Imagem Pinterest

Faz tempo que não trago uma receita pra vocês, né? Vocês sabiam que levar as crianças pra cozinha cria vínculo também? Sim, colocar a culinária em prática com a família é mais um momento pra fazerem algo juntos e no caso de crianças que não comem, pode ajudar a descobrir novos interesses, sabores, alimentos, texturas, odores …. Então, chegou o momento de colocar os filhotes com a mão na massa e juntos fazerem alguma receita. No post de hoje, cozinhando com as crianças e sua importância!
 
Ah! Nem me venha com a desculpa de que você não sabe cozinhar …. é só arregaçar as mangas, estar com vontade, confiar e acreditar que sim, a receita em família vai ser sucesso.
 
Pra mim, crianças com 1 ano e meio/2 anos já podem ir pra cozinha ajudar os pais nesta tarefa. É super legal, pois conforme forem executando a receita, vão falando o que é cada alimento, pra que serve e deixando a criança interagir, se sujar e ajudar.
Estudos mostram que crianças que participam de suas escolhas alimentares e têm contato com os alimentos, tem menos chances de serem obesas, claro que as escolhas tem que ser baseadas em uma alimentação saudável.
 
Uma linda salada de folhas e alguns vegetais é super fácil de fazer, assim como uma torta de liquidificador e de sobremesa gelatina ou salada de frutas.
Olha as receitas e dicas:
Salada verde
 
Pra salada, deixe que as crianças lavem as folhas, escolha 3 tipos diferentes e ensine-os a lavar folha a folha pra tirar os “bichinhos” que ficam nelas. Tomate cereja, pepino e cenoura também completam a salada, além de dar aquele colorido.
As crianças se encarregam de lavar vegetais e folhas e os adultos, descascam, cortam e ralam.
Depois disso tudo feito, deixe que eles preparem o prato com a salada, permita que eles enfeitem ae façam carinhas engraçadas e lúdicas do modo como desejarem.
Se estiverem inspirados, dá até pra fazer um patê de ricota pra passar na cenoura e pepino palito, fica uma delícia.
 
 
Torta de Liquidificador
 
imagem: arquivo pessoal
 
Esta receita é super simples, as crianças podem fazer sozinhas, desde que com a supervisão de um adulto que também deverá ser o responsável pelo forno/fogão.
O recheio também pode variar de acordo com o que você tem na geladeira e despensa. Fica uma delícia e junto com uma saladona é uma refeição completa.
 
Torta-Integral-de-Liquidificador

Salada de Frutas

 
Esta receita apesar de super fácil, exige supervisão pois, as frutas precisam ser cortadas. Apesar disso, as crianças não ficam de fora da elaboração!

As uvas sem sementes podem ser colocadas inteiras e as crianças as tiram do cacho e coloca na tigela.

Peça pra elas lavarem as frutas, descascar as que conseguem, descascar sem faca e as que precisam ser cortadas com faca fica por conta dos adultos. Quer deixar a salada de frutas mais cremosa ou colocar tipo uma calda por cima?
pode colocar suco de laranja e até mesmo coalhada sem açúcar batida com uva passa (pra adoçar naturalmente). Fica uma delícia.
Frutas que deixam as saladas deliciosas:
Uva sem semente
Mexerica
Banana
Kiwi
Morango
Abacaxi
Manga
 
Mas vocês podem escolher as preferidas de vocês.
Na minha opinião, as frutas cortadas maiores deixam a salada mais bonita.
Outra dica é deixar as crianças misturarem as frutas e elas mesmas servirem a todos em porções individuais.
 
Gostaram???
Já tem uma atividade bacana e nutritiva pra vocês fazerem em familia.
 
Beijos
Share Button

Comentários