Leite de vaca: bom ou ruim para as crianças?

Imagem Shutterstock

Praticamente todos os dias posto a foto do café da manhã da Clara no Instagram e mostro pelo Snapchat (matercolorida) como o preparo e sempre recebo perguntas sobre porque ela não toma leite de vaca. Agora eu lanço uma pergunta, leite de vaca, bom ou ruim para as crianças? Mas peço para lerem atentamente o texto para me responderem, combinado?

Não é apologia ao leite, não é ir contra um alimento que por anos foi considerado o grande herói em relação ao cálcio. Uma bebida enraizada na cultura de nossos pais, e que, de geração em geração continua firme e forte, presente nas casas. Mas porque tanto se fala do leite de vaca? Por que alguns o acham ruim, outros bom? E para as crianças, é tão fundamental assim?

Quando eu me formei, em 2001,o leite era um grande aliado para as crianças ganharem peso, terem o aporte correto de cálcio ingerido e estava mais do que presente na alimentação delas, seja por fórmulas, em pó ou líquido mesmo. Falei neste post aqui sobre a questão do cálcio, por isso, não vou focar tanto nisso hoje. Mas basicamente não necessitamos do cálcio do leite para sobreviver, já que temos outras excelentes fontes vegetais, e apenas 32% do cálcio presente no leite é absorvido. Pois é, acredite no cálcio de origem vegetal!

Se formos pensar a grosso modo, somos os únicos mamíferos que continuam tomando leite, mesmo depois de desmamados. Além do que, eu gostaria de entender porque tanta gente fala que o leite materno depois que o bebê completa 1 ano não serve pra mais nada, enquanto o leite de vaca, produzido no organismo de um outro mamífero passa a ser fundamental para a criança. Claro, aí entra toda uma questão que ainda acompanha a amamentação. Mas você já parou pra pensar que nosso corpo em toda sua magnitude produz o leite até quando teoricamente nossas crias precisam do leite em si? Salvo as exceções de mães que não conseguem amamentar seus bebês até os 2 anos de idade.

O leite de cada espécie é projetado para suprir as necessidades da própria espécie. Um bezerro bebe leite da sua mãe com os nutrientes essenciais para crescer e ficar com cerca de 300kg. Os bebês, crianças e adultos não precisam deste enorme ganho de peso.

Eu não gosto de deixar a alimentação infantil refém de nenhum alimento e percebo que o desespero das mães em torno do leite de vaca ser bom ou ruim para as crianças vem junto com a pergunta: Mas o que oferecer para meu filho? Como ficará a mamadeira sem o leite de vaca? Em muitos caso, uma das mais perigosas perguntas: como meu filho vai ganhar peso? Ele não come a comida, só toma leite e agora?

Vamos lá:

  • leite de vaca não é herói sozinho, não é só ele que é rico em cálcio;
  • existem diversas outras bebidas que podemos inserir na alimentação da criança e fazer com que ela seja variada. Exemplos excelentes são as bebidas ou “leites” vegetais puros ou batidos com cereais e frutas. Relembre NESTE post como escolher o leite vegetal para sua casa;
  • o leite de vaca não pode ser o responsável pelo ganho de peso da criança, a não ser que o bebê tenha menos de 6 meses e não seja amamentado. Depois dos 6 meses, o bebê já começa a comer os sólidos e junto com a fórmula (no caso de bebês não amamentados) ganha o peso e crianças acima de 1 ano devem já comer todos os alimentos permitidos para idade, em consistência normal e ganhar peso por causa do conjunto da alimentação e não por causa das milhares de mamadeiras que tomam ao longo do dia.
Que tal um creme de abacate pra começar o dia cheio de energia??? .. Abacate é fonte de vitamina A, B, C, K, E é minerais como Cálcio, Ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco. É fonte de gordura do bem, ou seja, tudo de bom pra estar presente na alimentação de todos nós! ???? .. O creme de hoje foi com leite de inhame, abacate e maçã .... A maçã foi a responsável por adoçar de forma natural!

Que tal um creme de abacate pra começar o dia cheio de energia??? Abacate é fonte de vitamina A, B, C, K, E é minerais como Cálcio, Ferro, manganês, potássio, sódio, fósforo e zinco. É fonte de gordura do bem, ou seja, tudo de bom pra estar presente na alimentação de todos nós! ? O creme de hoje foi com leite de inhame, abacate e maçã …. A maçã foi a responsável por adoçar de forma natural!

Mas Paola, porque a sua filha, a Clara não toma leite? MINHA filha não toma leite de vaca porque para ela, ele não faz bem. Ela consome alguns derivados (iogurte natural, requeijão e queijo) com parcimônia e em conjunto com toda sua alimentação diária, tem o aporte de macro e micronutrientes corretos. Mas lembrem-se, eu sou nutricionista infantil, sei o que minha filha come. Conseguem entender? É algo que aqui em casa funciona super bem.

Tá, Paola, a gente sabe que você é nutricionista. Mas porque tirou o leite de vaca da alimentação da Clara? Quando ela desmamou, aos 2 anos e 2 meses, virou bezerra e com isso, vieram algumas reações alérgicas como coriza forte e com cheiro, dermatite atópica e perda de apetite. Ela só queria o leite de vaca puro, nariz sempre tampado e escorrendo e a dermatite super atacada. Em um mês tomando leite de vaca e desmamada, entrou no antibiótico, desenvolveu sinusite e na segunda crise em menos de 30 dias, decidi cortar o leite de vaca e inserir primeiramente o de inhame. Relembre NESTE post 9 receitas de leites vegetais.

Claro que como toda criança, foi o show de escândalos, choros e gritos por 1 semana, mas do leite de inhame puro sem aceitação, passou a ser sucesso absoluto o leite de inhame com frutas e em menos de 15 dias, a dermatite tinha passado e o nariz dela nunca mais escorreu.

Percebem? Na Clara, os sintomas de intolerância ao leite de vaca em si foram imediatos. Eu não tomo leite de vaca porque odeio, mas sou rata. Amo queijo, iogurte natural e requeijão, mas não como de forma desenfreada. Acredito que por isso, enquanto amamentava, os sintomas não eram fortes. Ela fez exame de sangue, mas deu negativo, porém, eu preferi seguir com minha intuição e foi o melhor para ela.

Com meus pacientes, eu faço testes, prescrevo uma alimentação balanceada e sei como as coisas estão indo. Por isso, não posso chegar pra todo mundo e falar: corte o leite de vaca, dê o leite de vaca. Eu posso e falo pra todo mudo: varie na alimentação da sua cria, leite de vaca não é herói sozinho e o grande segredo da vida é manter e ter uma alimentação variada e saudável.

 

Este é um assunto mega polêmico, existem linhas de raciocínio diferentes. Alguns você concorda, outros não e isso é super sadio. Busque profissionais que você concorde com a linha de raciocínio. Estude, pesquise em fontes seguras. Use a internet ao seu favor de forma positiva.

Espero ter ajudado a te fazer pensar e ter chegado em uma resposta. 🙂

Beijos.

 

 

Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: