porque a cebola tira tosse

Imagem Shuttersotck

A noite chega ou a hora do soninho e nós, mães ou quem cuide da criança só pensa que é o momento de dar aquela descansadinha básica para começar o próximo turno e de repente, sem ser convidada a querida (#sqn) tosse chega para atormentar o bebê ou a criança. É cof cof pra cá, cof cof pra lá, choros de crias irritadas porque até elas não conseguem dormir e unidos ao cansaço, vem a aflição de que nada que foi feito até agora cessou a pentelha. É, isso aconteceu comigo esta madrugada e no meio a desespero, resolvi seguir pitacos e conselhos que li em vários grupos maternos do Face e confiei toda minha fé na cebola! Mas eu te pergunto: porque a cebola tira a tosse?

Gente, sério! Foi impressionante como em questão de minutos a tosse passou, como um passe de mágica e foi aí que pude perceber que não era mais uma possível balela do vasto mundo virtual.

Mas como eu quero saber os “porquês” de funcionar, fui atrás de informações e o que descobri por informações de algumas leitoras, da querida Gabi do blog Aprendizados de Mãe  e de um amigo médico é que:

  • A cebola crua, cortada é um descongestionante natural
  • Ela alivia a tosse e a expetoração
  • Ela “suga”, “limpa” o ambiente e absorve as bactérias, tudo que tem no ambiente, como se renovasse o ar.
  • MAS ela só resolve se a tosse for alérgica ou causa de poluição, poeira, tempo seco e etc. Aquela tosse decorrente a alguma infecção, tipo broncopneumonia, ela NÃO resolve e pode ser por isso que na sua casa não teve efeito.
  • Quanto mais cortar, mais ela vai absorver as impurezas do ambiente. Eu cortei em 4 pedaços, com casca mesmo.
  • Usou a cebola no ambiente para “tirar” a tosse, ela tem que ser desprezada, pois está contaminada com as impurezas do ambiente, bactérias e etc.

Como fazer? Super fácil: Corte a cebola em 4, coloque em um pratinho, leve para o quarto e coloque perto da criança. Se o quarto for grande, perto da cabeça, o meu quarto que é pequeno, coloque em cima da televisão. 🙂

Devido a este último ponto, devemos prestar atenção no que fazemos com a sobra da cebola que usamos para fazer comida. Por exemplo, você usou metade da cebola para fazer o arroz, feijão e etc e enquanto estava cozinhando, ela ficou lá, em cima da sua pia, só servindo de purificadora do ar, ou seja, você está comendo uma cebola cheia de coisas ruins, o que pode causar uma intoxicação alimentar e você nunca desconfiaria da cebola em si.

Por isso, a dica é comprar cebolas pequenas e usá-las inteiras, não deixando sobras expostas no ambiente e caso sobre, coloque em um pote fechado com tampa e armazene na geladeira.

poder da cebola

Ah! O cheiro existe, o quarto fica com odor de cebola, mas a tosse vai embora … É tudo uma questão de escolha, né? hahahahaha Nesta madrugada eu escolhi ver a Clara dormir alegremente e eu tranquila.

Mistério, magia, feitiço desvendado! Agora é correr no sacolão e abastecer a despensa com cebola! 🙂

Beijos.

Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: