Dicas pra uma lancheira saudável
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Muitas mães me perguntam no consultório ou nas consultorias à domicílio que faço, como elaborar lanches saudáveis e o que mandar na lancheira das crianças pra escola. As dúvidas mais frequentes são sobre suco, opções de salgados e de biscoitos pois, o mercado tem uma vasta opção de produtos.

Alguns tem os personagens de desenho estampado nas embalagens e chama a atenção da criançada, mas será que eles são as opções mais adequadas?
Normalmente, as mães montam a lancheira com 1 suco, 1 lanche e algo mais doce.
Percebo que além da dificuldade da lancheira, outra grande dificuldade é o que servir no lanche da tarde em casa ou nos fins de semana onde normalmente, a alimentação é mais “liberada”.
Com relação aos industrializados, é importante ficarmos atentas no rótulo e ler os ingredientes e informações nutricionais. Olha só quais nutrientes observar:
  • Carboidratos – normalmente o açúcar está incluído aqui, quando não está, vem escrito a quantia de açúcar separado
  • Sódio – se possível ter 0 de sódio é a melhor opção, mas até uns 5% acaba sendo “aceitável”
  • Gorduras -que em excesso ajuda no ganho exagerado de peso
Produtos que contém muito açúcar e gordura, por exemplo, são os bolinhos prontos, bolachas recheadas, sucos de caixinha, iogurtes, pettit suisse e outros.

Fiz uma lista de opções para deixar a lancheira muito mais saudável e bem fácil de fazer, dá uma olhada:

  • Pão integral com queijo
  • Grissini integral
  • Queijo branco em cubinhos
  • Biscoito integral
  • Suco de polpa
  • Água
  • Chás naturais com pouca ou nenhuma adição de açúcar (o que é muito melhor)
  • Bolo caseiro sem cobertura e recheio
  • Frutas
  • Cenoura baby crua
  • Tomate Cereja
  • Palitos de pepino
  • Lanche de rolo (com aqueles pães de wrap e eu prefiro sempre o integral)
  • Frutas desidratadas
  • Castanha, nozes, amêndoas
Pra conservar bem os alimentos, é interessante e primordial que você escolha uma lancheira térmica. Em relação ao suco e água uma dica bacana é congelá-lo e mandá-lo congelado pra escola, dependendo do horário do lanche ou recreio, ele já está descongelado e super geladinho.
Está em casa, toda a família reunida e deu aquela vontade de petiscar???  Olha só quanta coisa pode fazer:
  • Grissini integral com patê
  • Patês de atum sem maionese (coloca azeite, cebola picadinha e salsinha fica uma delícia)
  • Patê de ricota
  • Muffin caseiro
  • Salada de fruta
  • Pipoca de panela (sem tempero pronto, tipo aqueles pozinhos que realça sabor, sabem?)
  • Cubos de queijo
  • Suco Natural
  • Bolo caseiro sem recheio e cobertura
Olha só alguns posts que já fiz com receitas e dicas sobre produtos industrializados menos prejudiciais e bacanas pra ajudarem na correria:
Culinária pra Criança: Bolo de Laranja Integral
Culinária pra Criança: Bolo de Chocolate Integral
Culinária pra Criança: Pão de Queijo Integral com Cenoura
Opções de Sucos de Caixinha: Veja AQUI
Snacks industrializados: Veja AQUI
Usando a criatividade e abrindo mais a mente, dá pra comer de forma saudável e prática.
Gostaram???
Beijos,
Paola!
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Comentários

  1. Olá Paola! O patê de atum pode ter a maionese substituída por iogurte natural e um pouco de ricota amassada para dar consistência? Obrigada pelas dicas, meu filho tem 1 ano e 2 meses e seu blog me ajudou muito com idéias de alimentos mais naturais. No dia-a-dia ele leva para a creche o iogurte feito de coalhada (receita daqui), com mel, aveia e alguma fruta. Sempre me inspiro nas suas dicas para inventar algum lanche saudável.
    Uma dúvida, comprei esses dias aquelas formas de bolo com várias forminhas de muffin e fiz bolo de chocolate integral, rende 6 bolinhos e acabei congelando. Minha idéia era ter um lanchinho "doce" de reserva, você acha que posso manter esse hábito de congelar os bolinhos? Obrigada, bjos