Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Comemorar o aniversário dos pequenos é uma delícia, não é? Eu fico super ansiosa e mal acaba de passar o dia da festa já penso na do próximo ano. Quando fazemos a festinha deles no buffet são eles que se preocupam (teoricamente) com tudo, mas quando decidimos fazer a festa de aniversário em casa, precisamos nos organizar pra não esquecermos de nada e o pior, perceber só no dia da festa, precisar sair correndo com bob no cabelo ou ainda ficar toda descabelada na hora do parabéns :). Este ano fiz a festa da Clara em salão de festa e deu super certo, mas fiz uma planilha com tudo que precisava pra não enlouquecer. Com vocês 9 dicas pra organizar uma festa de aniversário em casa que me ajudou bastante este ano.

 

1 – Escolha o tema com a Cria:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Sim, eu sei que ele muda várias vezes até o dia da festa, mas tente estabelecer um “prazo”, assim você não enlouquece e consegue organizar as coisas.

Caso a criança mude de ideia depois do prazo “estipulado”, comece a falar sobre o tema escolhido sempre com empolgação, assim ela também entra no clima.

Neste post falei como escolher o tema da festa junto com a Cria.

AQUI você encontra todas as ideias de temas e decoração que já postei no blog

2 – Defina onde vai ser a festa de acordo com a época do ano:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

 

Apesar do tempo ser “louco”, acho meio complicado contar com a sorte.

Por exemplo, Clara faz aniversário dia 17 de julho e normalmente comemoro no primeiro fim de semana de agosto e por mais que ache pic-nic uma forma encantadora de se comemorar aniversários de crianças, acho arriscado por causa do frio, vento e afins pras crianças pequenas.

3 – Defina o cardápio:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Analise se tem como ser “típico” de acordo com o tema, por exemplo, tema festa junina tem as comidas típicas, acho que dá um toque todo especial na festa.

Se tem como combinar as comidas com o tema fica bem mais legal. Esse ano a festa da Clara foi da Jasmine, por isso o cardápio foi árabe. A princípio eu tinha pensado em contratar crepe por ser bem prático, mas não achei que combinaria com o tema.

Percebam que isto é uma observação minha e se existe a oportunidade de combinar acho bem mais legal.

Acho válido você pensar no que seu filho pode ou está acostumado a comer e incluir no cardápio. Na festa da Clara tinha docinhos, mas também tinha fruta, por exemplo.

Depois de definido o cardápio você consegue decidir se irá contratar algum buffet de comida ou se vai fazer as comidinhas, e isso é determinante pra organizar outros pontos da festa.

Posts que podem te inspirar, ajudar e que tem receitinhas deliciosas:

4 dicas e opções de cardápio para uma festa saudável

4 receitas e dicas de opções saudáveis pro cardápio da sua festa

4 – Mão de obra:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

 

Se você não for contratar nenhum buffet com as comidas, precisa pensar se irá contratar garçom e copeira pra esquentar as comidinhas.

Você pode fazer a festa no estilo “americano”, deixando as comidas e bebidas de fácil acesso, onde cada um se serve à vontade. Mas é bacana deixar isso bem claro pros convidados.

Na festa da Clara contratei 2 copeiras, que esquentavam o que precisava e preparava outros itens, além de repor a mesa de comidas e limpar as mesas dos convidados.

Deu super certo e foi sucesso.

5 – Utensílios:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Esse é aquele momento em que você precisar ver o quanto quer investir nos utensílios. Se serão todos de louça, descartáveis e os denominados descartáveis de luxo.

Este é um ponto que se não cuidar vai bastante dinheiro e muitas vezes é desnecessário.

Na festa deste ano, comprei os descartáveis simples mesmo, sabem? Pratinhos dos brancos, garfinhos transparentes, copos transparentes sem ser de acrílico, bandejas de papelão da cor que combinasse com o tema.

Preferi investir em outros pontos da festa e foi super válido.

6 – Decoração:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

É o item que dá o charme na festa e que também nos deixa de cabelo em pé, porque une “sonho” com orçamento.

Procure ideias de festas que acha bacana na internet, aqui no blog já postei diversos temas ou procure alguma decoradora de festas que faça algo com o seu tema, mas de forma mais personalizada.

Contrate alguém de confiança pra não ter surpresas negativas depois.

Existem sites gringos que vendem vários itens mais baratos que aqui, como bexigas, canudos vintage, toppers e até mesmo itens temáticos. Se organize em relação ao tempo de entrega, pois alguns demoram 60 dias.

Tente visualizar a decoração como um todo pra não ficar demais ou de menos. Pra mim o maior problema é ficar de mais hahahaahaha.

7 – Divertimento pras crianças:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Como a festa não vai ser em buffet que tem todos os brinquedos e afins pras crianças se divertirem, é interessante pensar em algo que faça a alegria da criançada e que seja de acordo com a faixa etária delas e claro, sua Cria goste também.

Teatro de fantoche, piscina de bolinha, pula pula, cama elástica, recreadores tudo isso deve ser pensado com muita atenção.

Analise se tem espaço no local, se for itens que precisam ficar ao ar livre, pense na possibilidade de chuva ou frio no dia da festa. No caso de cama elástica, analise direitinho a faixa etária das crianças e se o brinquedo terá 1 adulto responsável.

Você pode reservar um espaço do salão, colocar tapetes de EVA, alguns brinquedos grandes de seu próprio filho.

Fazer uma mesa com folhas de sulfite, giz de cera e massinha faz sucesso e deixa as crianças entretidas. Fiz isso na festa da Clara, ela e as crianças amaram.

Se for casa e tiver espaço no quintal, separe uma parede azulejada e deixe as crianças pintarem com tinta, depois é só lavar que saí tudo. Ah! Se fizerem isso, só avisem os pais de que a festa terá atividades que podem sujar a roupa, assim eles se organizam e levam trocas de roupa. 😉

8 – Mesa do bolo e doces:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Aqui entra também bastante parte da decoração e os tão sonhados e deliciosos docinhos de festa. Existem pessoas que também fazem personalizados com bisnagas de brigadeiro, tubetes com confete, pão de mel, cupcake, pirulitos, biscoitos e etc.

Acho tudo isso lindo, fofo e que dá um colorido na festa e acredito que cada mãe sabe o que seu filho deve ou não comer, por isso não acho que esses itens devem ser excluídos.

Clara não comeu na festa de 1 ano, simplesmente porque não era seu habitual, tiveram crianças que comeram porque seus pais, aqueles que “mandam” na educação das mesmas permitiram e ok, eles estão no direito e escolha deles. Na festa de 2 anos, ela comeu 1 bicho de pé, na realidade ela mais o amassou do que comeu e meio cupcake de cenoura com recheio de doce de leite e cobertura de chocolate amargo.

9 – Lembrancinhas:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Aqui tem como deixar a imaginação e orçamento livre. Tem dos mais personalizados até os simples e no fundo, todos agradam as crianças.

Lembrem-se que teoricamente as lembrancinhas são pra crianças.

Eu costumo escolher as lembrancinhas partindo do principio do que eu gostaria que minha filha ganhasse, ou seja, guloseimas ainda não são opções por aqui, assim como itens em desacordo com a idade dela.

Neste post, dei 10 ideias de lembrancinhas, já conferiram?

Espero ter ajudado.

Beijinhos,

Paola

 

 

 

Share Button

Comentários