Imagem Shutterstock

É preciso mudar para termos um mundo melhor. Sim, é necessária uma mudança e urgente. E isso começa na infância, com nossas pessoinhas, pois dizer: elas são o futuro da nação, não é algo tão distante. Mas para a mudança acontecer, precisamos primeiramente mudar nossa forma de pensar, de agir, de encarar o mundo. Elas vão ser nossos “super heróis” e “heroínas”, mas precisamos ser exemplos e ensinar!

É preciso mudar, o tempo passa rápido demais e achar que a fase da adolescência das crianças de hoje, por exemplo, está longe é errado. Digamos que pode até estar longe, pensando em uma criança de 4 – 5 anos, mas é o hoje que fará a adolescência de amanhã. Assim como as outras fases.

É preciso mudar e não achar que temos o rei na barriga. Você pode até ter a melhor condição financeira do universo, mas precisa aprender a respeitar de forma igual todos, inclusive os que não têm.

É preciso mudar e não achar que seu filho tem que ter tudo que é material, que ele pode tudo e que ele merece tudo. Não, não é assim. Ele merece todo amor, atenção, carinho e apego do mundo, isso sim! Mas isso tudo não se compra com cartão de crédito ou vem embalado dentro do embrulho de presente.

É preciso mudar e ensinar as crianças que existe o diferente. Que existe cor, religião, sexo, preferências diferentes, e independente das escolhas, todos merecem respeito.

É preciso mudar e aceitar que existem casais e famílias diferentes da sua. Que homem com homem, mulher com mulher podem ser pais e mães. Que existem pais solos, mães solos e toda família merece respeito.

É preciso mudar e ensinar que meninos e meninas podem e devem brincar de tudo. Você, mãe de menino, tem a responsabilidade de criar homens melhores, sem o machismo enraizado na cultura do mundo. Criar e educar homens que irão dividir tarefas, que irão ser Homens, pais e não simplesmente uma figura masculina na relação. Ensinar que homem faz tudo que mulher faz. Mostrar que eles não são seres superiores ou melhores que nós. Que eles usam rosa, lilás, pink, gliter e o que quiserem usar e isso não os fazem menos homens.

É preciso mudar e mostrar para as meninas como elas devem se defender desde pequenas de toda maldade que ronda nosso sexo. É preciso ensinar o que é carinho, amor, respeito entre as pessoas. Não há espaço para o tal “sexo frágil” … Precisamos sempre estar atentas.

É preciso mudar e respeitar a maternidade alheia. Como você quer um mundo melhor se é a primeira a apontar o dedo para a família ao lado? Atire a primeira pedra quem não tem teto de vidro.

É preciso mudar e aceitar que o mundo não é feito apenas com pessoas como você, como eu e isso não nos faz melhor que os outros e o mundo pior. É a soma dos erros de todos nós que faz o mundo ser como ele é atualmente.

Relembre: A importância de colo para os bebês

É preciso mudar e dar colo para os bebês e crianças ao invés de deixar chorar. É dar atenção e sentar no chão pra brincar, ao invés de dar um tablet de presente. É ensinar como comer de forma adequada a idade da pessoinha e não liberar guloseima pra aproveitar a infância. É dizer que ama, ao invés de só gritar. É entender que o tempo deles é diferente do nosso, e que a organização do tempo depende de nós e não deles. É entender que o adulto da relação somos nós e não eles. É entender o cansaço deles e não exigir que o bom humor esteja presente em todos os minutos do dia, só porque eles são bebês e crianças. É promover atividades próprias para a idade deles e não achar que programas de adultos são suficientes. É ter noção que a perna deles é bem menor que a nossa, então, os passos largos são impossíveis. É falar olhando no olho, com o tom de voz normal para ensinar e não tentar criar um exército.

É preciso mudar, o tempo não para, eles crescem …. e no fundo, nós só queremos um mundo melhor pra eles. Mas o mundo é feito de pessoas e nós estamos criando a nossa futura geração. Então, vamos mudar. Vamos evoluir.

Beijos.

Share Button