Categorias: Alimentação, Boletim da Nutrição

Cálcio e suas fontes: Leite de vaca não é herói sozinho {Boletim da Nutrição}

Imagem daqui

 
Uma das dúvidas que mais temos em relação a alimentação é sobre a ingestão adequada de alguns  nutrientes. Alguns deles geram certas polêmicas a alguns alimentos tornam-se os verdadeiros heróis ou vilão da história, como por exemplo no caso de quem não toma leite e a dúvida de como fica a ingestão de cálcio deste indivíduo.
Eu sou uma pessoa que não gosta de leite, na realidade eu odeio leite de vaca ou qualquer outro tipo de leite, mas gosto de seus derivados. Costumo dizer que sou a perfeita rata.
Muitas mães durante minha consultoria demonstram certa preocupação com a baixa ingestão de leite dos familiares, principalmente das crianças que não aceitam leite ou fórmulas. Pra ajudar tudo isto, existem aqueles pediatras que seguem a linha apenas do leite ser fonte de cálcio, assim como existem empresas alimentícias que se vangloriam sobre uma maior fonte de cálcio em sua fórmula.
Ok, concordo, ou melhor, afirmo que leite de vaca e seus derivados são uma excelente fonte de cálcio, PORÉM, como seria o caso dos vegetarianos ou ainda as pessoas com alergia ao leite de vaca? Todas elas teriam deficiência de cálcio no organismo?
Existem também as pessoas que como eu odeiam o leite em si, mas comem seus derivados. Será mesmo que precisamos do famoso leite de vaca?
Não, claro que não! Pois existem outras fontes ma-ra-vi-lho-sas de cálcio, olha só:

Fonte: Tabela de Alimentos UNICAMP

Agora vamos falar em porções de alguns alimentos que são super fáceis de acrescentar no dia a dia em nossas refeições:

Fonte Tabela de Alimentosa Unicamp

Agora muito se fala sobre alta ou baixa ingestão de cálcio, mas muitas pessoas deduzem que estão comendo menos do que deviam sem ao menos saber quanto é que deve ser ingerido deste mineral.

 
Perceberam como existe alimentos que são fontes de cálcio além do leite de vaca?
Como sempre falo, a variedade dos alimentos que você introduz na alimentação de seu filho e na sua também é o mais importante.
Está na hora de parar de acharmos que apenas um alimento pode ser fonte soberana de algum nutriente.
Variedade meu povo, variedade alimentar!
Beijos

Comentários