Férias escolares chegando ao fim e com as voltas às aulas, voltam as lancheiras. Calma, não precisam sofrer com as “temidas lancheiras”, estou aqui para ajudá-las, vamos juntas? Para não enlouquecer, é preciso se organizar e o primeiro passo é elaborar o cardápio da lancheira escolar da sua pessoinha.Por isso, separei algumas dicas  um arquivo para download.

O cardápio da lancheira escolar deve ser bem variado, equilibrado e completinho. Lembre-se: lancheira escolar é uma refeição importante para a criança em desenvolvimento e, é uma refeição feita 5X na semana, ou seja, não é de vez em quando.

Faça o download do arquivo acima AQUI, elabore com sua pessoinha e coloque na geladeira. Com o cardápio da lancheira escolar pronto, você conseguirá se organizar na hora das compras e de colocar a mão na massa com as opções caseiras.

Relembre: Você sabe escolher a bolacha ideal para a criança?

Por isso, é importante que no cardápio da lancheira escolar tenha sempre opções coerentes com a idade da criança. E, para que ele seja atrativo para a pessoinha, separei algumas dicas para te ajudar na hora de montá-lo:

1 – Chame a criança para pensar e elaborar o cardápio da lancheira junto com você. Arrisco a dizer que desde uns 2 anos e meio, 3 anos, elas já são capazes de ajudar. Observe os sinais que as crianças dão, conforme você fala o que terá de lanche no cardápio.

2 – Faça combinados de quantos dias terá água, chá, suco. Assim, não há frustração quando não tiver a bebida preferida pela criança. Aqui em casa, água está presente duas vezes por semana no cardápio da lancheira da Clara.

3 – Combine também quantos dias a criança poderá comprar o lanche da cantina. Aqui, são 2 dias no mês e a Clara escolheu quais dias irá comprar quando fizemos o cardápio da lancheira escolar dela.

4 – Quando o cardápio da lancheira está equilibrado, assim como todo o conjunto da alimentação, cabe também o combinado do alimento não tão legal, desde que a criança tenha idade para consumi-lo e saiba os maleficios do tal alimento. Lembrem-se: a criança também precisa ter o poder de escolha. Aqui em casa, no cardápio da lancheira da Clara este alimento aparece 1X no mês.

5 – Na hora de elaborar o cardápio da lancheira, lembre-se de que precisa ter 1 opção para hidratar, 1 fruta/vegetal, 1 fonte proteica e 1 fonte de carboidrato. É legal também sempre ter opção salgada para equilibrar o dia. Por exemplo: pera, suco de maçã sem açúcar e bolo de banana é tudo doce. então poderia ser: tomatinho, suco de maçã e bolo de banana.

6 – Invista na lancheira térmica e potinhos para levar os lanches.

Prontinho! Para ajudar ainda mais, grudem na gente lá no Instagram, que a partir do dia 29/01/2020, mostrarei todos os dias a lancheira da Clara e como organizo tudo.

Beijos,

Paola, Nutricionista, Mãe de dois: Maria Clara de 7 anos e Bento, 1.

Share Button