Clara com 9 meses e o tenebroso abacate ahhaha

A alimentação das crianças é algo que começa desde o ventre materno, pois eles recebem os nutrientes que nós mães comemos, depois o leite deve ser exclusivo até os 6 meses (sendo ele materno ou não). A partir daí inicia-se a introdução alimentar, sendo que até 1 ano ela é complemento do leite materno, por isso é gradual, aos poucos introduz novos alimentos. Sempre digo que um dos fatores mais importantes destes 6 meses é a evolução da consistência na alimentação do bebê, ou seja, das papas principais e frutas, pois é a partir daí que o bebê fica pronto pra “comida da família” ou mais tecnicamente dizendo, comida de consistência normal. Lógico que dos 6 meses até completar 1 ano é importante a variedade alimentar dentro dos itens que são permitidos nesta fase.

1 – Nunca usar peneira, mixer ou liquidificador

materia-3t

Muitas mães e pais tem medo de oferecer pedacinhos pros bebês por causa da falta dos dentinhos ou pura insegurança, mas a própria gengiva é capaz de cortar alguns pedaços, além do que, conforme servimos alguns pedacinhos eles aprendem a usar a língua pra ajudar no processo de deglutição.

2 – Amasse sempre com o garfo ou raspe com a colher

A primeira papinha da Clara! Ofereci tudo separadinho e guardei na geladeira em postes separados. A carne eu fiz caldo de carne e joguei em cima na hora de servir.

Os legumes devem ser amassados com o garfo, assim como algumas frutas e no caso das mais durinhas como maçã, pêra pode raspá-las.

Você pode fazer desta forma mais ou menos dos 6 meses até 8 meses, sempre amassando menos, como uma evolução mesmo!

3 – Sempre tenha uma opção mais inteira na papa

Papa com caldo de feijão, arroz integral, mandioquinha amassada, milho cozido e couve picadinha. Jantar da Clara com 9 meses!

Amasse bem um legume, coloque o caldo do feijão, deixe o arroz bem papinha e verduras picadinhas bem pequenas. Desta forma já tem pedacinhos no meio de um “purê”

4 – Ofereça pedaços para o bebê

Aqui entra a técnica BLW e por mais que você não goste ou não se sinta segura com ela, mesclá-la a forma tradicional é bem bacana! Escolha algumas refeições pra deixar o bebê explorar sozinho os alimentos. Na hora da fruta pode ser uma boa pedida!

5 – Evolua na consistência

É comum os bebês preferirem comer papinhas mais liquidas e pastosas, mas isso não é legal e interfere em vários aspectos no desenvolvimento dele.

Por mais preguiçoso que seu bebê possa ser e seu coração de mãe mole, invista na evolução da consistência das papas, pois assim você irá prepará-lo pra alimentação com 1 ano.

Post interessante sobre esta dica: A consistência da papinha mudou e agora?

Olha só como fiz com a Clara e foi sucesso!

Alimentação da Clara desde os 6 meses até 1 ano

 

Alimentação da Clara desde os 6 meses até 1 ano

Que saudades dessa fase! Ainda bem que tenho meus bebês pacientes pra matá-la hahahahahaha!

Gente, a introdução alimentar dá trabalho sim, mas faz parte da maternidade e o melhor que temos a fazer pe se esforçar nesta fase em apresentar novos alimentos sempre saudáveis e não esquecer da evolução da consistência.

Quando eles chegam ao 1 ano, é normal negarem vários alimentos, principalmente os coloridos, mas não é normal não comerem a comida na consistência normal. Muitas vezes o desespero em vê-los comer bem, bastante faz com que esqueçamos de detalhes muito importantes e qualidade e consistências são eles!

Como sempre falo, tenham calma que tudo flui! Paciência, amor, dedicação e mais paciência é a chave do sucesso!

Beijos,

Share Button

Comentários

  1. Paola, estou vivendo um dilema, meu filho de 01 ano e meio, ainda não se alimenta com a nossa comida… Se ele me vê comendo comida, come arroz e feijão, carne, mas se preparo um prato para ele assim, ele chora, chora e se recusa a comer. Minha irmã me ajuda nos cuidados com ele enquanto trabalho e com ela ele come legumes mal amassados, até picados, carne desfiada, mas comigo nada. Quando insisto com ele, faz greve de fome. Para mim esta coisa de comida é um ponto sensível, com 8 meses ele teve gastroenterite e perdeu muito peso, ficou internado 6 dias, 5 deles ele ficou no soro, e isso mexeu muito comigo, quando ele voltou para casa, para ele comer, comecei a bater comida no liquidificador, hoje não come mais comida batida, mas…

  2. O meu tb ainda nao come a consistência normal, tentei iniciar mas ele deixou de comer bem por uma semana. Levei ao pediatra e ela disse que meninos sao mais preguicosos para comer. Hoje ele esta com 1 ano e meio e ainda amasso no garfo, tento deixar alguns legumes em pedacinhos, mas ele nao mastiga poe na boca e engole. Não sei o que fazer se mudar ele vai ficar de novo sem comer direito.

  3. Gostei muito do seu post Paola Preusse. A minha filhota não gosta muito de papas, prefere mesmo é pegar com a própria mãozinha, mas fico as vezes confusa, será que ela está comendo alguma coisa ou só brincando, e o que ela "come" é suficiente? Ela tem 7 meses agora, já dou almocinho completo amassado no garfo.