Já sabemos que mamadeiras e bicos artificiais causam confusão de bico e sim, podem interferir negativamente na amamentação. É com todo mundo que acontece? Não! Mas pode acontecer e o bebê desmamar antes da hora ideal ou momento em que mãe e bebê querem. Por isso, escolher o copo de transição para o bebê mais adequado é fundamental.

No mercado existem vários modelos de copos de transição, com bicos distintos. Existem bicos de silicone no formato do seio, existem os bicos achatados, rígidos, macios. Mas será que são só os bicos parecidos com os da mamadeira que causam a tal confusão?

Precisando de ajuda com a Introdução Alimentar? Conheça meu Curso 100% Online: Introdução Alimentar sem Neuras

Além da confusão de bicos, temos também a confusão de fluxo e a alteração da mamada, o que pode ferir e machucar o peito da mãe, então, escolher o copo de transição é fundamental.

Mas, assim como tudo na alimentação infantil, é preciso ter calma. Sim, calma! Muitas vezes os bebês não aprendem a beber os líquidos nos copos de transição no tempo que nossa ansiedade, necessidade e desejo querem. Leva um tempo e é normal!

Se formos pensar em copos de transição, o 360 é o que menos causa impacto, pois ele não tem bico algum para confundir. Aí será uma questão de não ter a confusão de fluxo. Copos de “cachaça” também são uma opção, principalmente para os bebês menores. Já os copos de canudos, existem relatos de mães que notaram que a mamada mudou demais e machucou o seio durante a amamentação.

Relembre: Quando devemos oferecer sucos para bebês e crianças?

A maior dica é sempre observar se, depois que introduzir o copo de transição, independente do modelo escolhido, se alterou a mamada ou algo na amamentação. Caso tenha alterado de forma negativa, intervenha e foque sempre na amamentação.

Com o Bento, comecei a ensiná-lo a beber leite ordenhado no copo 360 aos 4 meses, ele demorou bastante para aprender a usá-lo. Depois, aos 6 meses, quando iniciei a introdução da água, ofereci o copo 360, bico de silicone no formato diferente aos bicos de mamadeira. E, com 1 ano, ele começou a tomar de canudinho.

Além dos copos de transição, ele também bebê água em copo normal, garrafa e etc. Digamos que ele ama beber água e bebe onde você oferece. Não percebi alteração alguma na mamada, nem interferência na amamentação. Mas isso é o caso particular aqui de casa.

Boa sorte neste momento de transição e claro, amor e respeito aos pequenos.

 

 

Share Button