Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Um dos requisitos pra ser ter uma vida saudável é consumir os alimentos de forma mais pura e natural para assim aproveitarmos todos os seus nutrientes. Dentre os grupos alimentares, alguns são mais fáceis de conseguir isto, outros já é impossível, ou melhor, não recomendado, como no caso das carnes vermelhas. Mas quando falamos dos carboidratos, podemos facilmente consumi-los de forma mais natural, é aí que entram os alimentos integrais.

Os alimentos integrais encontram-se basicamente no grupo dos carboidratos e pra entendermos melhor vamos a uma explicação bem resumida sobre este nutriente que é o responsável pela energia do organismo.

Existem 2 tipos de carboidratos, o simples e o complexo. O simples é mais rapidamente absorvido pelo organismo, tem índice glicêmico mais alto, ou seja, se transforma em açúcar bem mais rápido e quando consumidos em excesso levam a diabetes e obesidade, eles são os alimentos mais processados: arroz branco, pão branco, açúcar refinado, macarrão, massas, biscoitos doces, biscoitos salgados, farinhas, entre outras fontes naturais.

Já os carboidratos complexos são os digeridos mais lentamente, possuem um baixo índice glicêmico e além das calorias provenientes deles, ofertam nutrientes em maior escala que os simples. Entre eles estão as “versões” integrais de alguns alimentos bem conhecidos e consumidos por nós: cereais, arroz, macarrão, massas, pão, biscoitos, farinhas, entre outros.

Além de toda esta explicação teórica, vamos ao lado prático da coisa:

Nós comemos para ingerir nutrientes, ter energia, ser sadio, cabelos e unhas bonitas e fortes, ossos fortes e todas as funções corpóreas perfeitinhas, né?

Pois é, mas existem alguns alimentos que ao invés de nos ajudar bastante nos ajudam pouco em relação a oferta de nutrientes por outro lado, no quesito calorias são uma bomba ou seja, são calorias vazias, nos engordam mas não nos nutrem. E é pensando nisso que se tornam válidas algumas trocas, veja as mais recomendadas:

  • Arroz branco por arroz integral (existem vários tipos de arroz integral, o cateto, 7 grãos, selvagem. Experimente e varie aí na sua casa);
Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

  • Açúcar refinado por açúcar demerara (não muda sabor, nem cor dos alimentos. Ele é mais doce que o refinado, então use menos pra não errar na hora de adoçar e mexa bem, pois como ele é mais “rústico” não dissolve com tanta facilidade ou então pelo açúcar mascavo (este muda cor e sabor). Falei sobre os tipos de açúcar neste post. );
Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

  • Farinha de trigo pela farinha de trigo integral (existem receitas que ficam mais “pesadas” com a farinha de trigo integral, uma dica é dividir a quantidade de farinha de trigo integral com farinha de aveia, assim a consistência fica ótima ou então usar só a farinha de aveia que normalmente deixa muito mais macia a receita de bolo e massas do que a farinha de trigo branca), atualmente existem vários tipos de farinha que são excelente fontes de nutrientes. Use a criatividade e varie em suas receitas;
alimentos integrais - farinha

Imagem Pinterest

  • Cereal simples por cereal integral,aveia, granola, chia, linhaça, quinua em flocos, amaranto em flocos …. use e abuse do que se encontra em lojas de produtos naturais e fuja do simples e cheio de açúcar;
alimentos integrais - cereais

Imagem Pinterest

  • Macarrão normal por macarrão integral (ao meu ver eles são os que menos muda sabor, pra mim só muda a cor do macarrão.);
Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

  • Pão francês por pão francês integral;
  • Pão de forma por pão de forma integral, preto, centeio e todos os outros tipos que existem.
Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Não te convenci ainda???

Então olha só mais vantagens nos alimentos integrais:

  • Ajudam a controlar o intestino, diminui gases e prisão de ventre (mas precisa tomar bastante água);
  • Diminuem riscos de hipertensão e diabetes;
  • Previne as doenças do coração, pois as fibras presentes neles “carregam” o colesterol ruim;
  • São ricos em fósforo e ferro;
  • Por terem baixo índice glicêmico, controlam melhor os níveis de açúcar no sangue;
  • Promovem maior saciedade, então pra quem quer perder ou manter peso é um grande aliado;
  • Passaram por menos processo que os alimentos refinados, por isso são beeeeem mais nutritivos que os refinados.

Espero tê-las ajudado,

Beijos,

Observação: Este post foi escrito por mim e postado no Bagagem de Mãe

Share Button

Comentários