Imagem Shutterstock

Intolerâncias ou alergias alimentares podem tornar a vida um pouco mais complicada, ainda mais quando não há informação correta e facilidade em encontrar produtos para consumir. Muitas vezes os rótulos não são claros e o que “se tira” do produto é substituído por um monte de ingrediente desnecessário para nosso organismo. Por isso, escolher corretamente os alimentos direcionados para intolerantes ou alérgicos é fundamental.

Quem me acompanha desde o desmame da Clara, que foi aos 2 anos e 2 meses, sabe que, quando ela começou a consumir o leite de vaca, vieram corizas, dermatites e as tais “ites”. Por causa disso, decidi retirá-lo* da alimentação dela, introduzi as bebidas vegetais que faço em casa e fui atrás de opções zero lactose para variar ainda mais no cardápio da pessoinha – afinal, rotatividade é o que sempre prezo na alimentação da minha pessoinha e de todas que atendo.

Quando falamos dos produtos SEM LACTOSE, conversamos com as pessoas que são intolerantes ao açúcar do leite. Isso mesmo, lactose nada mais é que o açúcar do leite de vaca. O organismo dos intolerantes possuem dificuldade em digerir a lactose, pois possuem uma diminuição ou ausência de uma enzima que se chama lactase, que é responsável em “quebrar” e decompor a lactose no corpo.

Quem é intolerante a lactose precisa consumir produtos sem lactose – e isso é, na maioria das vezes, todos os produtos provenientes do leite de vaca: manteiga, requeijão, queijo, creme de leite, leite condensado, doce de leite… Algumas pessoas intolerantes conseguem consumir um bolo, que entre seus ingredientes contém leite de vaca, mas, como não é sempre que isso acontece, não é interessante ficar correndo riscos.

A Piracanjuba possui uma linha zero lactose bem ampla e um produto que curto bastante é o Pirakids Crescer Zero Lactose, que nada mais é que um leite sem lactose com vitaminas e minerais acrescidos na sua composição. Olhe só:

Linha Zero Lactose, produtos para te ajudar a variar no cardápio

Informações retiradas do site Piracanjuba

Também paras as crianças maiores de 2 anos, tem também o leite condensado sem lactose, que pode te ajudar a fazer algumas receitinhas, como brigadeiro, por exemplo. Além de doce de leite sem lactose. Mas, Paola, porque para as maiores de 2 anos? Simples e rápida resposta: açúcar só deve ser oferecido após 2 anos, então, estas opções devem respeitar a idade indicada para serem oferecidas. Mas se você já é adulto e intolerante, bora se jogar com parcimônia!

Linha Zero Lactose, produtos para te ajudar a variar no cardápio

SUPER IMPORTANTE NÃO ESQUECER:

  • LEITE MATERNO é o melhor alimento para o bebê, devendo ser exclusivo até os 6 meses e é recomendado até os 2 anos de idade ou mais. Então, se consegue amamentar, bora seguir com a amamentação, independente de intolerância ou alergia ao leite de vaca que o bebê possa ter. Nestes casos, procure ajuda de profissional, faça dieta de exclusão e continue com a amamentação.
  • Produtos sem lactose NÃO SÃO indicados para pessoas alérgicas ao leite de vaca, pois intolerância a lactose é totalmente diferente a alergia ao leite de vaca.
  • Produtos sem lactose não auxiliam o emagrecimento.
  • Tem dúvidas se você ou alguém da sua família possui intolerância ao açúcar do leite? PROCURE ajuda profissional.
  • Nenhum alimento deve ser a base da sua alimentação, muito menos da alimentação da pessoinha, que está em fase de crescimento. Por isso, a rotatividade é fundamental, ou seja, variar é essencial para que eles ingiram todos os macro e micronutrientes, além, de colaborar para a ampliação do paladar dos pequenos. #ComaForaDaCaixinha e varie sempre nas vitaminas das crianças!

Um Beijo.

*Vale a pena salientar que para você retirar algum alimento da alimentação do seu filho, é válido e essencial o acompanhamento de um profissional da área de saúde, que entenda de intolerâncias e alergias alimentares. Além de eu ser nutricionista formada desde 2001, eu também ouvi a opinião da pediatra da Clara e pude garantir que ela consumia todos os macros e micronutrientes necessários para sua idade, pela alimentação com um cardápio super variado e balanceado.

**Este post foi patrocinado por uma empresa que acredita em nosso trabalho e que a gente confia.

Share Button