Quando devemos oferecer sucos para bebês e crianças?

Imagem Shutterstock

Engravidamos, bebê nasce e com ele, a ansiedade em mostrar tudo o que nós, adultos, já vivemos, conhecemos e experimentamos. É incrível como nossa ansiedade fala mais alto e isso não é diferente quando entramos no quesito alimentação. É isso mesmo, pessoas! Nossa ansiedade de pais X ganho de peso X palpites alheios podem nos fazer enlouquecer quando pensamos nas alimentação das pessoinhas. Mas bora descomplicar, pois o post de hoje trás uma resposta para uma das perguntas que mais recebo por aqui: Quando devemos oferecer sucos para bebês e crianças?

Vamos partir do princípio que a mãe tem leite, conseguiu vencer tudo, todos e as dificuldades e segue lindamente amamentando seu bebê. Bom, isso deve ser EXCLUSIVO até os 6 meses, sendo recomendado seguir com a amamentação até 2 anos ou mais.

Caso a mãe não consiga manter a amamentação exclusiva até os 6 meses e, baseado em orientações de profissionais, complemente com fórmula prescrita pelo profissional que acompanha o bebê, ainda sim, até os 6 meses, o bebê deve se alimentar apenas de leite materno e fórmula ou só a fórmula.

Pausa para ALERTA, ALERTA, ALERTA: não existe indicação de introduzir qualquer alimento antes dos 6 meses, independente do bebê ser amamentado exclusivamente ou não.

Voltando ….

Até aí, tudo tranquilo aparentemente, né? Então, bora pra próxima fase, a da introdução dos sólidos, para aquele dia tão esperado, o dia em que o bebê completa seus 6 meses de idade.

Bom, bebê completou 6 meses, cabeça dos pais fica em meio a um turbilhão de informações, buscas incansáveis de receitas mirabolantes de papinhas, métodos e mais métodos de introduzir os sólidos e junto com tudo isso, na grande maioria das folhinhas impressas no consultório na tão fatídica consulta dos 6 meses tem a indicação de: SUCO DE LARANJA LIMA.

É, pessoas …. esta orientação insiste em ainda existir na única página de orientação para esta nova fase. Mas sinto informar que este profissional está equivocado. Não digo que ele não seja um bom profissional, mas afirmo que não, NÃÃÃÃÃÃÃO devemos dar suquinho de laranja lima ou qualquer outra fruta aos 6 meses e já respondendo: quando devemos oferecer suco para os bebês e crianças, afirmo baseado em estudos e mais alguns poréns que deve ser a partir de 1 ano.

Mas, Paola, porque isso? Eu, meu irmão, minha prima, minha sobrinha, o papagaio, periquito e toda vizinhança tomaram suco com 6 meses e estamos todos aqui, firmes e fortes.

Relembre:  8 frases de deixar o cabelo em pé quando falamos de alimentação infantil

Vou partir do principio que não estamos criando sobreviventes, tá? Então o tal: fiz assim e não morri, por aqui não cola.

Mas vamos a alguns fatores fundamentais para você entender e aceitar que é muito melhor oferecer suco só a partir de 1 ano:

  1. O introdução precoce de suco natural, ou seja, aos 6 meses, está associada a uma diminuição da oferta de fibras e com isso, a um aumento de diabetes tipo 2.
  2. Muitas orientações colocam o suco como uma refeição no dia e não podemos considerar que um suco substitui a fruta in natura, tanto em termos calóricos, quanto em oferecer os micronutrientes existentes nelas.
  3. Dos 6 meses a 1 ano, é super importante oferecermos uma variedade ampla de frutas, vegetais, frutas e alimentos naturais, assim, ampliamos o paladar dos bebês e o preparamos para quando completarem 1 ano e começarem a se alimentar de comida da família. Por isso, oferecer fruta in natura é tão fundamental.
  4. Suco não deve ser usado para matar a sede, ou seja, hidratar. O que tem a função de hidratar nosso corpo é a água. Oferendo suco, que é doce por natureza, muitas vezes deixamos de oferecer a água e com isso, não incentivamos um dos hábitos mais fundamentais para o funcionamento equilibrado do organismo: beber água.
  5. Na cabeça de muita gente, muitas opções de sucos precisam ser adoçados, aí, além da frutose das frutas, acrescentam açúcar no suco. Afinal, coitadinho do bebê, né? Vai tomar suco sem açúcar? #IroniaDefine

Quando o bebê completar 1 ano, comece a oferecer calmamente os sucos. Não se desespere se ele não aceitar. Caso ele coma as frutas e beba água, é excelente. Suco é hábito nosso,  é um “vício” dos adultos. Bebês, crianças precisam comer frutas e beber água!

Sobre a quantidade de suco/dia, olhem só as recomendações mais recentes na área da saúde:

Entre 1 a 6 anos – limite de 120 a 180 ml ao dia.
Entre 7 a 8 anos – limite de 240 a 360 ml ao dia.

E vejam bem: suco natural. Nada de néctar, pozinho e sucos de caixinha cheios de açúcar. Além disso, atentem-se a quantidade diária. Isso deve ser dividido no número de vezes que você oferece suco para criança, ou seja, se tiver com 1 ano, deve dividir 120 a 180ml para o dia todo.

Como tudo na vida dos bebês e crianças, espere a hora certa, não tenha pressa e ofereça frutas in natura.

Beijos.

Share Button