Imagem: Shutterstock

Imagem: Shutterstock

 

Algumas amigas e até mesmo seguidoras aqui do blog ou do IG me perguntam como faço com minha rotina e a rotina da Clara. Digamos que a rotina é mais da Clara do que minha, pois eu literalmente me organizei de acordo com o que ela “resolveu” seguir e já explico. Mas será que os bebês precisam de rotina?

Desde RN, Clara sempre dormiu pouco e eu adotei a amamentação em livre demanda, ou seja, sempre que ela solicitava eu a amamentava.

No começo, eu era a louca do relógio. Tudo eu cronometrava, anotava no bloco de notas do celular, desde o tempo da mamada, qual seio ela mamou, consistência do coco e assim por diante e com essa neurose toda eu me sentia mais cansada, pois tinha certeza de que estava dormindo pouco, sabe?

Chegou um dia que resolvi me libertar do relógio e aí sim, mesmo dormindo pouco e continuando na mesma rotina, passei a ficar mais descansada.

Estipulei alguns “rituais”, como a massagens e o banho do balde (relembre aqui)  em que fazíamos diariamente, mas sem a necessidade de fazer todo dia no mesmo exato horário.

Tem gente que diz que precisamos criar uma rotina pros bebês, pra eles serem organizados, ter uma ordem a seguir e etc e já tem gente que diz que a rotina pode “atrapalhar” o bebê, caso algum dia por “n” fatores você não consiga cumprir.

Eu li livros, li vários blogs, perguntei pra outras mães e no final das contas, adaptei todas as informações com o dia a dia de casa e de uma forma natural, Clara criou sua rotina.

Já vi crianças que ficam super irritadas porque bem no horário do banho, estava com a mãe no supermercado e estava esgoelando horrores e a mãe falava:

– Filhinho, já vamos pra casa tomar banhinho.

Assim, se rotina causa esse tipo de estresse no bebê, pra que segui-la? Claro, precisamos ter uma organização, mas será que precisa ser tudo com hora marcada mesmo?

Moro em São Paulo, vivemos com trânsito, como vencer sempre o relógio?
Eu sou a pessoa mais pontual que vocês podem imaginar, minha família até se irrita com tanta pontualidade (pior que é a mais pura verdade), mas eu me organizo pra isso sem precisar ficar neurótica com o relógio.

Acho sim, importante ter alguns horários estipulados, como os das refeições e pra dormir, pq senão até nós nos perdemos, mas hora pra tomar banho, hora pra brincar, hora pra isso, hora pra aquilo acho demais pra um bebê, uma criança. Cadê a liberdade? O que mais reclamamos quando “crescemos” é da tal rotina.

Atualmente, eu voltei a trabalhar e ela vai pro berçário e uma das minhas preocupações era exatamente como eu iria acordá-la em tempo hábil pra nos arrumarmos e irmos encarar nosso dia.

No primeiro dia, ela sozinha acordou às 7hs, amamentei, dei banho, brincamos, amamentei e saímos de casa às 8:20hs. Deu tempo de tudo, mas eu acordei às 6:20 pra tomar meu banho e me arrumar.

Atualmente, por causa do término do horário de verão, Clara está acordando 5:15 – 6hs e nossa rotina mudou um pouco.

Ela acorda, eu amamento, a levo pra minha cama e tento fazê-la dormir mais um pouco, mas está sendo em vão, pois ela começa a querer falar seu “nenenês” e pra não acordar o Marido volto pro quarto dela. Enquanto ela fica brincando no berço ou no tapete de E.V.A eu tomo banho, me maqueio, encho a banheira dela.
Dou banho, brinco com ela um pouco no banho, a arrumo, ela mama de novo, brincamos no tapete. Há essas horas, o Marido acorda às 7:20 – 7:30hs e eu a levo pra minha cama enquanto eu me troco. Ela mama de novo, às vezes tira um cochilo de 20 – 30 minutos. Saímos de casa às 8:15hs, vamos pro berçário, fico um pouco com ela lá, amamento de novo e venho pro trabalho que entro às 9hs.

No meu horário do almoço, por volta das  13 – 13:30hs eu corro no berçário pra ficar com ela e amamentá-la e às 17hs vou buscá-la.

Quando chegamos em casa, ela gruda em mim e não temos rotina. Deitamos juntas na minha cama, ela fica mamando, chupeitando, dormimos ou só ela dorme, brincamos e ela decide se vai acordar ou não e dependendo do calor, caso ela acorde eu dou outro banho.

No berçário, ela segue mais ou menos uma rotina: ela tira uma soneca pela manhã, come fruta, toma o leite materno que ordenho de colherzinha, tem o tempo livre, almoça e eu chego. Depois à tarde ela come outra fruta, tira mais uma soneca, toma banho, toma o leite e eu chego.

Ufa! O dia é super cheio, mas mesmo assim, não deixo de curti-la muito, dar colo, brincar, fazer carinho e afins. Como digo pro meu Marido, nossa prioridade no momento é ela, é o bem – estar dela.

Se fico cansada? Sim, estou bem cansada, pois durmo pouco e em alguns dias eu estava deixando a Clara dormir na minha cama e isso me cansou muito mais. Há 1 semana ela voltou pro berço e eu me canso menos levantando toda vez pra amamentá-la, pois pelo menos tenho meu espaço na cama quando volto.

E com vocês????

Ah! Como eu cuido da casa? Bem, este será assunto pro próximo post, senão este não acaba nunca mais! rsrsrs

Como é a rotina de vocês e os bebês?
Beijos

Share Button

Comentários

  1. Paola querida,

    Também sou adepta da rotina flexível adaptada as necessidades da criança, mas depois que minha filha entrou na escola, a rotina dela ficou tão mais certinha, que confesso que gostei. Nos finais de semana, permito que ela faça o que tem vontade, contanto que os rituais sejam obedecidos: refeições tem hora, banho também. Acho que, como você, tem funcionado. É isso que importa, né?

    Obrigada pelas dicas!!!

    Juliana Castro
    http://www.passaportebaby.com
    https://www.facebook.com/PassaporteBaby

  2. não rígida com nada [eu acho]. esse negócio de impor acho uma merda. a gente rebola conforme a música. lógico que existem limites, ainda mais com cça. mas, flexibilidade é a alma de negócio, na minha opinião.
    e outra, hoje a rotina é assim, amanhã a cça cresce, muda os hábitos e a gente tem que mudar tbm! hehe
    bjo

  3. Eu moro nos USA a 6 anos, tenho uma filha de 3 anos e 3 meses e estou para ganhar o segundo em no maximo 1 semana,
    Nao me arrependo de ter colocado rotina na minha filha mais velha. Ela tinha horario para tudo.
    Ela sempre acordou no mesmo horario e na mudanca do horario de verao ela acordava mais cedo , porem em 1 semana ja estava de volta a rotina.
    Os banhos eram sempre no mesmo horario. O almoco, lanche e o jantar ate hoje ela segue o mesmo horario.
    Eu ate sei qdo a fome esta batendo pq ela fica muito chatina r manhosa.
    Para mim foi a melhor coisa , pq temos um tempinho livre (nao) para cuidar da gente e ate para namorar.kkk. Afinal ninguem e de ferro,
    Nunca coloquei a minha filha para dormir comigo ou meu marido , exceto qdo estava muito gripada.
    E veja que eu nao tenho empregada e preciso fazer de tudo. Lavar, passar, cozinhar, cuidar de filho, limpar banheiro……… E se eu nao tivesse colocado uma rotina desde o 1 dia estaria muito mais louca do que ja sou.kkkkkkkk
    E qdo a minha filha acorda de madrugada por varios motivos, nunca tirei ela do berco e levei para brincar, ver TV…..ficava com ela debrucada no berco ate ela voltar a dormir.
    Crianca independente da idade tem que aprender que precisa dormir e aprender a dormir……hoje ela acorda para fazer xixi e volta a dormir sozinha.
    E veja ela e ma crianca super segura e determinada. Dorme no escuro a noite toda, com 1 ano e 5 meses ja estava praticamente desfraldada, nao dorme mais com grade no berco ,….
    Dei peito ate os 6 meses e nao me arrependo. Nunca dei livre demanda….dava de 3 em 3 horas assim como ela determinou.
    Nao tenho neurose de ter a obrigacao da livre demanda.
    Qdo ela tinha 4 meses ja estava esticando por 5 horas a noite, e nem por isto eu acordava ela para dar o peito. E a quela velha historia, se o bebe esta dormindo bem e tranquilo e pq nao tem fome….qdo eles sentem eles choram. Eu ia ate o quarto e dava os dois peitos , fazia arrotar e voltava a dormir.
    E qdo ela parou de fazer coco de madrugada, ja mudei a fralda para noturna, asssim ela dormia mais tranquila e limpinha e eu nao precisava acorda-la para procar e eu conseguia descansar.
    E assim se Deus quiser vai ser com o meu filho que esta chegando.
    Rotina desde o 1 dia em casa.

    1. Interessante!
      Clara sempre dormiu no seu quarto também, desde quando viemos da maternidade e sempre no escuro, mas eu achei que como estava muito cansada esse primeiro mês que voltei a trabalhar eu iria ficar mais descansada a colocando pra dormir comigo foi um engano rsrs.
      Ela nunca dormiu bem, horas seguidas …. hoje dá um esticadão de no máximo 5 horas, mas quando chega do berçário super cansada, ela tem 7 meses!
      Beijos e super obrigada pela visita

    2. Eu sempre tive horario ate para as sonecas e tb nao deixava a ultima soneca passar das 16 horas.
      Qdo passava ela dava trabalho para dormir.
      Mas sempre minha filha dormiu no meu colo, mamando(peito ou mamadeira) no escuro total.
      Por volta de 1 ano e meio ela mesma nao queria dormir no colo, entao eu colocava ela no berco dava a mamadeira e segurava e ficava debrucada ate ela pegar no sono pesado.
      Hoje com 3 anos e 3 meses ela dorme na cama sem grade e com a mamadeira de leite integral (o que e comum nos USA depois de 1 ano) , qdo ela termina a mamadeira ela me chama eu entro jo quarto pego a mamadeira dou um bj e digo boa noite e saio.

      Logicamente nem tudo sao flores. Tem dias que dao mais trabalho outros nem tanto.
      Tive muita paciencia para ela acitar a mamadeira qdo tive que parar com o peito devido a Herpes Zoster queu peguei e tive que tomar medicamento forte para dor.
      Foram 4 dias cansatios ao extremo, fora a denticao que ela sofreu muito tendo febres altas, dor, diarreia…… A cada dente que nascia eram dias interminaveis.
      Mas tudo tem seu lado bom.
      Por estes e outros motios resolvemos ter o 2 filho sem poder contar com ajuda de ninguem.
      Afinal nossos familiares nao pdem visitar a qq hora. Hehe
      Mas gracas a Deus meus pais estao comigo para a chegada do 2 daqui 1 semana.

  4. Acho super importante a rotina com os pequenos, ajuda demais a acalmá-los e fazer com que as coisas caminhem bem. Mas também acho que não dá pra virar refém, tem dias que as coisas saem do controle e isso não é necessariamente ruim, temos que ter tranquilidade no coração para entender que nem tudo é perfeito sempre.
    E essa Clarinha tá uma fofura, heim? Tá muito mocinha!
    Beijos

  5. Acho super importante a rotina com os pequenos, ajuda demais a acalmá-los e fazer com que as coisas caminhem bem. Mas também acho que não dá pra virar refém, tem dias que as coisas saem do controle e isso não é necessariamente ruim, temos que ter tranquilidade no coração para entender que nem tudo é perfeito sempre.
    E essa Clarinha tá uma fofura, heim? Tá muito mocinha!
    Beijos

  6. Oi Paola, por aqui naturalmente uma rotina foi se criando, e hoje as coisas funcionam bem dentro da rotina durante a semana, até por causa da creche, que tem sempre os mesmos horários de refeições e banho, mas no final de semana sai tudo da rotina e o Rodriguinho fica bem do mesmo jeito, só não posso passar muito do horário dele dormir pois ele fica chatinho. criança é assim mesmo, cada uma cria a sua rotina e a gente adapta a nossa vida por eles. beijos Flávia #amigacomenta
    http://www.gravidinhasemaezinhas.com

  7. Bom, aqui em casa sao duas criancas com diferenca de 1ano e 10 mese, ou seja a rotina e necessaria pra nao enlouquecer.
    Pra mim rotina esta ligada mais a organizacoes de que tarefa vem primeiro do que com horarios.
    Nao sou muito amiga do relogio, como diz o Nanni “sou meio pata”, quanto mais eu corro mais me atrasokkk
    Mas quanto as criancas e bem engracado, pq cada um tem seu horario…e o Nanni lida com atrasos mudancas de rotinas super bem. Ja a Manu e um reloginho.
    Bjs Mari
    # amiga comenta

  8. Aqui temos uma rotina bem flexível. Claro que algumas coisas não tem como mudar, principalmente por questões de horário da escola, etc. Então tem a rotina pela manhã que é tomar banho e comer, em horários certos, mas entre esse intervalo a BEatriz fica livre para brincar, assistir desenho ou o que for. E a noite temos a rotina do sono, que é tomar banho, jantar, e desacelerar, ler, fazer algo mais sussa para o sono chegar mesmo!

    Beijos

  9. Aqui nossa rotina é bem flexível também. Porém, gira tudo em torno do Murillo como você começou o texto, desde RN. Ainda mais agora de dia de semana que tem a escolinha, os horários são muito cronometrados, mas tem dias que não da para seguir direito a única coisa que não são os horários de comer e dormir, porque senão a noite a gente sofre muito e ele fica bem mais cansado no outro dia. O que causa muito stress. Mas no final de semana, foram os horários de comer e dormir, ele fica bem livre para brincar, vamos ao parquinho do prédio. Tudo fica para depois, casa, roupa e etc o importante aqui é ele. Também não deixo a casa jogada, sempre tento dar uma ajeita no pouco tempo que sobra, enquanto ele dorme. Não deixo ele dormir na cama porque me sinto bem mais cansada, ele dorme na nossa cama, mas assim que dorme já levo ele para o quarto dele.
    Beijos Ca

  10. Oieee,

    Aqui em casa temos rotina mas, é porque funciona pra mim, sabe?
    Eu sou a doida da organização e não consigo viver sem saber horarios, datas, lugares, roteiros… hehehe
    Por isso, eu fui fazendo assim com as crianças pq nao conseguria fazer de outro jeito, foi natural e intuitivo e estamos assim até hj!
    Qdo eles eram menores tinham os inconvenientes de, por exemplo, ser a hora de dormir e estarmos em algum lugar e daí ou tinha q voltar pra casa correndo ou eles ficavam insuportaveis mas, agora q estão maiores ja compreendem se estamos na rua ou coisa do tipo e a rotina precisar ser quebrada, não temos stress!
    Mas, acho que o que vale é o que funciona pra vc e sua família, não curto muito esta coisa de “tem que ser assim ou assado” cada um sabe o que é melhor para si e o mais importante é que seja bacana para todos, né?

    bjo!

    Loreta #amigacomenta;)
    @bagagemdemae

  11. Não criei uma rotina, deixei que as coisas seguissem seu curso, essa coisa de anotar, marcar hora não existiu aqui em casa, eu fui me adaptando as mudanças que ocorriam de acordo com o desenvolvimento da minha filha, tem coisas que acontecem naturalmente e acabam virando uma rotina claro e quanto maiores eles vão ficando podem ir se encaixando, se eu digo vamos comer ela já vem senta na cadeirinha dela e comemos todos juntos e sem TV ligada, aqui essa é uma regra nada de TV na hora da refeição.
    Bjs
    #amigacomenta.

  12. Oi Paola! Muito fofa a sua Clara! 🙂
    AL foi um bebê que mamava muito durante o dia então praticamente ficava por conta de suas mamadas. Procurei criar uma rotina de sono diurno dela para poder descansar e fazer algumas coisas para mim e isso foi muito importante para que ela fosse uma bebê calma e tranquila. Acho importante criar sim uma rotina mas não com horários estipulados porque senão a gente fica doida, né?! 🙂
    Beijos
    Débora
    #amigacomenta
    @personalbebe