emagrecimento pós parto

Imagem Pinterest

Imagem: Pinterest
Peso, gordura localizada, pneuzinho, pneuzão e flacidez normalmente são assuntos que incomodam demais qualquer pessoa, né? Mas eu diria que incomoda ainda mais a mãe que acabou de dar à luz e almeja seu corpo de volta, o quanto antes. É, e muitas vezes esse sonho demora um pouco a acontecer, ainda mais se a mulher engravidou acima do peso e sonha em voltar ao corpo de bem antigamente, por isso um plano de emagrecimento é necessário, mas sempre com saúde e responsabilidade.
 
Costumo dizer que pra se ter um corpo bacana é preciso unir alimentação saudável e atividade física, na realidade não sou eu quem diz e sim estudos e praticamente todos os profissionais da saúde.
 
Não concordo com nenhuma dieta da moda, essas todas que a cada mês ou pré temporada do verão é lançada por alguém. Posso concordar que você pode até emagrecer com essas doideras todas, mas e a manutenção do peso? E o fator saúde, fica onde?
 
Os nutrientes existem e cada um deles exerce uma função em nosso organismo, por isso é fundamental a alimentação saudável e equilibrada, mas equilibrada de verdade e não aquela que te auto engana.
 
Quer um exemplo bem prático?
 
Carboidrato é nosso combustível, é ele quem fornece energia para nossos órgãos funcionarem corretamente, caso nossa dieta tenha a quantia reduzida de carboidratos, nosso corpo vai precisar de outra fonte de energia, certo? Afinal, nossos órgãos não podem parar de funcionar!
Desta forma, o organismo vai tirar a proteína (que exerce a função construtora) do nosso músculo, sim aquele que você fica horas na academia pra definir, e usá-la como combustível para as nossas funções vitais.
Com isso o organismo entra em processo de cetose e o primeiro sinal é o mau hálito da pessoa, aquele típico “bafo” de quem faz tempo que não come ou ainda o de inflamação.
 
Gente, pense comigo:
 
1g de carboidrato nos fornece 4 calorias
1 g de proteína nos fornece 4 calorias
1g de lipídeos nos fornece 9 calorias
 
Qual engorda mais?
 
Já fiz essa pergunta para alguns estagiários que supervisionei e ouvi a resposta de que o carboidrato engorda mais, o que é um erro! Afinal, carboidratos e proteínas tem o mesmo valor calórico. No caso dos nutrientes, o que mais engorda porque fornece mais calorias são os lipídeos (gorduras).
 
Mas porque será que tem tanto mito em torno do carboidrato?
 
Porque carboidratos não usados pelo organismo em pessoas sedentárias transformam-se em gordura localizada, porque normalmente nós escolhemos os alimentos fontes de carboidrato de forma errada e comemos muito além do que deveríamos.
 
 
Mas vamos pra parte mais prática da coisa, né?
Olha só algumas dicas pra ajudar na reeducação alimentar, para vocês perderem peso e o principal, continuar magra pra sempre:
 
 

– Comer a cada 3 horas: Café da Manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar (sendo que são 3 refeições principais e as demais lanches pequenos);


– Ingerir no mínimo 2 litros de água por dia;

– Iniciar o almoço/jantar por uma salada de folhas bem caprichada e grande;

– Escolher 2 dias na semana pra comer 1 doce, mas que ele seja de sobremesa do almoço (o organismo está enlouquecido digerindo tudo que você almoçou e você terá o resto do dia pra gastar o doce pecado);
 
– Comer devagar :  o cérebro demora uns 15 minutos pra perceber que você está saciado, quem come rápido come mais);

– Preferir alimentos integrais: são ricos em fibras que ajuda na regulagem do intestino;

– Diminuir a ingestão de sódio: sódio ajuda a reter líquido e você fica inchada;

– No jantar, preferir refeições mais leves, mas que tenha todos os nutrientes (carboidrato, proteína);

– Se você está acima do peso e não tem nenhum problema hormonal, provavelmente é porque ingere mais calorias do que gasta, desta forma, comece diminuindo suas porções;

– Prefira preparações grelhadas, assadas ou cozidas;

– Evite doces muito gordurosos (tortas, mousses, caldas açúcaradas, á base de creme de leite, leite condensado), prefira os doces à base de frutas;

– Evite fritura;

– Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas;

– Pratique atividade física.
Agora o que todo mundo gosta, um exemplo de cardápio:

emagrecimento pós parto
Cardápio elaborado por Dra. Paola B. Preusse – Nutricionista Especializada pela UNIFESP
 Espero que ajude todas vocês a voltarem à forma no pós parto e o mais importante, com saúde.

Está difícil sozinha? Procure ajuda, tenha determinação que você consegue :)))!!!

Beijos,
Share Button