Vamos continuar com nossa semana sobre os princípios básicos pra ter uma alimentação saudável? Sim, o pré-preparo das refeições são fundamentais. Você foi à feira, ao supermercado e fez aquela compra bonita, com todos os itens que precisava e estava com vontade. Mas vem cá, você sabe como conservar os alimentos e seus nutrientes?

Pra conservarmos corretamente os alimentos, é preciso ficarmos atentas à temperatura e umidade do local e sempre verificar o prazo de validade.

Arroz, feijão, macarrão, leite, molho de tomate, tudo aquilo que vem em latas, embalagens Tetra – Pack, são os alimentos não perecíveis. Até estarem fechadinhos, não precisam de refrigeração. Após a abertura, siga as instruções de validade e armazenagem do rótulo.

conservação dos alimentos

Aonde você guarda o seu ovo? Você sabia que ele sempre deve estar refrigerado?
Sim, TODOS os supermercados fazem errado.
Mas você pode e deve fazer o certo, né?
Segue aqui as dicas pros alimentos perecíveis (carnes, derivados do leite, embutidos e etc.):

conservação dos aliementos

Não adianta você comprar aquela linda penca de banana e deixá-la na fruteira, exposta ao sol.
Ela vai amadurecer super rápido e além de perder alguns nutrientes, seu dinheiro vai pro ralo!!!
Olha só como você deve conservar as frutas, verduras e legumes:

conservação dos alimentos

 

As frutas e verduras perdem valor nutritivo com maior facilidade.
Um suco de laranja, por exemplo, deve ser feito e tomado na hora, pois a Vitamina C é facilmente perdida.
Para aproveitar ao máximo os nutrientes desses alimentos, é importante ficar atenta em como você os armazena, se está no “ponto” correto de consumo.

Frutas e verduras devem ser consumidas quando estiverem bem frescas. Com o amadurecimento e o tempo de armazenamento, os nutrientes vão se perdendo. Prefira as frutas e verduras da estação, pois, além de economizar no bolso, são mais frescas

conservação dos alimentos

Gostaram das dicas???
Espero ter ajudado.
Beijos

Share Button

Comentários

  1. Eu gostei das dicas. Apesar de não ser uma cozinheira nota mil, faço algumas coisas pro dia-a-dia, mas eu queria facilitar a vida e preparar as coisas e congelar, tirar um dia para fazer isso por exemplo, acho que já ajudaria na rotina. O máximo que congelo é feijão e carne moída. rs

    Beijão.