Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

 Normalmente todas nós passamos por aquele momento em que nossos filhos não comem verdinho ou qualquer outra cor que se encontre nas verduras e legumes e o desespero toda conta da nossa vida de mãe. É nesta hora que precisamos usar a cabeça e termos sempre cartas na manga pra suprir as necessidades nutricionais enquanto esta fase perdura, além de orarmos pra que ela seja rápida. Ao contrário do que dizem em alguns rótulos, os caldos de vegetais vendidos em pozinhos não são nada bons pra saúde, ou seja, precisamos mesmo é fazê-lo em casa, com verduras e legumes frescos. E pasmem, é super fácil. Com vocês, caldo de vegetais caseiro.

 

É super fácil de fazer, mas o mais importante é cozinhar com a panela fechada pra não perder as vitaminas no vapor. Não precisa picar pequenininho os ingredientes, pois a intenção é subtrair seus nutrientes . Coloco cebola pra dar um gostinho, mas também por causa de seus benefícios.

Coloque os vegetais variados com exceção de beterraba e espinafre, pois a água da coção  deles possuem substâncias que competem com absorção de outros nutrientes, como o ferro, por exemplo.

Coloque os vegetais variados com exceção de beterraba e espinafre, pois a água da coção deles possuem substâncias que competem com absorção de outros nutrientes, como o ferro, por exemplo.

Sempre congelo em vidros com tampa de plástico, os que mais gosto são da Nadir Figueiredo. Falei sobre eles neste post: Potes de vidro ou potes de plástico: Qual a melhor opção pra guardar os alimentos?

Congele já em porções de acordo com seu uso. Nos vidros maiores eu já coloco a quantidade pra fazer o arroz e nos vidros menores pra receitas que pedem uma quantidade menor.

Congele já em porções de acordo com seu uso. Nos vidros maiores eu já coloco a quantidade pra fazer o arroz e nos vidros menores pra receitas que pedem uma quantidade menor.

Nos vidros grandes eu tenho a quantidade de xícaras de água que colocaria pra fazer o arroz integral. Normalmente eu tiro o vidro de manhã quando vou trabalhar e o deixo na geladeira, quando chego à noite ele está descongelado e no lugar da água o coloco pra cozinhar o arroz.

Caso vá usar pra cozinhar o macarrão, lembre-se sempre de deixar a panela com a tampa fechada.

caldo de vegetais caseiro

Faço o caldo de vegetais e os congelo em vidros, assim quando vou cozinhar os uso pra dar aquela fortificada.

Com esse caldo, um simples macarrãozinho já fica fortificado, o arroz fica todo encrementado no quesito nutrientes e no caso de quem não gosta do caldo de carne, pode substituir a água pra fazer molhos, caldos, sopas e tudo mais. Já fiz receita de pão e biscoitos e no lugar do leite coloquei o caldo de vegetais. Ficou uma delícia.

**** Olha só alguns posts que vocês podem gostar relacionados com este assunto: Pra ajudá-las a não enlouquecer quando eles não querem comer verdinhos, 10 dicas. Pra deixar o feijão rico em nutrientes e pra enriquecer o molho de tomate.

Gostaram?

Beijos

Share Button

Comentários

  1. Paola, eu não entendi esta receita. Você ferve po 10 min, coa os legumes e só usa a água do preparo? E os legumes que restaram? Obrigada! Eu adoro as suas receitas e dicas! Beijos.