
Imagem: Shutterstock
Uma das maiores dificuldades quando pensamos no lanche escolar é como mandar suco na lancheira? Com isso corremos o maior risco de cair nas garras da industria e escolher opções erradas dos famosos sucos de caixinha. Mas calma, não é bicho de 7 cabeças e digo, é mais fácil do que podemos pensar!
Antes de mais nada, vale a pena salientar que suco de fruta mesmo que seja natural não equivale a uma fruta, ou seja, nada de substituir a fruta por ele!
Necessidade de suco em todas as refeições e um hábito nosso, dos adultos, e não precisamos passar isso para os pequenos. Digamos que é mais um paradigma alimentar pra ser quebrado.
Suco não hidrata como a água, ou seja, água é o líquido mais importante pra hudratar, matar sede e etc. Melhor que ela, só o leite materno! 😉
Suco em excesso ao inves de fazer bem, faz mal, pois tem frutose, pouca fibra, elevação do índice glicêmico e estudos já mostram que pode causar diabetes!
Com tudo isso, o melhor seria não mandar suco na lancheira e sim água, mas como disse, é tudo questão de hábito e vale a pena introduzir aos poucos, caso seu filho já esteja acostumado a ter suco na lancheira ou então levar algumas vezes na semana e não todos os dias!
Mas vamos aos sucos, não é? Sobre os industrializados bacanas, que não tem açúcar, conservantes e vale a pena o investimento porque eles são mais caros que os “normais” e mais conhecidos são (revejam NESTE post a descrição deles):
- Suco de maçã da Yakult
- Sucos da marca Suvalan (os que não tem açúcar)
- Suco do Bem
- Greenday (os que não tem açúcar)
- Suco de uva integral 100%
Em relação aos suco natural, é super fácil:
Na realidade nada mais é do que aquelas polpas congeladas que achamos pra vender, mas batendo com as uvas passas ou açúcar, você já adoça e sabe exatamente o que seu filho está consumindo!

Imagem Pinterest
Além das formas de gelo, você pode fzer em saquinhos, tipo geladinho, sacolé, sabem? Dá super certo! Só coloquem a quantidade correta, eu oriento que seja meio saquinho!

Imagem Pinterest
É só colocar na garrafinha com água que o cubo de gelo derrete, aí é agitar a garrafinha e beber o suco de fruta natural, fresquinho, sem estar azedo no sentido de estragado!
Sabores que eu sei que dá certo:
- Goiaba
- Manga
- Maracujá
- Maracujá com capim santo
- Caju
- Abacaxi
- Abacaxi com hortelã
- Abacaxi, laranja, rúcula e hortelã
- Manga com maracujá
- Acerola
- Morango
- Frutas vermelhas
- Melancia
- Melão
- Melancia com hortelã
- Melão com hortelã e limão
- Todas essas frutas misturadas e aos poucos você descobre novos sabores!
Agora não tem mais descupas, não é? Bora investir em uma boa garrafinha, ir até a feira, comprar mais forminhas de gelo ou saquinhos pra geladinho e se divertir na alquimia dos sabores das frutas!
Beijos,
Maravilhoso, Paola! Aqui em casa, ainda não estamos precisando, mas logo logo, o Yuyu vai para a escolinha… =) Conhece a marca Natural One? É pasteurizado a frio, e a maioria dos sucos não tem açucar nem conservantes. Mas nada como a boa e velha fruta, né?! S2
Ótimo! Mas aqui em casa só agua!
Olá Paola, minha filha não toma sucos naturais. Ela come quase todas as frutas naturalmente, mas suco, ela detesta. A única forma que consigo introduzir suco é com os industrializados sem açúcar, que ofereço sempre no lanche da tarde. Existe algum problema? Há alguma dica para fazê-la consumir sucos naturais.
Perfeito! 🙂
Ela não precisa tomar suco não … o melhor é beber água e comer fruta! 😉
Conheço sim, mas nunca vi embalagem pequena! Nada melhor como a fruta e a água! 😉
Maternidade Colorida Eu nunca insisti. Mas agora ela irá começar na escola, e pensei que o suco poderia ser mais uma alternativa na lancheira, por isso comecei a oferecer os sucos sem açúcar.
Dica de ouro! Tenho que compartilhar! Saudável e fácil!
excesso
Mas as propriedades das frutas (vitamina C por exemplo) são mantidas?
Adorei a matéria, com certeza vou por em prática
Adorei a matéria, com certeza vou por em prática
Agora queridas, entrar para comentar o erro de português, é muita falta de terapia, ter a pia cheia de louças para lavar, desocupadas
Com a minha filha de 6 anos acontece o mesmo Dayane, ela come frutas naturais e adora, mas se bater pra virar suco ela odeia, diz que fica com pedacinhos e mesmo coando ela não toma… ela toma os industrializados, mas muitas vezes prefere água ao invés do suco, o que acho bom!!! Ela ama água! Você não está só viu!!! hahaha
Gostei da dica… eu tive outra ideia q tb deu super certo (minha filha amou o suco, é o jeito q ela mais gosta)… pode ser feito com fruta fresca, mas testei com os de polpa e ficou ótimo. Bati a polpa de fruta, com água e um pouco de açúcar, depois coloquei na garrafinha que ela costuma levar na lancheira, deixando não tão cheia, levo ao freezer, e ponho pra gelar, retiro no momento q vamos sair pra ir pra escola (como ela toma o suco mais ou menos 4h depois, dá tpo de descongelar e ficar bom pra beber)
…
Olá, por quanto tempo pode ficar congelado? Vou viajar e levarei assim tudo congelado. Assim ele não perde a rotina.
Perde-se algumas vitaminas sim, Patricia, mas é melhor assim que você sabe exatamente o que seu filho consome do que de caixinha!
Pra garantir as vitaminas da fruta, o correto é comê-la in natura! 😉
Ahahahahahahha eu não sou perfeita e agradeço por me corrigirem!
Escrevo meus texto de madrugada, depois de uma jornada de 9 horas de trabalho, cuidar da minha filha, da minha casa, do meu marido!
Um erro de português pode passar sim, quem nunca errou, não é?
Obrigada pelo carinho! <3