uma escolha errada, pois esses produtos são super ricos em sódio e a ausência do sal no dia a dia também faz com que a ingestão do iodo seja menor.
 
Comece a ler o rótulo nutricional do alimentos que você consome. Se quantidade de sódio for superior a 400mg em 100g de alimento pode ter certeza de que você está consumindo uma bomba de sódio!
 
Imagem daqui
 
Imagem daqui
 
Vocês devem estar se perguntando se eu indico que coloque sal nas papinhas, desde a introdução alimentar.
Sim, eu indico e indico porque precisamos do sódio e do iodo e este segundo mineral é super importante para o organizmo, pois ele é utilizado na síntese dos hormônios da tireóide que são responsáveis pelo crescimento e manutenção do organismo.

Consumir iodo só com alimentação, é meio difícil, pois os alimentos fontes não são tão inseridos no dia a dia de nossas refeições. São os alimentos de origem marinha: ostra, moluscos, peixes de água salgada. Já os leite e derivados e algumas hortaliças são fontes de iodo se você tiver a certeza de que o gado pastou em grama iodada e se a terra do plantio tb foi adubada com iodo.
Difícil, né?

Pois é, por essas e outras que indico sim que a mãe coloque uma pitada de sal na papinha e refeições dos bebês, mas não a ponto de salgar em excesso.
O gosto da comida tem que ser dado pelo tempero que se usa e não pelo sal, ou seja, a comida não precisa ter gosto salgado, entenderam?
Digamos que deve ser metade daquela pitadinha pequena rs.

O importante é não exagerar no consumo do sal e usá-lo apenas com moderação pra garantir a ingestão do iodo.
Pra diminuir o sódio da alimentação, que sim, isso é um problema e devemos evitar o auto consumo do sódio devemos seguir algumas dicas:

1. Evite a utilização de temperos prontos e caldos concentrados, eles são ricos em sódio, glutamato monossódico entre outros pós que só faz mau;

2. Utilize ervas desidratadas, temperos naturais, pimenta e sucos de frutas para temperar os alimentos, lembre-se a comida pra ter gosto precisa de tempero e não de sal!

3. Evite também o uso de gordura animal como o bacon, toucinho, entre outros, pois eles contém muito sódio.

4. Não leve o sal pra mesa, tempere salada com uma mistura de temperos e azeite virgem de oliva. Fica uma delícia e você não “põe o pé na jaca” com o sal!

5. A comida ficou pronta, mas você ainda acha que está sem sal? Calma! As papilas gustativas presentes na língua demoram uns 3 meses pra “esquecer” o gosto e sabor do sal, por isso você precisa de um tempo pra se acostumar com sua nova comida! Mas lembre-se, não adicione mais sal na comida depois de pronta. 


Imagem daqui



Resumindo pra não causar confusão:

O vilão da alimentação é o EXCESSO de sódio e sal!
O sal que você consome deve ter iodo em sua composição.
Use com MUITA, MUITA, MUITA moderação o sal pra garantir a ingestão do iodo.

E tempere suas preparações com temperos naturais!
Beijos
 
Share Button

Comentários