Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Por aqui, aproveitei o carnaval pra introduzir a primeira papinha salgada na Clara e foi o maior sucesso, ela aprovou mais que as frutas. Não sei se a “demora” de começar a papa principal contribuiu, pois ela já estava acostumada com sabores diferentes além do leite, ou se a papa principal é realmente mais fácil. Depois de quase 1 mês só com fruta e leite materno, chegou a hora da papinha salgada, ou melhor, a papa principal e a primiera papinha a gente nunca esquece, não é?

Quando vamos começar alguma coisa nova com os Pequenos parece que até o mais fácil se torna difícil, né?  Eu amo cozinha e particularmente o faço muito bem, mas com a papinha foi uma tremenda novela, desde a escolha do que colocar, como temperar e claro deixar super mega bonito.

Bom, bonito ainda não é a teoricamente a vez, pois ela está começando a descobrir os sabores salgados, quando ela estiver maior, aí sim vai começar a parte de enfeitar os pratos lindamente.

Eu escolhi a batata, cenoura, abobrinha e a carne vermelha pra iniciar e fiz da seguinte forma:

  • Refoguei a carne vermelha, em um fio de azeite com cebola e salsinha e deixei ferver bastante pra soltar o caldo;
  • Piquei bem pequeno a batata, cenoura e abobrinha separadamente e cozinhei em pouca água com a panela fechada;
  • Amassei cada ingrediente separadamente com o garfo, utilizando a água da fervura que sobrou pra ajudar;
  • Desprezei a carne e usei só o caldo.
  • Guardei cada item amassado em potes separados e pra servir, coloquei um pouco de cada, totalizando mais ou menos 1 colher de sopa e por cima reguei com um pouco do caldo da carne.

Ela amou a abobrinha, gostou da batata e não foi muito com a cara da cenoura hahaahahahhaha, mas de uma forma geral, comeu praticamente tudo.

Agora me digam, vocês sabem porque a importância de cozinhar as verduras, legumes, tubérculos em pouca água e com a panela fechada?

Existem vitaminas hidrossolúveis, ou seja, elas se dissipam na água e com a panela destampada, você as perde no vapor. A água do cozimento é super rica em nutrientes, por isso, vale a pena reutilizá-la.
Um exemplo bem legal é utilizar a água de cozimento de verduras, legumes pra cozinhar o arroz, macarrão, que normalmente a criançada adora. E dependendo da verdura escolhida, não muda o sabor do alimento.

Já com a carne, como não devemos bater as papinhas no liquidificador, eu tive “medo” de já dar pedacinhos bem pequenos e desfiados pra Clara, por isso optei em só usar o caldo, afinal, os nutrientes da carne também estava ali, né?

E aí?
Foi fácil a introdução das papinhas salgadas?
Eles preferem as frutas ou as salgadas?
Beijos

Á partir de 6 meses.

Share Button

Comentários

  1. Paola, hoje meu bb já tem dois anos. Come TUDO que eu ofereço sem problemas. A unica coisa que fiz de diferente no começo foi o de apresentar um legume por vez. O caldo de carne eu tbem só acrescentei um mes depois da introduçao das papas. Depois, na introdução da comida da familia, eu me preocupei em manter os alimentos separados em padacinhos pequenos, que ele pudesse se alimentar comendo um por vez. Assim sentiria as texturas e os gostos diferentes dos alimentos. E até hoje é assim, ele come separadinho, primeiro come a carne logo o arroz com feijão e depois o vegetal. Segue alternando enquanto come e eu morro de amor! hahaha Aqui só rola preferencia qdo o assunto é mushroom! Ele amaaaa 🙂
    bjsss
    Tamy #amigacomenta

  2. Paola, aqui ultrapassamos muito bem esta etapa. Uma dica que te dou é começar pela mandioquinha e cabotiá, que são mais docinhos e eles geralmente aceitam muito bem. Fiz um post sobre algumas dicas de preparo dos alimentos das papinhas, dá uma chegada lá: http://www.gravidinhasemaezinhas.com/2013/02/blogagem-coletiva-mamae-ta-de-olho.html
    Beijos e sucesso pra sua pequena! Tomara que ela seja comilona como o meu Rodriguinho aqui! Flávia #amigacomenta

  3. A introdução das papinhas aqui foi um caos. Choro de um lado e choro do outro (o meu). Mas depois foi mais fácil, ela passou a comer direitinho, mesmo gostando muito mais da salgada do que da doce.

    Boa sorte com a pequena!
    Bjs
    Tati
    #amigacomenta

  4. Oiii,

    Aqui em casa as crianças me deram um pouquinho de trabalho com as papinhas salgadas!
    O negócio deles era a banana com aveia! rsrrss
    Mas depois foi que é uma beleza!
    Aí depois vem a fase de não querer comer nada…ainnnn
    Mãe sofre viu!! rsrsrs

    Bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae