Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Carnaval já passou agora é a época mais adorada pelos chocólatras de plantão: a Páscoa. E com ela vem várias questões dentro da Maternidade. Sentido religioso, consumismo, preço alto dos ovos e a tão cruel dúvida: dar ou não dar ovos de chocolate pras crianças e bebês.

Deixemos de lado o sentido religioso, o consumismo e o valor dos ovos. Vamos focar na questão: Criança tem que ganhar Ovo de Páscoa?

Esta semana fiz a seguinte pergunta lá na fanpage:

 

Um assunto que essa época dá sempre o que falar. Como será a Páscoa por aí? Vai rolar chocolate à vontade pras crianças??? Qual idade das Crias que vão ganhar os ovos de chocolate??? **** Sem julgamento e sim bate papo!!!!#amãequersaber #vamosdebater #vamosnosajudar

Um assunto que essa época dá sempre o que falar.
Como será a Páscoa por aí? Vai rolar chocolate à vontade pras crianças???
Qual idade das Crias que vão ganhar os ovos de chocolate???
**** Sem julgamento e sim bate papo!!!!#amãequersaber #vamosdebater #vamosnosajudar

Chocolate é uma delícia, mexe com o bom humor, é estimulante e tem gente que não consegue ficar um dia sequer sem consumi-lo. Quem já está acostumado e conhece seu sabor fica realmente enlouquecido com a Páscoa e a possibilidade de comer vários ovos.

~ Pausa pra uma confissão na qual não me orgulho ~

Eu sou uma pessoa chocólatra assumida. PRE-CI-SO comer chocolate todos os dias e em crises de TPM, ansiedade ou nervoso eu como chocolate de forma ridícula que até eu me assusto.

E por ser assim, tão dependente de um alimento do qual eu luto diariamente pra não ser refém é que eu não quero, não incentivo, não dou pra Clara. Porque sim, chocolate vicia.

~ Ufa! Me sinto melhor ~

Todo esse efeito viciante é por causa do Cacau, principal pelo menos deveria ser  ingrediente do chocolate. Olha só os benefícios e características do cacau:

  •  É amargo;
  •  É escuro;
  • Rico em flavonóides, componente antioxidante que evita várias doenças;
  •  Contém cafeína e teobromina, substâncias com efeitos estimulantes, colaborando pra um raciocínio mais rápido;
  • Ajuda na produção de neurotransmissores responsáveis pelo bem-estar, como a serotonina;
  • Contém vitaminas e minerais.

Mas com tantos benefícios, porque é ruim comer tanto chocolate ou dar chocolate pras crianças?

  • Porque os chocolates vendidos e que tanto amamos são ricos em gorduras e açúcares, pois como falei em primeiro lugar, o cacau é amargo é pra ter o gosto saboroso que tanto vícia precisa de MUITO açúcar e é aí que mora o grande perigo, pois os benefícios do cacau vão pro beleléu e o que fica é o vício pelo doce;
  • Já falei, ou melhor, sempre falo sobre o perigo do açúcar em nossa vida: obesidade, diabetes e todas outras doenças vinculadas ao excesso de peso.
  • Chocolate branco não tem os benefícios do cacau, pois sua concentração é minúscula no produto;
  • Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, açúcar deve ser oferecido pra crianças após 2 anos de vida, ou seja, se a Cria por aí tem menos de 2 anos nada de chocolate, né?;
  • Porque o bebê ou a criança se nunca comeu chocolate não sabe o que é chocolate, ou seja, não vai ficar com vontade se você não comer na frente dela e não vai conhecer se você não oferecer.
Caso seu filho ou filha tenha 2 anos ou mais e você está louca de vontade de dar um ovo de chocolate pra ela, preste atenção nestas dicas:
  • Limite-se a um único ovo;
  • Caso sua família queria encher a criança de chocolate, peça pra eles darem outros presentes, mas sem ser doce;
  • Compre o ovo sem apelo de personagens ou brindes: A criança tem que comer qualquer coisa porque tem que comer e não por apelo de brinquedos ou personagens preferidos;
  • Prefira chocolates com alto teor de cacau, ou seja, os mais amargos. SIM! Crie o hábito correto de seu filho comer chocolate;
  • Ao invés de fazer a caça aos ovos, faça a caça a cenoura cozidinha. O que vale é o lúdico, é a criançada ver as pegadas do coelhinho, se divertir. Se eles  acharem o principal alimento que o coelho come vão se divertir também.
No ano passado, Clara era bebê (tinha 9 meses) e entendia menos ainda o que é a Páscoa, mas eu fiz as pegadas no chão e coloquei palitos de cenoura pra ela se deliciar.
brincadeira pra crianças na páscoa
Esta Páscoa com certeza ela não ganhará ovo. Vou fazer bolo de cacau em formato diferente, fazer caça as frutas que o coelho come … enfim, usar o lado lúdico da brincadeira pra me divertir com ela.
Em resumo, boa Páscoa pra todos vocês.
Beijos
Share Button

Comentários

  1. Oi Paola tudo bem ! adoro chocolates ,mas evito ao máximo dar e nem a mamadeira coloco açúcar (vitamina) . minha filha esta com 3 anos e 4 meses e já olha de longe quando tem algum amiguinho comendo docês e é muito difício ela ver e não comer , acho que doi o coração de qualquer mãe e já me falaram que quando ir para escola vai mudar mais ainda .
    beijos e adorei a idéia ,mas acho que vou dar o ovo sim .
    voutandoasermenina.blogspot.com.br

  2. O pior de tudo, é enfrentar a interferência de familiares e amigos na decisão de não apresentar certos tipos de alimentos ao nosso bebê. Minha filha nem nasceu e já é palpite por todo lado!!!