Apetite das Crianças X Calor: Como fazê-las com
Imagem Google
O calor chegou com tudo e com isso a reclamação das mães pela falta de apetite das crianças aumentou bastante nas consultorias e na fanpage. Mas eu começo o post com uma pergunta: Você consegue comer bastante com este calor absurdo que está?
Olha, chego a colocar  a mão no fogo pra falar que a grande  maioria perde bastante o apetite e com as crianças não é diferente e dependendo da idade torna-se pior porque elas não sabem dizer o que querem comer naquele momento.
As que são amamentadas pedem mais o peito, afinal o leite materno além de alimentar hidrata e sede é algo que com este calor é mais frequente.
Vocês podem até falar que a fome de vocês (adultos) não mudou, mas posso garantir que mudou as escolhas do que comer e muitas vezes aí mora um grande perigo, pois entra a vontade de tudo que é gelado, refrescante: sorvete, milshake, refrigerante e assim vai um monte de açúcar e gordura em excesso pro organismo.
No caso das crianças que graças à Deus não consomem esses tipos de alimentos (minha eterna esperança e desejo), o que nós pais podemos fazer pra ajudá-los a comer bem, de forma confortável e não perder peso e nutrientes?
1 – Oferecer refeições mais leves:
– Em um dia muito quente, comer feijão ou outra leguminosa com caldo (lentilha, ervilha) pode ser o maior sacrifício, os benefícios deste grupo alimentar são enormes pro corpo, por isso não é interessante ficar muitos dias sem consumi-los. Pra resolver isso, escolha a vagem, ervilha torta, grão de bico como opção;
– Evite comida à base de molho como as massas, opções gratinadas.
2 – Abuse das verduras, legumes e frutas:
 
Apetite das Crianças X Calor: Como fazê-las com
Imagem Pinterest
 
– Além de ricas em vitaminas, minerais, fibras e serem excelentes pra nossa saúde, elas são mais leves e em dias de baixa aceitação do resto da comida, ficar só à base deles não é problema e garante a ingestão de algo saudável e nutritivo;

– É um bom momento pra inserir a salada nas refeições de seu Pequeno. Faça saladas de legumes, folhas. Tomate cereja normalmente é sucesso com a criançada;

– Melancia, abacaxi, melão, uva são frutas que normalmente faz mais sucesso no calor, ofereça sempre aos Pequenos.

3 – Hidrate bastante, mas com ÁGUA:
– Deixe sempre copo de água por perto da criança;
– Coloque pedras de gelo pra deixá-la fresca;
– Incentive sempre o hábito de beber água;
– Existem formas coloridas e divertidas de gelo reutilizável, coloque nos copos pra garantir a diversão e hidratação.
Apetite das Crianças X Calor: Como fazê-las comer
Imagens Google
4 – Adeque a temperatura do prato:
– Não adianta oferecer o prato super quente, opte pelo prato morno pra frio.
Mesmo que seu filho não esteja acostumado a comer comida mais fria, tenha certeza de que com este calor ele vai preferir.
5 –  Não caia em desespero e ofereça o que não deve:
Por mais que seu filho fique sem comer, não dê besteiras ou alimentos não saudáveis pra ele.
Está muito calor e você “acha” que ele “quer” um sorvete? Então vá pra cozinha e faça uma opção caseira e saudável, livre de açúcares, gorduras e conservantes.
Olha só 2 receitas que já postei por aqui – Picolé de MangaPicolé de Melancia.
Outras receitas refrescantes e nutritivas são os Petits Suisses: Petit Suisse de Banana e Petit Suisse de Uva
Espero que ajude vocÊs por aí.
Beijos
Share Button

Comentários

  1. Michelle Afonso Rodrigues o meu filho ficou umas três semanas sem comer direito e perdeu peso, comecei com um estimulante de apetite receitado pelo pediatra e ele recuperou todo o peso em uma semana, está comendo pratadas….Acho que vale a pena recorrer ao medicamento.