Você acordou, planejou o que vai fazer de cardápio e foi as compras. Mas me fala, você sabe como escolher os alimentos? A escolha correta dos alimentos na hora de comprá-los faz com que eles durem mais, desta forma, menos comida vai pro lixo e você economiza. Além da durabilidade, você garante o consumo corretos dos nutrientes.

Cheiro, cor, textura, consistência e época são fatores que influenciam e muito na escolha dos alimentos.
Uma lata amassada, uma embalagem estufada já denunciam a qualidade do alimento. Não digo a marca e sim as características dos mesmos.

Não estou falando pra virarmos as neuróticas do supermercado e feira, mas tudo está tão caro que o mínimo que devemos fazer é escolher corretamente e exigir que os alimentos estejam íntegros, né? Além do mais, é na escolha correta do que vamos comer que garantimos a ingestão adequada dos tão falados nutrientes.

Porque correr o risco de comprar uma lata com alguns pontos enferrujado? Pra quando você for abir, o alimento entrar em contato com a tampa da lata, ou seja, com a ferrugem e você ter que jogar tudo fora?
Ah tá, você não joga fora e corre o risco de passar mau?

Olha só algumas dicas pra ajudá-las na hora de comprar os alimentos. Separei por grupos, assim fica mais fácil, né?

escolha correta dos alimentos na hora de comprar

 

A porcentagem de produtos que vem com a embalagem danificada nos supermercados é enorme. Quem nunca pegou uma pacote de farinha que veio vazando? E aquele furinho pequeno na embalagem do arroz?
Quem te garante que não foi um bicho que o fez???
Preste atenção sempre nas embalagens!

escolha correta dos alimentos na hora de comprar

Eu não compro carnes em qualquer lugar, sempre dou preferência pra um açougue que tem aqui perto de casa, que é super limpo.
Em relação a carne moída ou em pedaços, sempre peço pra prepararem na hora. Não confio nas embalagens já feitas antes.

 

 

Assim como com as carnes, eu prefiro o peito de frango fatiado na hora e fico bem atenta a coloração.
Já os ovos, prefiro aquelas embalagens que você consegue mexer nos ovos, sabem? E inspeciono um a um pra ver se nenhum está rachado.
Este teste do ovo é ótimo. Na dúvida, antes de usar na sua casa, faça-o.

 

 

Peixe eu costumo comprar no dia do peixe nos supermercados ou no CEASA e já consumir no mesmo dia.

 

Não é hábito comermos miúdos em casa, mas observar todas estas dicas é importante.
Quantos aos embutidos, eu peço pra fatiar na hora, não compro salsicha a granel e sim as que ficam empacotadas de fábrica.

 

Essa é uma das partes mais difíceis e que levam tempo, na minha opinião. Já cansei de comprar aquelas famosas bandejas e no meio vir 1 pepino estragada, sabe?
Em casa, quando vamos no mercado ou feira, verificamos tudo isso.
Marido escolhe fruta por fruta, unidade por unidade dos legumes. Não é daquele jeito de pegar 4 batatas de uma vez e colocar no saco, sabem?
Apesar da correria, faço a feira semanalmente, assim evito o desperdício e sempre consumo os alimentos frescos.

Quanto ao supermercado, faço mensal e a cada 15 dias verifico minha despensa pra ver se nenhuma embalagem foi avariada, se tudo está dentro data de validade.

Gostaram????
Espero ter ajudado!!!
Beijos

Fonte: Manual de Técnica e Dietética

Share Button