bebidas quentes para as crianças

Imagem Shuttersotck

Inverno nem chegou, mas o frio está demais. Com ele, a vontade de comermos coisas mais quentinhas chega com tudo e como sabemos o quanto isso é agradável, logo surge a vontade de também ter opções de bebidas quentes para as crianças.

No frio, nosso organismo precisa mesmo de mais calorias, pois gasta mais energia para manter a temperatura corpórea ideal. Consumir bebidas quentes dá sim um grande alívio e é comprovado fisiologicamente. E claro, as crianças não precisam ficar de fora, não é?

O que precisamos ter em mente são alguns pontos fundamentais quando pensamos em opções de bebidas quentes para as crianças:

  • A criança pode consumir TODOS os ingredientes de alguma receita que você conhece e ama? Muitas receitas de chocolate quente vai muito açúcar, chocolate e bebida alcoólica como conhaque, por exemplo.
  • A bebida tem que ser quentinha e não cheia de açúcar e ingredientes desnecessários para a criança.
  • O frio passa, mas o hábito de tomar tal bebida quente fica, por isso, não ofereça algo que não quer ter que parar de dar porque a criança viciou.
  • Café e qualquer bebida que tenha cafeína não são indicados para os pequenos, então, leite com café deve ser evitado até os 6 anos.
  • E o mais importante, seu hábito de adulto não pode interferir no hábito alimentar da criança.

No consultório, vejo muitos responsáveis pelas crianças acharem estranho esquentar um leite batido com fruta, por exemplo. Mas me fale, porque não fazê-lo? Um leite/bebida vegetal batido com banana e canela fica delicioso. Pensem assim, você não esquenta a banana com canela no microondas para fazer um docinho? Então abra sua mente e esquente o leite da criança, com isso já tem uma bebida quentinha. Neste post, tem 8 receitas para deixar o leite das crianças mais gostoso e nutritivo. Todas elas podem ser aquecidas. Abusem da variedade SEMPRE!

Mas vamos a uma receita que é sucesso aqui em casa:

chocolate quente sem leite de vaca

Outras bebidas quentes para as crianças são os chás. Sim! Os chás naturais, sem cafeína, podem ser oferecidos no lanche da manhã e da tarde, junto com outros itens. Camomila, erva cidreira, erva doce, hortelã são opções bem bacanas. Quer dar um sabor a mais? Coloque gengibre raladinho (pouco), pau de canela e até mesmo casca de frutas mais cítricas, como laranja, limão mexerica. Outra casca que dá um sabor todo especial, é o da maçã.

Os chás têm suas funções e propriedades fitoterápicas, super são benéficos, porém, não esqueçam que eles possuem pouco valor calórico. Começar o dia, por exemplo, só com o chá não é indicado para as crianças.

Ah! Além dos chás e combinações de leites/bebidas com frutas, vocês podem aquecê-los puro mesmo, mas batam no liquidificador pra dar aquela espumadinha delícia, sabem? Pra ficar ainda mais delícia, pode colocar canela em pó, fava de baunilha raladinha, essências variadas (atentem-se sempre nas opções mais naturais, tá?). Fica bem bacana.

Dica pra vida: leite de avelã ou amêndoa com baunilha, batido no mixer ou liquidificador, quentinho fica com um sabor lá no fundo daquela pasta de avelã doce mega famosa, sabem? Leite de coco com canela fica TOP. Façam e venha me dizer. Abram os horizontes, Coma fora da caixinha de verdade! 🙂

Como tudo na alimentação das crianças, precisamos esquecer nossos hábitos alimentares estabelecidos há anos, e acreditar que os pequenos podem gostar de um leite batido com morango aquecido, de um leite puro com canela quentinho é sucesso.

Beijos.

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