Categorias: Alimentação, Boletim da Nutrição, Cardápios

Ceia / Lanche da Noite: O que a criança tem que comer antes de dormir?

Imagem: Pinterest
Imagem: Pinterest

 

Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia. Ceia? Sim! Ceia é uma das refeições “normais” do dia, aquela feita algumas horas depois do jantar antes de dormir. Mas o que será que devemos comer nesta refeição? O que as crianças tem que comer antes de dormir? A maioria fica só no leite materno ou outro tipo de leite ou fórmula.

Muito mais comum do que deveria ser a maioria dos bebês e crianças fazem todas suas refeições na escola por causa da necessidade dos pais em trabalhar fora. Por mais que a escola tenha o melhor e mais adequado cardápio, por uma questão de logística os horários das refeições são totalmente diferentes da rotina “normal” de uma casa.

A maioria das escolas servem o almoço entre 10:30 – 11:30, pra agilizar a saída e entrada de alunos no período da tarde e o jantar entre 15:30 – 16:30 pra dar tempo de organizar a cozinha pro dia seguinte, carga horária dos funcionários e horário de saída das crianças.
Com este horário, as crianças que almoçam e/ou jantam na escola acabam chegando em casa no horário que seriam destas refeições, e aí? O que fazer? Dar 2 vezes a mesma refeição? Como fazer pra criança criar o hábito de comer em casa e gostar do sabor da comida de casa?
Clara faz 3 refeições na escola: almoço, lanche da tarde e jantar. Eu tentei ao máximo não deixá-la jantar na escola, pois queria jantar com ela … mas como nem tudo que queremos é possível, ela começou a jantar na escola, janta super bem, come tudo e está tranquilo. Enquanto ela não jantava por lá, ela ficava alguns dias sem jantar, pois ela chega da escola exausta, quer colo, carinho e mama. Foi por isso que resolvi aderir ao jantar por lá, sendo que confio e gosto do cardápio servido.
Pra ela se habituar a comer em casa eu capricho no café da manhã, aos fins de semana ela come minha comida variada, caso ela acorde e estamos jantando ela dá uma beliscadinha. Tem funcionado bem.
Mas pra uma criança que faz o jantar às 16:30 e dorme entre 20:30 – 21:00 existe a necessidade de fazer outra refeição antes de dormir, é aí que entra o lanche da noite ou mais conhecido como Ceia. Desta forma unimos o comer em casa e junto com a gente ao hábito desta refeição.
A ceia não deve ser responsável em “encher” o estômago da criança pra ela não acordar durante a noite querendo mamar ou tomar leite e sim em nutrir e junto com a escolha certa ter os nutrientes que por alguma reação no organismo ajudam a relaxar e preparar o corpo pra noite de sono.
O fato da criança acordar a noite pra se alimentar não necessariamente tem haver com fome, pode ser uma necessidade de aconchego.
Vamos pro lado fisiológico da coisa:
Alimentação e o sono do bebê e da criança
– Existem alimentos que são ricos em triptofano, um aminoácido que é percursor da serotonina, que é o hormônio que baixa o estresse do organismo, o tal hormônio da felicidade e bem estar.
Baixando o estresse do organismo, inicia o relaxamento e pronto! Podemos (e vamos) dormir melhor.
Carboidratos complexos (os integrais) estimulam a liberação de insulina que auxilia a remoção da corrente sanguínea de substâncias que competem com o triptofano, ou seja, ajudam na absorção do triptofano.
Vitamina B6 e magnésio também ajudam na produção da serotonina.
– Quando dormimos, o metabolismo desacelera, por isso refeições pesadas com opções de alimentos gordurosos e de difícil absorção são ruins e atrapalham o sono.
Agora pra simplificar mais as coisas pra vocês, veja só os alimentos fonte de cada nutriente que falei acima, assim fica mais fácil escolher e elaborar o cardápio da ceia:
alimentação e o sono do bebê e da criança
Olha só uma opção de cardápio:
alimentação e  o sono do beBê e da criança
Além de saber o que oferecer antes de dormir é importante saber o que temos que evitar:
Carboidratos simples: pão simples, açúcar refinado são exemplos clássicos.
O carboidrato simples quando entra no organismo dá um “boom” imediato de energia, com isso atrapalha a função indutora de sono do triptofano.
Cafeína: presente nos chocolates, alguns refrigerantes, chás pretos. é um estimulante, aumenta a adrenalina no organismo e interfere diretamente no sono.
Gorduras: são de difícil absorção e atrapalham o processo do sono.
Espero ter ajudado.
Boa noite pra todas as crianças e mamães!
Beijos

Comentários