Imagem: Shutterstock

Este assunto está em alta por aqui e venho falado aos poucos sobre como deve ser o lanche escolar das crianças. Além do tradicional suco, pão queijo e frutas como maçã e banana, existem diversas outras opções pra deixar a lancheira ainda mais atrativa e o melhor nutritiva. Lembro que teve uma época que minha mãe só mandava maçã no meu lanche e tudo isso porque como a maçã é resistente, iria chegar intacta para a hora da merenda. Mas vem cá, com tantas opções encontradas na feira ou sacolão, é muita judiação deixar o lanche das crianças tão monótono, não é mesmo? Por isso, no post de hoje vou falar como mandar fruta na lancheira de forma divertida e claro, que conserve as frutas!

Dependendo da idade da Cria, as frutas tem que estar picadinha, mas por outro lado, enviar as frutas em porções fofas pode fazer até a criança maiorzinha ter mais interesse nesta parte do cardápio. Parte esta fundamental e que não deve faltar diariamente!

Existem algumas frutas, a maioria, que oxida depois de cortada e com isso fique escura, para evitar isso podemos fazer algumas coisas:

  • depois que as cortas, passe limão nelas, pois o ácido ascórbico presente no queridinho impede a oxidação;
  • cortar as frutas com faca de cerâmica e colocá-las em um pote do tamanho certo, assim entra menos oxigênio;
  • cortar a fruta, mas deixá-la “presa” em elástico ou até mesmo no plástico film, assim não entra ar e ela não escurece.

Olha só este vídeo super bacana pra você fazer com as frutas que escurecem:

Como sempre falo, aparência é tudo e por mais corrido que esteja o seu tempo, vale a pena investir alguns minutos a mais preparando a lancheira do seu filho!

Picadinha, mas com casca garante as fibras e todas as vitaminas delas, além de garantir que nao oxidem como falei acima, claro que no caso das cascas comestíveis!

1 – Espetinhos coloridos, nutritivos:

Combine as cores das frutas, o sabor mais azedinho com uma doce e claro, coloque os epsetinhos em um pote com tampa! Se tiver uns 4 espetinhos com 3 pedaços de frutas em cada, já é bem bacana!

Imagem Pinterest

2 – Bananas piratas:

Desenhe o olho e a boquinha com uma canetinha e faça a bandana com algum guardanapo colorido. Fica super fofa!

3 – Frutas descascadas, prontas pra consumir:

Mexerica já descascada, súper fácil das crianças comer, rica em vitamina C e como é suculenta, nem precisa de suco!

Morangos, é só tirar o verdinho, ou dependendo da idade da criança, ensinar que o verdinho não come!

Kiwi, abacaxi, manga, melão, melancia, goiaba são frutas que dão super certo levar porcionadas,

Imagem Pinterest

4 – Saladas de frutas ou várias frutas picadinhas:

Você pode enviar coalhada já adoçada naturalmente ou até mesmo um iogurte grego e ensinar a criança a passar a fruta no iogurte! É uma delícia e dá uma super caprichada na lancheira!

Além destas opções, você pode mandar as frutas inteiras, já lavadas e higienizadas e a criança come desta forma!

As frutas mais sensíveis como pêssego, nectarina, pêra devem ser envolvidas no guardanapo e depois embrulhadas no film e colocadas em um pote onde elas não batam, ou seja, fiquem justinhas!

O ideal é que as frutas não se repitam durante a semana, assim você já garante que seu filho comeu 5 frutas diferentes e ao longo do dia a mesma coisa, por exemplo: no café da manhã ele come mamão, no lanche da manhã melancia, de sobremesa do almoço mexerica (rica em vitamina C, ajuda na absorção do ferro) no lanche da tarde melão e de sobremesa do jantar kiwi (rico em vitamina C). Neste dia, ele comeu 5 frutas diferentes! 😉 Aí pra nao ficar monótona, o melão e a melancia que são frutas maiores e rende várias porções, você oferece dois dias depois, por exemplo, e claro, você e marido comem também!

Na cozinha nada é disperdiçado, é tudo uma questão de organização!

Ainda sobre lancheira, releiam:

Como mandar sucos na lancheira

10 dicas pra uma lancheira saudável

Não consegue fazer um cardápio bacana e variado pro seu filho? Eu te ajudo! Tenho a opção de cardápios personalizados para lancheiras e lanches. Envie um email para [email protected] e solicite um orçamento!

Beijos,

 

Share Button

Comentários

  1. Mi, ele ainda não está comendo? 🙁
    Sugiro que você comece oferecendo em casa, pra ele se acostumar e começar a criar o hábito das frutas, leve ele na feiura ou supermercado com você e deixe com que ele escolha as frutas que quer provar, faça tipo uma brincadeira de caça ao tesouro e fala que ele tem que escolher 3 frutas pra experimentar!
    Levá-lo na cozinha pra te ajudar a preparar uma salada de fruta também pode ajudar!
    É importante saber se ele não curte a textura ou sabor das frutas, por isso ofereça aos poucos e claro, paciência e criatividade!
    Olha só este post: http://www.maternidadecolorida.com.br/13-dicas-de-como-fazer-crianca-comer-frutas/

    Beijos! 🙂