Estamos grávidas, buchudas! Cabeça a mil com enxoval, decoração do quarto, parto, maternidade e assim vai. Mas será que não sobre um espacinho para pensarmos em algo que irá ser nossa próxima fase: a amamentação? Pois é! A maioria de nós esquecemos de pensar nela e, para ajudá-las separei dicas de como preparar os bicos dos seios para durante a gravidez.

Eu pedi ajuda pra Fabi Guerra, uma amiga que super  me ajudou na época da amamentação da Clara e, além das dicas que ela me deu para este texto, eu fiz um vídeo lá no Canal do blog. Aproveite e se inscreva por lá que teremos vlog com a rotina nova aqui de casa!

1 – É verdade que precisamos “esfoliar” os bicos durante a gravidez?

Não! Muito pelo contrário essa prática pode machucar os mamilos, os deixando inclusive mais sensíveis. A pele tem uma proteção natural e o atrito pode tirar essa proteção.

Durante a gestação aparecem mais Glândulas de Montgomery que são glandulas sebáceas localizadas na aréola e em torno do mamilo. Estas glândulas produzem secreções sebáceas que mantém a aréola e o mamilo lubrificado e protegido.

2 – O que fazer quando os bicos dos seios coçam durante a gravidez, principalmente no final?

Passar a mão devagar, com cuidado para não machucar.

3 – Existe alguma dica infalível?

A principal dica é se informar sobre amamentação durante a gestação: como amamentar, como o leite é produzido, etc.

Repostas dadas pela Fabi, que é Consultora em Aleitamento Materno e Educadora perinatal, mãe de 3 que a fizeram mudar sua visão de mundo e escolher trabalhar junto das famílias. Atua há 7 anos nessa área, e além dos atendimentos particulares, também ministra palestras, cursos e vivências na área da maternidade.

Espero ajudá-las neste momento que pode ser complicado, mas que faz toda diferença para as pessoinhas!

Beijos.

Share Button