Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Comida tem que ser gostosa desde a primeira papa, afinal, comer é vida, é uma mistura de sensações e sentimentos. Quem não carrega na lembrança o tempero da comida da avó que já partiu ou mora longe? E aquela comida da casa da sua amiga? Pra refeição ser inesquecível, além de cozinhar com amor, usar temperos faz toda a diferença. Mas não pode ser qualquer um, existem muitos “pozinhos” milagrosos na industria que fazem um mal danado à saúde, principalmente a longo prazo, viciam as papilas gustativas e causam saciedade da forma errada. Além de aumentar pressão arterial e mais um monte de coisinhas. Hoje a listinha vem com temperos prontos que não devem entrar na sua cozinha.

1 – Caldo de Carne:

Quando falamos de caldo de carne logo pensamos na “fortificada” que iremos dar na comida, não é? Não, não é! Isso pensa que tem filhos que não come bem e precisam de alguma forma enriquecer o pouco que eles comem.

Caldo de carne vem na cabeça pra dar mais sabor e tempero na comida. Mas será que o uso dele vale a pena?

Repare na quantidade de sódio que 1 tabletinho tem. Agora me diz o que mais de bom ele te proporciona?

caldo de carne

Gordura vegetal, amido, açúcar, aromatizantes, corantes e os tais “sódicos” (calma, vou falar de forma geral no fim do post).

2 – Caldo de Legumes:

Faço aqui as mesmas observações do caldo de carne.

Observem a quantidade de sódio por um tabletinho.


caldo de legumes

Acidulante, corante e os famosos “sódicos” de novo.

3 – Caldo de Galinha:

Isso porque frango é super saudável e eles conseguem transformar o caldo em uma bomba cheia de sódio…

caldo de galinha

4 – Caldo de arroz cebola e alho:

E o coitado do arroz se transforma em bomba de sódio e porcarias quando feito com algo assim. Tadinho dele!

caldo de arroz alho e cebola

5 – Realçador de sabor famoso que adoram colocar na pipoca:

Só de pensar que colocam isso  na pipoca das crianças, minha espinha arrepia …. Olha a bomba de sódio.

Mães de alérgicos, reparem que tem traços de leite, soja, ovos….

fondor

Sulicato de alumínio e sódio, os famosos “sódicos” e um monte de porcaria mais.

6 – Molho de Soja:

Calma, fiquem calmas!

Existem receitas que exige a presença deste ingrediente, ok! É de vez em quando e tudo certo. MAS vejo muitas mães grelhando ou temperando o peito de frango com molho de soja, ou seja, é sempre e isso não pode!

É hora de mudar o tempero ;).

molho de soja

7 – Realçador de sabor :

Essas aqui são aqueles saquinhos de diversas cores e indicações. Reparem nos ingredientes, no monte de coisarada que só serve pra fazer mal à saúde.

sazon

Agora reparem na quantidade de sódio em cada saquinho.

Gente, é muito sódio e isso é um perigo, sem levar em consideração os ingredientes que nunca devíamos ter sido apresentadas.

sazon 2

8 – Tempero pronto de alho e sal:

Alho e sal é bacana, não é?

Deixa a comida super saborosa, não é?

Sim! Mas o caseiro!

Olha a bomba de sódio em 1 colher de chá

tempero de alho e sal

9 – Amaciante de Carne:

Carne dura é dureza … mas dureza mesmo é usar amaciante.

Reparem só a bomba de sódio que é!

amaciante de carne

Agora vamos às explicações:

 Glutamato de sódio é usado pra realçar o sabor da comida, ele pode causar alergia, flatulência, ansiedade, excitação, agitação entre outras coisas. É um pozinho que devia ser proibido, mas está presente em muitos alimentos prontos e praticamente em todos os temperos prontos, por isso, corra de todo e qualquer alimento deste tipo.

Fonte: Alimentação Fisiológica da Criança

Fonte: Alimentação Fisiológica da Criança

Uma das melhores visões gerais dos reais perigos do glutamato vem do Doutor Russell Blaylock, um neurocirurgião “board certified” (que tem anos de treinamento e entendimentos da diagnose, tratamento e prevenção de enfermidades) e autor do “Excitotoxinas: o Sabor que Mata”. Nele ele explica que o glutamato é uma excito-toxina, o que significa que ele superexcita suas células ao ponto de ser perigoso ou mortal, causando danos em vários graus – e potencialmente mesmo acionar ou piorar disfunções de aprendizado, Mal de Alzheimer, Mal de Parkinson, Mal de Lou Gehrig, e mais. Fonte: Daqui

 

Inosidato dissódico é da mesma família do glutamato, ou seja, seus maleficios são os mesmos. Mais um motivo pra você fugir desses alimentos. Os corantes muitas vezes podem causar alergias.

Excesso de sódio sobrecarrega os rins, aumenta a pressão arterial e causa hipertensão. Lembrem-se sempre que o sódio está presente em vários alimentos de forma natural e se somados toda nossa quantidade ingerida em um dia, elevadíssimo o consumo deste mineral.

Se você usa o pó branco pra deixar o arroz “soltinho” e temperado, o caldo de feijão pra deixar seu feijão “com gosto”, amaciante pra amolecer sua carne, coloca sal de adição e além de tudo isso come o sódio intrínseco nos alimentos está comendo uma bomba diariamente.

Infelizmente quem usa esses tipos de tempero usa sempre e o “de vez em quando” nunca acontece.

Mude seus hábitos, comece a ler sempre os ingredientes e informações nutricionais do que você compra no supermercado. Relembre nestes posts sobre o sódio e o que você tem que ver nos rótulos.

LEMBRANDO que não é de uma marca específica, é todo e qualquer tipo de pó, tempero que tenha glutamato e essa quantidade dessas de sódio. Não estou boicotando nenhum marca alimentícia e sim alertando sobre  ingredientes que fazem muito mau à saúde.

Cuide da sua saúde, cuide mais da saúde de sua família e coma melhor ;).

Tempero tem que ser natural, caseiro, sem artifícios. Além de temperar sua comida, não faz mal à saúde.

Semana que vem postarei sobre os temperos naturais e boas alternativas pra vocês arrasarem no sabor das comidas.

Beijos,

Share Button

Comentários

  1. Pergunta, o problema do molho de soja é só o sódio, ou tem mais? Geralmente eu uso ele, bem pouco, em substituição ao sal

  2. Incrível a quantidade de sódio que uma porçãozinha pode conter, né?Itens que teoricamente existem para facilitar a nossa vida, acabam por mascarar males que podem causar sérios problemas à saúde!