Clara toda feliz em ir tirar seu RG! Agendei o horário das 7h30 e foi super tranquilo e rápido.

Depois de passar por alguns “sufocos” em não estar com a certidão de nascimento da Clara quando precisei ou de vê-la meio “judiadinha” de tanto ficar na carteira, resolvi me organizar e, de uma vez por todas, tirar o RG dela. E, pessoas, foi tão, mas tão fácil que não acredito que não tenha feito antes.

Eu sempre me perguntei porque deveria tirar o RG das crianças e marido sempre falou da importância, pois é uma questão de segurança em já ter as digitais delas no sistema em causa de sequestros, por exemplo.

Além da questão de segurança, que é primordial, existem outros motivos de porque tirar RG das crianças:

  • Eles já terão documento de identificação, então facilita quando precisamos mostrá-lo ou provar que somos pais das crianças;
  • Com o RG, já consegue abrir conta bancária, caso queria começar uma poupança para as crianças;
  • É mais prático de carregar na bolsa e assim, não danifica a certidão de nascimento.

A Clara ficou com medo de “doer”, mas expliquei que ela ia apenas carimbar seu dedo no papel e tirar uma foto. Aí, relaxou e foi só alegria!

E, para quem acha que é complicado expedir o documento, relaxa que é super simples e nada burocrátivo. Veja só como tirar RG das crianças:

  • Agende AQUI o horário no Poupatempo mais perto e prático para você ir. Se preferir pode agendar pelo aplicativo SP Serviços ou pelos telefones 0800-7723633 (ligação gratuita) para telefones fixos e (11) 2930-3650 (tarifa cobrada pela operadora) para celulares.
  • Levar os documentos necessários: certidão de nascimento da criança (original), documento de identificação (RG original) do responsável que for levar a criança para fazer o documento, certidão de casamento (caso os responsáveis sejam casados e deve ser original) e o CPF da criança, caso ela já tenha e você queira que já esteja no RG.
  • Número do protocolo de agendamento. Eles te enviam por email ou então enviam SMS, caso você também opte por esta opção, depois de fazer o agendamento.
  • Sobre a foto, ela é tirada no próprio Poupatempo, mas você precisa ficar atenta em seguir algumas exigências/recomendações do órgão responsável pela emissão:

a) Evitar usar roupas brancas ou muito claras.

b) Adornos de cabeça: seu uso é permitido se não impedir a visualização do rosto e dos cabelos.

c) Óculos escuros:  seu uso é permitido somente para deficientes visuais, que devem apresentar Laudo Médico original ou cópia simples.

d) Véu, boina, touca, lenço na cabeça ou turbante: seu uso é permitido somente por motivo de tratamento médico ou de religião. Neste caso, é necessário apresentar Comprovante da Entidade Religiosa original ou cópia simples.

Relembre: 7 fotos que você não deve publicar do seu filho

Você já pode tirar o RG a partir do momento que o bebê nasceu e, como as digitais ainda não estão totalmente definidas, eles pegam apenas as impressões dos dedões. Ou seja, no RG de crianças até 5 anos, apenas as digitais dos dedõpes são documentadas, quando eles crescerem, fazem as digitais completas.

Preciso dizer que ela adorou a farra de carimbar o dedo? Só ficou triste que não saiu de lá com o tal do “RG”.

Outra coisa, caso a criança ainda não saiba escrever seu nome, ou não tenha noção do espaço em que deve escrever seu nome, como no caso da Clara, no espaço para a assinatura, a identidade vem com a notificação de que o portador está impossibilitado de assinar.

Para tirar a 1º via do RG, não há pagamento de taxa, caso você queira a comodidade de receber em casa, a taxa cobrada é de R$9,09 e deve ser informada no ato em que estiver fazendo o RG. Ele fica pronto em 5 dias úteis e, você também recebe um SMS com o comunicado de que ele já pode ser retirado, inclusive com o número do documento.

Bora aproveitar as férias das pessoinhas e tirar o RG das crianças! 🙂

Beijos.

Share Button