Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Alimentação saudável: chata pra uns, fundamental pra outros. Na realidade, muitos dizem saber o que é uma alimentação saudável, mas no fundo poucos sabem de fato e já falei bastante sobre isso aqui no blog e na fanpage. Alimentação saudável é algo além de comer alface e tomate e é mais simples do que parece. Alimentação saudável é comer comida de verdade. Eu entendo perfeitamente que a correria do dia a dia nos faz cair nas garras da praticidade da indústria alimentar, mas até assim temos como escolher de forma correta o que consumir no momento de correria.

Vejo muita gente falando que não congela as comidas porque perde os nutrientes, mas recorre aos congelados das grandes empresas alimentícias. Isto é a mais pura incoerência. Os pratos prontos tipo lasanhas, massas, escondidinhos e afins são cheios de sódio, glutamato de sódio, conservantes, espessantes e de nada fazem bem. Ou seja, você não congela sua comida pra não perder as vitaminas e minerais, mas come o congelado cheio de ingredientes que te faz mau?

Não estou abrindo guerra contra às empresas, até a que mais parece ser ruim tem produtos que são opções bacanas de escolha. Basta ler os ingredientes, as informações nutricionais e escolher com consciência.

Toda comida precisa ser apetitosa, não é? E pra isso um bom tempero sempre ajuda e muito. Existem diversas opções no mercado, tem algumas que deixam um aroma e espalha pela casa inteira. Uma delícia.

Olha só como escolher:

alimentação saudável: praticidade à nosso favor

É hora de dar tchau pra tudo que é pozinho pronto e entrar no mundo natural dos temperos. Sim, eu sei que ficar com a mão cheirando alho e cebola não é nada bacana, que no fim do dia depois de uma jornada de trabalho lavar e picar salsinha é um porre, mas tem como nos organizar com isso.

O alho você já deixa processado em um vidro com tampa de plástico na geladeira que dura semanas. A cebola você também pode fazer o mesmo e dura 1 semana. Com a salsinha, cebolinha e coentro,  reserve 20 minutos no dia em que comprá-los, lave-os, pique-os e coloque em potes diferentes, leve ao freezer que eles não estragam, não amarelam e sempre estarão lá pra ajudá-la a deixar sua comida saborosa.

Ervas secas ou desidratadas é só comprar a variedade toda e aos poucos ir testando em suas receitas. Neste link tem algumas sugestões de como usar os temperos naturais.

Frutas, a as frutas. Fala a verdade, no meio de tanta correria, quem lembra de ir na fruteira pegar uma fruta? Ou então quem lembra de levar uma fruta pro trabalho? Isso no caso dos adultos. Temos a “coragem” de ir na fruteira, lavar, picar, oferecer pras crianças, mas nós não comemos. Mas olhe na sua bolsa, aposto que tem algum biscoito nem que seja “integral” ou aquelas terríveis barrinhas de cereais.

Porque a fruta é mais difícil que essas coisinhas todas? Pra levar na lancheira da Cria ou na sua, compre potinhos menores, que caibam as frutas e as carregue lindamente com você. No caso da banana, é mole, mole de levá-la, tem até uns porta-bananas lindos pra vender e é só descascar, nem precisa lavar. É rica em potássio, tem uma quantidade bacana de carboidrato e dá aquela forrada no estômago.

alimentação saudável: praticidade a nosso favor

 

Na hora de montar o prato, quanto mais cor mais saudável ele será, além de completo no quesito nutrientes.

Verduras, legumes eu confesso que acaba sendo uma parte chatinha de se fazer no dia a dia. Se unir o quesito variedade, pique de quem cozinha depois de ter feito outras milhares de coisas. Mas é possível se organizar, deixar as saladas lavadas, as verduras que serão refogadas também. Além disso, tem as opções pré-prontas congeladas de praticamente tudo. Super ajuda na hora de colorir o prato e incentivar as crianças a comerem mais variedade de coisas.

alimentação saudável: praticidade à nosso favor

Feijão, lentilha ou ervilha também é fácil de se resolver. No dia em que você for cozinhar pro almoço, aproveite e cozinhe o pacote todo e congele em porções de acordo com a quantidade consumida na sua casa, mas congele sem temperar.

Existe também no mercado uma linha de feijões em embalagens Tetra Pak que não contém sódio, são práticas e só precisam de seu tempero preferido. É uma opção pros dias de muita correria e em que seu freezer não tem nada pra te ajudar.

alimentação saudável - praticidade a nosso favor

Arroz, ah! o Arroz. Bom, pra mim arroz é o mais fácil de se fazer e eu adoro arroz feito no dia. Quando eu chego em casa e tenho que preparar o jantar, eu começo pelo arroz. Como faço sempre o integral, coloco primeiro no fogo e enquanto ele cozinha eu faço o resto do cardápio. Quando o arroz está pronto, as outras coisas também.

Também sempre tenho arroz congelado em casa, pois tem dias que a preguiça grita bem alto.

Com as carnes, tem opções no mercado de peitinhos de frango sem tempero em sacos tipo zip. É super prático e fácil de descongelar. É só grelhar ou refogar que rapidinho está pronto. Carne moída é outro tipo de carne prático que descongela e fica pronta super rápida e claro, o ovo. Quebrou, mexeu e fez um ovo mexido delícia ou então mistura e faz um belo omelete.

O que costumo fazer por aqui é sempre cozinhar em maior quantidade. Por exemplo, se no domingo vou fazer carne de panela, faço a mais pra congelar, assim sempre tenho opções no meu freezer.

Hamburguer caseiro é outra coisa que é super prática de se ter. Faça, congele-os no formato e quando for consumir é só assá-los direto em forno pré-aquecido, não precisa esperar descongelar ;).

E por último, mas não menos importante, delicioso e mão na roda, tem o macarrão. Tenha sempre o molho de tomate enriquecido congelado. Chegou em casa, quer comer e está cansadérrima. Bora comer macarrão com molho de tomate enriquecido. Acabou o molho congelado? Então quando for no supermercado compre aqueles tomates pelados inteiros, sabe? São mais naturais do que os molhos prontos, não contém o tal glutamato de sódio e quantidade exagerada de sódio. É só temperar com seus temperos preferidos que enquanto cozinha seu macarrão o molho fica pronto.

Comer de forma saudável é super fácil, mas precisa de organização e quebrar antigos padrões. Acredite, você consegue!

E aí? Qual sua dificuldade?

Beijos

Share Button

Comentários

  1. Boa tarde Paola pra facilitar as carnes eu divido em porçoes menores que fica pratico e rapido na hora de fazer, o arroz eu pre cozinho, refogo e coloco um pouco de agua retiro do fogo antes de ficar macio e guardo depois é so colocar agua pra terminar de cozinhar, eu sempre tive dificuldades em cozinhar os legumes e verduras então fiz uma conserva de legumes e como todos os dias as verduras eu deixo lavada e faço um tempero, na hora de comer é só temperar ou comer pura e fresquinha