Imagem: Shutterstock

Natal, ou melhor, a ceia já é amanhã e muitas de vocês me perguntaram como fazer com a alimentação das crianças em pleno jantar com toda família! Como sempre falo, alimentação saudável não deve ser um problema e devemos entender que a socialização também faz parte da vida, que muitas vezes estaremos em um lugar onde não tem o cardápio da forma como queremos ou estamos acostumados e que o verdadeiro de vez em quando não tem problema! Por isso, a alimentação das crianças na Ceia de Natal não deve ser um problema e sim solução, basta você se organizar e saber escolher o que colocar no prato da sua Cria!

Vamos as pratos ou itens típicos da época:

Lombo: pode ser oferecido pra crianças acima de 2 anos, desde que bem assado.

Pernil: é bem gorduroso, mas 1 dia não vai matar! Pode ser dado pra crianças acima de 2 anos se bem passado.

Tender: Não indico dar, pois tem muiiiiiito sódio! 100g de tender tem 1229 mg, ou seja, 51% do que um adulto com dieta de 2.000kcal pode comer no dia!

Peru / Chester: Não é a melhor opção, pois vem com os temperos prontos cheio de glutamato de sódio, mas como é apenas no Natal e se tiver só este tipo de ave, não vejo problemas. Se tiver um frango assado caseirinho, prefira esta opção!

Bacalhau: Acho muito, mas muito salgado! Normalmente não é a única opção da Ceia, desta forma, você não precisa oferecer este prato! Deixe pra Cria comer peixe de outra forma!

Farofa: Sem temperos prontos não tem problema, se não for aquela pronta também não! Tomem cuidado com azeitonas, sementes e outros ingredientes pra criança não engasgar!

Maionese ou salpicão: Não acho legal por conta da maionese, mas acima de 2 anos, como é só neste dia, não tem problema.

Arroz à grega, arroz com passas: perfeito!

Sobremesas: Prefira as frutas sempre! VOCÊ precisa dar doce pra sua Cria? Então prefira as opções com menos recheios e afins!

Petiscos: Dê preferência aos queijos mais magros, patês caseiros, pão com azeite. Fuja dos embutidos e cuidado com amêndoas, nozes por causa do risco de engasgo e porque são altamente alérgicas.

Pra beber: Suco natural ou sem açúcar de caixinha ou água! Nada de refrigerantes, sangrias e um golinho de bebida alcoólica!

Dica final por idade:

  • Se seu bebê tem entre 6 meses à 1 ano, ele deve comer a papinha dele. Leve fruta pra ele petiscar e no caso de ainda amamentado, fique mais tranqüila ainda, libere o leite materno! Se tomar fórmula, respeite a quantidade ingerida no dia!
  • Acima de 1 ano até 2 anos: Arroz branco ou à grega, 1 fatia de peru ou chester ou lombo, farofinha, saladinha caprichada e fruta de sobremesa!
  • Acima de 2 anos: O mesmo de 1 ano, mas se já estiver acostumado, as oleaginosas e quem sabe 1 sobremesa com menos recheio, molhos e etc!

Atentem-se que eles não conhecem muitos pratos servidos nesta época e dependendo da idade, não precisam conhecer agora! Alimentos que nunca comeram, cuidado com possíveis reações alérgicas.

Outro ponto é organização: Se você vai em algum lugar que não tem muita opção pro seu filho, se organize e escolha levar o prato que ele come, por exemplo. Como a Ceia normalmente também é em um horário fora do hábito da criança, leve-o jantado e na festa, deixe-o apenas “beliscar” as opções permitidas!

No resto, um lindo e abençoado Natal pra toda família!

Amo vocês!

Beijos,

Share Button