Imagem: FreePik

Sim, pessoas, amamentar pode ser dolorido, principalmente no começo. Eu sofri demais com a amamentação da Clara e só depois de quase 1 mês que tudo foi começando a entrar nos eixos. Por isso, para ajudá-las, resolvi listar algumas dicas para aliviar mastite, bicos rachados e dores na amamentação.

Para orientar de forma mais “certeira” pedi ajuda da Fabi Guerra, que é consultora em amamentação, além de uma amiga que super me ajudou na época da Clara!

1 – Quando devo fazer compressa de água fria e as de água quente?

As compressas frias ou quentes não devem ser utilizadas nunca pois podem causar um efeito rebote, piorando a situação de ingurgitamento. O ideal em caso de ingurgitamento é fazer massagem  e ordenha manual até o esvaziamento das mamas e colocar o bebê para sugar variando as posições.

2 – Quando devo usar pomadas? Quais?

As pomadas não são recomendadas nem antes do bebe nascer e nem depois sem orientação adequada. Elas podem atrapalhar a pega na hora que o bebê vai sugar o quepode causar fissuras nos mamilos.

3 – Quando devo usar a concha?

As conchas são vendidas com a “promessa” de formar o bico da mama para para o bebê sugar, mas para o bebê sugar ele precisa abocanhar a maior parte possível da aréola e não apenas o mamilo.

Relembre: Amamentação e suas possíveis dúvidas: Procure um Banco de Leite!

Outra “recomendação” seria após o nascimento do bebê armazenar o leite excedente que vaza das mamas (que não pode ser oferecido ao bebê) mas o ambiente úmido e abafado que as conchas proporcionam podem causar fissuras mamilares e candidíase (fungos) na mama.

Além disso pode obstruir ductos mamilares, causando ingurgitamento e até mastite.

4 – Quando devo procurar o médico?

Se a mama ficar ingurgitada (dura), vermelha ou der febre procure auxílio médico ou ajuda profissional de uma consultora em aleitamento materno ou banco de leite.

5 – Tem dica infalível para sobreviver ao começo da amamentação e os bicos rachados? A pega correta é o segredo do sucesso na amamentação. O bebe quando abocanha a mama corretamente (a maior parte da areola) o mamilo não fissura. Se o mamilo já estiver machucado procure ajuda profissional para corrigir a pega e tratar as lesões.

6 – Banho de sol ajuda a melhorar as rachaduras dos bicos? Pode ajudar sim, mas com cautela

7 – O proprio leite ajuda na cicatrização dos bicos? Passar o leite materno após as mamadas ajuda sim a cicatrizar os mamilos, o leite tem efeito bactericida.

Repostas dadas pela Fabi, que é Consultora em Aleitamento Materno e Educadora perinatal, mãe de 3 que a fizeram mudar sua visão de mundo e escolher trabalhar junto das famílias. Atua há 7 anos nessa área, e além dos atendimentos particulares, também ministra palestras, cursos e vivências na área da maternidade.

Espero ajudá-las neste momento que pode ser complicado, mas que faz toda diferença para as pessoinhas!

Beijos.

Share Button