coalhada caseira e seus benefícios
Imagem Pinterest

Uma das coisas que gosto bastante de utilizar aqui em casa e nos cardápios que faço é a coalhada, pois é um alimento de alto valor nutritivo com grande biodisponibilidade de vitaminas do complexo B no intestino humano e como consequência melhora a absorção do cálcio no organismo. Consumir coalhada contribui com o equilíbrio da flora intestinal e ajuda em casos de intestino preso, muitas vezes diarréias e faz um bem danado pra pele. A coalhada nada mais é que a parte sólida obtida através da coagulação do leite.

A coalhada é um alimento probiótico e imunomodulador, ou seja, ela ajuda na prevenção do crescimento de microorganismos patogêncios e agentes causadores de algumas doenças. É rica em ácidos graxos (provenientes do leite), é rico em cálcio (490mg para cada 100g) e fósforo. A coalhada também apresenta menos lactose que o leite, pois no processo de fermentação, as bactérias transformam a lactose em ácido láctico e este é digerido mais fácil que o leite in natura.
Além de tudo isso, é uma forma de vocês variarem no cardápio do café da manhã e lanches das crianças e não oferecer só o leite ou pior os iogurtes cheios de açúcar, conservantes e corantes. A coalhada não tem conservantes, corantes, açúcar e não faz mau pras crianças.
Batida com frutas fica uma delícia e a cada dia pode ser com uma fruta diferente.
Mas vamos pra receita da coalhada:
coalhada caseira e seus benefícios
Olha só o leite que falo, não importa  a marca, mas deve ser deste tipo.
Depois de morno, eu já coloco o leite no recipiente que armazeno minha coalhada na geladeira depois de pronta, acho mais fácil.
Olha só como faz com o pano de prato e depois guardado no armário.
coalhada caseira e seus benefícios

Com o calor, a coalhada fica mais gostosa, o ponto fica perfeito. Olha só:

coalhada caseira e seus benefícios


Receitas que já poste por aqui que levam coalhada:
 

Espero que gostem.

Beijos
Share Button

Comentários

  1. Já tinha vindo aqui uma vez procurar a receita dessa coalhada, pois sempre vejo você usando no café da manhã da Clara. Que bom que postou!!! Quanto tempo ela dura na geladeira?Obrigada!Beijos!

  2. Olá Paola, vim fazer uma rasta no seu blog 🙂 rs..
    Estou atras de suas receitas naturais e nutritivas para a minha princesa Isabela de 9 meses! E gostaria de experimentar fazer a coalhada, porem moro na Australia e aqui nao vende leite de litro e só de caixa: skim, full cream e ligth. Vc acha q conseguirei fazer com este leites? E qual vc indicaria?
    Obrigadaaaa.. bjus

  3. Paola rudo bem? Gostaria de saber a validade dessa coalhada dentro da geladeira, se podemos fazer com iogurte desnatado, e por que só serve esse tipo de leite? (é só isso rsrsrsrs). Bjs e obrigada!

  4. Olá Paola, olha só moro em Floripa e o leite que mais se aproxima desse leite que vc mencionou é aquele de saquinho, gostaria de saber se pode ser esse para fazer a coalhada o mesmo fica refrigerado. Obrigada

  5. fizemos e ficou maravilhosa uma delicia e tbm e muito facil de fazer aqui em casa não ficamos mais sem a coalhada comemos ela com frutas ou cereais como aveia fazemos molhos enfim e uma delicia.