minha filha nao come verdinho

Imagem Shutterstock

Acho lindo quando vejo uma criança comer um prato todo colorido, cheio de variedade de alimentos. Acho lindo quando uma criança come de lamber os beiços a chicória, o brócolis ou até mesmo a batata, que normalmente é adorada pelas crianças. Acho lindo quando a criança come toda e qualquer receita que a mãe ficou horas com o umbigo no fogão cozinhando com todo amor. É, eu acho lindo como mãe, como nutricionista infantil …. Mas minha filha não come verdinho!

Vocês podem se perguntar: ué? Mas e todos os pratos que você tira foto e posta para gente ver, o chuchu em formato de coroa, a abobrinha recheada, o brócolis alho e óleo, a berinjela crocante que fica tão lindo, já testei em casa, foi sucesso? A Clara não come?

Não! Minha filha não come verdinho! Mas eu não desisto e continuo tentando de todas as formas, sempre com respeito, sem forçar, paciência para que um belo dia ela coma o verdinho e todo e qualquer alimento sem ser os que ela já come bem.

Já tentei todas as formas de preparar, cortar e mesmo assim, sem mesmo provar ela vira, faz cara de nojo, fala ecaaaaaaaaaaaa e não come de imediato. Com muita conversa, nós todos na mesa comendo o prato igual ao dela, ela pelo menos prova. Tem dias que come 2 – 3 colheres e eu vibro, tem dias que come 1 e tem os dias piores, os dias em que ela cospe.

Batata frita ela não come, purê de modo geral não curte a consistência, salada crua ela diz que não precisa, brócolis mesmo sendo a árvore do refúgio das fadas ela também não quer chegar perto. Mas aos poucos vamos vencendo as barreiras. Sabem aquele papo de casa de ferreiro, espeto de pau? Pois é! Minha filha não come verdinho.

Para me certificar que ela recebe os nutrientes dos legumes e verduras, eu enriqueço o que ela come de lamber os beiços: o arroz, molho de tomate, feijão, omelete. Mas mesmo assim, sempre no prato dela tem algum verdinho para ela perceber que tem que comer e não esquecer que existe outros alimentos. Ela come o mesmo cardápio que eu e Marido comemos, ou seja, estimulada ela sempre é!

minha filha nao come veridnho

Imagem Shutterstock

Sempre fui muito preocupada com isso, pergunto praticamente toda semana como está sendo na escola e lá, ao lado de todos os amiguinhos ela come verdinho. Ufa! Em algum lugar ela come o verdinho. Ela tem a cara de pau de falar para mim e para minha mãe que ela só come verdinho na escola e que em casa ela não come e ponto. Mas vejam só, posso comemorar, não é? Afinal, de 7 dias, 5 dias ela come verdinho …. A pena é que sempre é “escondido”, mesmo ela sabendo que come. Engraçado, não?

Ela toma o café da manhã perfeitamente e com água na boca! Ela come muiiiiiiiiito bem todas as frutas, leite vegetal, carne, frango, ovo, arroz integral, feijão, chia, linhaça, tomate …. Mas não come verdinho.

Quando eu falo pra alguém que minha filha não come verdinho, mesmo que inconscientemente eu recebo um olhar fulminante de reprovação do tipo: Como assim a sua filha não come verdinho? Ou então aquele olhar fulminante de deboche do tipo: Ah! Foi tão “fresca”, não deu açúcar, não deixou ela comer um monte de coisa e ela não come verdinho? E o mais temido de todos: Mas meu filho come, come de tudo, todas as cores do arco íris … O que eu coloco no prato dele ele come … Como pode, não é? Sua filha não come verdinho!

Se eu fosse falar algum “defeito” da Clara, falaria que é esse, mas é pesado demais, não é? Ela come bem, sua alimentação é balanceada de verdade, não tem açúcar, gordura ruim em suas comidas. Ela ama fruta, come os alimentos funcionais, suas vitaminas de leite vegetal. É sadia, se desenvolve perfeitamente. Aos poucos ela vai crescer e vai começar a comer os verdinhos ou não! O importante é eu não perder o foco, a paciência e seguirmos em frente compensando de todas as formas a ausência destes alimentos no organismo dela.

Por isso minhas companheiras, sintam-se acolhidas porque eu sei o que é ter um filho não comer verdinho. E por aí? Como é?

Beijos.

Share Button

Comentários