Imagem Shutterstock

Imagem Shutterstock

Eu trabalho fora e faço questão de cozinhar e preparar as Papinhas da Clara, assim sei exatamente o que ela está comendo e fico mais tranquila.  Como o tempo é corrido e se eu for deixar pra fazer a papinha no dia, ela não vai jantar, pois ela chega do Berçário, brinca um pouco e dorme, eu congelo as papinhas por um período de no máximo 15 dias. Além de mim, esta é a realidade de muitas de nós e com isso vem as dúvidas de como congelar e descongelar os alimentos.

Atualizando o post, hoje, agosto de 2016, Clara já com 4 anos. A correria continua e pra eu continuar mantendo tudo dentro dos conformes, a alimentação dela variada e com itens permitidos pra idade, continuo congelando praticamente tudo aqui em casa. Como sempre falo, organização é a chave do sucesso da alimentação. 🙂

Todo fim de semana, meu ritual é ir na feira, preparar as 4 papinhas diferentes e congelá-las. Com isso, muita gente me pergunta como congelo, descongelo e se é correto congelar as papinhas. Agora o ritual é ir a feira e comprar os itens que vamos comer durante a semana!

Quando congelamos os alimentos pouco perdemos de seus nutrientes. Perde-se um pouco no descongelamento, pois as vitaminas e minerais se dissipam na água, mas se você levar em consideração que não irá desprezar o “caldo” descongelado da papinha, não perderá praticamente nada.

Além do mais, se perdesse os nutrientes da forma que falam, quem vive de dieta era só comer comida congelada/descongelada, né? (piadinha pra descontrair).

Umas das coisas que temos que ter em nossa mente, é que se por um acaso as folhas de seu almeirão estão murchas, ele já perdeu algumas de suas catacrésticas nutricionais, logo, seria melhor se você o tivesse congelado, que perderia menos.

O que vejo muito por aí é a bandeira “mais” mãe daquelas mulheres que conseguem cozinhar diariamente pros seus filhos e não estou aqui defendendo as mães que congelam suas comidas porque o faço e sim com um olhar de Nutricionista. É muito melhor você dar a papinha congelada do que uma industrializada para seu filho, mas isso também depende de vários fatores (transporte, temperatura, manipulação e etc.)

Polêmicas à parte, vamos ao propósito do post, né? Como congelar e descongelar os alimentos. Mas será que podemos congelar todo e quaisquer alimento ou preparação? A resposta é simples: Não!

como congelar e descongelar os alimentos

Alguns alimentos e preparações por conta de sua composição não podem ser congelados pra não perderem suas características iniciais.

Uma dica é que quanto maior o teor de gordura, menor a validade do congelamento.

Congelar os alimentos é um dos métodos mais seguros, desde que os alimentos e preparações estejam com em condições perfeitas. É uma forma de conservar os alimentos e preparações por vários meses de forma fresca e não faz mau à saúde. Cada preparação e alimento tem seu tempo útil de congelamento.

como congelar e descongelar os alimentos_1

Para que o congelamento seja perfeito é necessário que a temperatura dos alimentos caia rapidamente, fazendo com que a água existente nos produtos se transforme em minúsculos cristais de gelo que não danificam o alimento. 

como congelar e descongelar os alimentos_3
Os alimentos líquidos aumentam de volume quando congelados, por isso deixe sempre um espaço vazio na embalagem para permitir a expansão do alimento. 

como congelar e descongelar os alimentos_2

Apesar de ser seguro, cada alimento e preparação tem seu tempo de vida útil e é bom ficar ligada nisso, pois não é porque a preparação está lá congelada que pode ficar séculos no freezer. De 1 mês a 3 meses é um bom tempo pra pensarem em ter algo no freezer.

Além do alimento precisar estar com suas características padrões intactas, embalagens, tamanho da porção, etiquetas são super importantes. De que adianta você se dar o trabalho de fazer toda a comida, colocar nos potes adequados e não saber o que é que vai comer ao descongelar? Além do mais, a etiqueta garante que você saiba quando fez tal prato e controle o prazo de validade.

Em relação a porção, o que foi congelado, descongelado não pode ser congelado novamente e deve ser consumido em no máximo 2 dias. Eu etiqueto em casa de maneira super simples, com caneta escrita na própria embalagem se for descartável. Pode ser etiqueta normal, escrita à mão e hoje em papelarias já vende canetas à prova da umidade e não apagam com o tempo. Eu não tenho costume de deixar coisas prontas por muito tempo e como praticamente tudo em casa é feito desta forma, não esqueço nunca o que tenho no freezer!

como congelar e descongelar os alimentos_4

Umas das fases mais importantes do congelamento é o descongelamento e é aí que nosso cuidado e atenção também não pode falhar.
Nada de descongelar na bacia de água, na pia ou no tanque.
Descongelar um alimento precisa ter organização. Programe-se com seu cardápio e descongele dentro da geladeira em tempo hábil do mesmo ficar pronto, ou então, leve direto a alta temperatura (fogão ou forno)

Como eu fazia em casa na época das papinhas da Clara:

– Faço as papinhas pra no máximo 15 dias, tudo depende de como serão meus próximos dias e também preciso usar meu tempo pra curtir a Clara, né?
– Já coloco as porções que ela come em cada potinho que uso só pras papinhas dela. Os potes que uso são de vidro, mas podem ser os de plástico com BPA free;
– Etiqueto todas as papinhas pra saber o que ela está comendo e analiso a aceitação dos sabores e texturas;
– Pela manhã, escolho a papinha do dia e deixo na geladeira, assim quando chego a noite já está descongelada;
– Esquento na panela, no fogão e não uso o microondas.

Caso você tenha muita dificuldade em se organizar, congelar e descongelar os alimentos por aí, tem uma vida corrida e faz questão de manter a alimentação saudável, tenho uma dica: junte outras amigas e me chame pra ir ensinar vocês. Faço consultoria em nutrição, fico na casa de vocês por 4 horas e além de tirar dúvidas diversas, coloco a mão na massa. Bora? Só mandar email pra saber mais informações: nutricao@maternidadecolorida.com.br.

Beijos.

 
Fontes: Manual Técnica e Dietética, 01, 02, 03

Imagem (apenas a imagem) retirada daqui
Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: