Imagem Shutterstock

Muito se fala sobre os primeiros 1000 dias do bebê, inclusive, é merchan para o marketing de muitas empresas do ramo alimentício e de fórmulas infantis. Mas, antes de mais nada, é preciso falar e prestar atenção no começo dos primeiros 1000 dias do bebê!

Mas antes de tudo, vamos falar o que são os tais primeiros 1000 dias do bebê. Bom, são os dias contabilizados desde a gravidez, até o bebê completar 2 anos de idade. E é a fase de maior atenção no desenvolvimento e criação de hábitos nos pequenos. Por isso, nos últimos anos, muitos médicos e profissionais da saúde vêm se dedicando a estudar cada vez mais a importância dos primeiros 1000 dias do bebê para toda a vida. É, pessoas, é algo fundamental e que faz toda diferença na vida das pessoinhas!

Relembre: Ideias para anunciar a gravidez: nossa família vai crescer!

E o que podemos fazer para que o começo dos 1000 primeiros dias do bebê sejam “sucesso” no conjunto todo? Simples, precisamos cuidar da nossa saúde, da nossa gravidez, pois assim, estaremos contribuindo positivamente para todo o desenrolar dos 1000 dias da criança!

Falando da parte de nutrição, precisamos prestar atenção em alguns pontos fundamentais, afinal, a frase “comemos por 2” é real, porém, não em calorias e sim em qualidade! Olhe só algumas dicas:

  • O cardápio deve ser balanceado e muito variado;
  • Deve aumentar o consumo de verduras, legumes e frutas, para ingerir o aporte adequado de micronutrientes, que são as vitaminas e minerais;
  • Trocar os itens refinados por integrais é importante, pois eles contêm mais fibras e nutrientes;
  • Evitar excessos de doces, açúcares, gorduras, frituras e alimentos ultra processados;
  • Ler os rótulos e fugir dos produtos que têm nomes estranhos em seus ingredientes;
  • Ingerir bastante liquido, principalmente água;
  • Evitar bebidas que contém cafeína, inclusive refrigerantes “pretos”;
  • Evitar bebidas “zero” ou diet, ao menos que você seja diabética. Mas mesmo assim, preferir bebidas dietéticas adoçadas com adoçantes naturais e não aspartame;
  • Evitar bebidas alcoólicas.

De modo geral, também precisamos pensar na gestação como um todo e não só na parte da nutrição, por isso, manter-se calma, serena e tranquila ajuda no desenvolvimento da pessoinha e sim, colabora de forma positiva para o começo dos primeiros 1000 dias do bebê. Além disso, evitar fumar, consumir drogas e medicamentos sem ser prescrito pelo seu medico é fundamental.

A gravidez é uma fase que logo passa, dura apenas 9 meses. Mas a vida de quem estamos gerando vai durar por muitos anos. Por isso é importante que a gente se mantenha equilibrada de fato. Pelo bebê que está em nossa barriga e pela nossa saúde e estado de espírito!

Beijos.

Share Button