comida de crianca

Imagem Shutterstock

Esses dias estava sentada em meu sofá e comecei a pensar em como as coisas tomaram um rumo um tanto quanto esquisito ao longo dos anos, principalmente,  quando falamos sobre alimentação. Se formos conversar com os antigos da família, muitas coisas eram diferentes. Algumas agradeço piamente por terem evoluído e, baseado em estudos, terem mudado, mas outras, me dão vontade de chorar quando vejo a evolução e a forma avassaladora que entrou no nosso dia a dia como hábito normal. Com tudo isso, percebo que alguns “valores” simples se perderam e o que era para ser fácil virou uma confusão só. Mas afinal das contas o que é comida de criança?

Proponho uma atividade super simples. Quando for no supermercado, observe e veja o que tem de disponível voltado ao público infantil. O que as marcas apostam ser para crianças e me respondam se, no fundo, vocês acreditam que é comida de criança.

Bolachas, biscoitos, balas, goma de mascar, salgadinhos, bebidas lácteas, engrossantes, petit suisses e mais uma infinidade de produtos tem estampados em suas embalagens cores fortes e os tais personagens infantis. Não vamos entrar no mérito da questão publicidade infantil, e sim se mesmo que tivessem outras embalagens, te pergunto: Você acha que são para crianças?

Antes que vocês venham com as típicas frases padrão de:

  • Tadinha da criança, dá uma balinha para ela!
  • É só na hora de dormir que coloco este engrossante no leite, senão ele não toma de jeito nenhum.
  • Ele só come este bolinho pronto, com cobertura e da menininha na lancheira, em casa ele come fruta.
  • Ah! Só nos fins de semana pode.

Ok, sou do tipo de pessoa que SIM, acredita e orienta que com parcimônia, mas de verdade e NA IDADE CERTA, a criança que não tem nenhum problema que a impeça de comer algum alimento, pode comer qualquer coisa, mas REPITO, se tiver NA IDADE CERTA.

O que mais vejo nas consultorias e consultas é que as crianças estão recebendo essas bombas de açúcar, gordura, corantes e alimentos antes da hora certa e que isso está prejudicando a criação do hábito alimentar correto.

Quando você oferece dentro do tempo adequado cada alimento, o hábito se estabelece e tende a caminhar de forma saudável.

Mas voltando ao objetivo do texto, você sabe o que é comida de criança?

comida de crianca

Imagem Shutterstock

Comida de criança nada mais é do que aquela comidinha caseira de mãe, sabe? Aquela feita com muito amor apesar da correria. Aquela feita com ingredientes naturais, que achamos na feira, nos supermercados onde o colorido da embalagem são os próprios alimentos e não precisam de personagens atrativos.

Comida de criança é aquela que quando está no fogo seu cheiro toma conta da casa inteira e bate aquela fome e vontade de comer.

Comida de criança é o famoso arroz, feijão, bife, purê de batata e brócolis refogado com uma saladinha básica de entrada. Ah! A sobremesa é uma fruta.

Ou então um macarrão à bolonhesa com frango assado. Que tal uma lasanha de queijo e vegetais?

Gente, comida de criança é comida de adulto, é comida de verdade, feita com tempero natural, amor, carinho. É adequar a consistência para faixa etária de seu filho e aos poucos fazê-lo comer na consistência normal.

É uma sopa caprichada nos dias de frio, é um churrasco em família no fim de semana, mas dependendo da idade não precisa oferecer a linguiça ou até mesmo uma pizza na sexta-feira. Basta escolher o sabor da mesma, que tal se for só de mussarela ou então uma de queijo e vegetal junto?

Ah, mas e os doces? Os doces podem fazer parte da vida deles, mas não precisa ser diário ou um monte só porque é fim de semana. Mas repito, SAIBA ESPERAR A IDADE CERTA e antes de 2 anos eles não precisam de doce, chocolate, bala, chiclete e etc.

Saibam de fato escolher o que oferecer para seu filho comer e faça com que o hábito saudável seja da família, assim todos ficam cheios de saúde e se torna prazeroso.

Permitam-se acreditar que um prato colorido de opções saudáveis é tão gostoso quanto uma porção de fritura. Permitam-se acreditar que um bolo simples caseiro é tão gostoso quanto o cheio de coberturas.

Caso não consigam se permitir, porque os hábitos alimentares de vocês os acompanham há anos, permitam que seus filhos tenham uma alimentação melhor que a de vocês. Lá na frente eles vão te agradecer muito mais do que se ganharem um monte de chocolate hoje.

 Beijos!

Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: