Desde a gravidez, Marido e eu já sabíamos quem seriam os padrinhos da Clarinha. Somos Católicos e Espíritas e resolvemos batizá-la nas duas religiões e depois quando ela estiver maior decidir qual caminho seguir.

Logo quando Maria Clara nasceu, eu comecei a ficar pilhada com o Batizado e todos da minha família me chamaram de louca e ansiosa. Falavam pra eu relaxar porque estava cedo pra ver as coisas do Batizado, até que pra minha teimosia e surpresa, quando comecei a ligar pras Igrejas que me interessavam descobri que as datas pra este ano estavam praticamente esgotadas e o Batizado individual não tinha mais data.

Sim, eu liguei no final de julho pras igrejas e já não tinha mais qualquer data.
Nem preciso dizer que de louca e ansiosa passei a ser a organizada da família, né? rsrsrs

Depois de muito procurar, achei uma Igreja que o Batizado coletivo são com poucas crianças (máximo 6) e que acho o maior charme, a Igreja São José no Jardim Europa aqui em São Paulo.

Fonte: Google
Fonte: Google

Escolhida a Igreja, descobri que precisava ir pessoalmente marcar o Batizado, levar os documentos exigidos e pagar a taxa de R$ 80,00 para Batizado coletivo ou R$ 300,00 pra Batizado Individual.
Nesta Igreja, existe 2 opções de dia e horário: sábados às 9 da manhã e domingos às 15hs.

Os documentos necessários são:

Xerox da Certidão de Casamento dos Pais
Xerox da Certidão de Nascimento da Criança
Xerox da Certidão de Casamento dos Padrinhos e se não forem casados Xerox da Certidão de Batismo
Certificado do Curso de Padrinhos que pode ser feito em qualquer Igreja.

Esses documentos eu preciso levar até 1 mês de antecedência pra realmente ter a data do Batismo efetivada.

Achei o processo um pouco burocrático e em algumas Igrejas parece que não fazem questão de Batizar mais uma criança. Pode ter sido só impressão!

Alguns pontos importantes:

– A maioria das Igrejas só fazem os cursos aos fins de semana e você precisa marcar com bastante antecedência – ok, mas meu irmão que será o padrinho viaja TODOS os fins de semana à trabalho e aí como faz? Achei apenas 2 Igreja que fazem curso durante a semana e mesmo explicando toda a situação foram irredutíveis em marcar mais uma pessoa no curso, pois todas as vagas haviam sido preenchidas. Eu entendo que é necessário organização, mas eles não fornecem material didático, não apenas uma palestra sobre o Catolicismo, qual a dificuldade em marcar mais 1 pessoa para o curso?

– Na própria Igreja São José quando liguei pra marcar o curso fui informada que precisava ir pessoalmente na Igreja pra marcar;

– Algumas Igrejas não dão informação por telefone;

– Tem Igrejas que o número de crianças a serem Batizados é ilimitado, chegando em até 50 crianças na mesma Cerimônia. Já imaginaram o cansaço pra criança?

Meu irmão, depois de muito custo fez o curso em plena segunda feira e não gostou da forma como tudo foi explicado. Infelizmente ele não aproveitou o curso.

Já o curso que Marido, Dinda, Clara e eu fizemos neste sábado foi super gostoso e explicativo. Aprendi coisas que realmente fizeram eu ter mais vontade de Batizá-la e de ter acertado na escolha dos Padrinhos.
A Palestrante era super didática, tinha slide com o que ela nos explicava.
O pessoal da Igreja se preocupou em deixar um lugar arrumadinho com trocador, um canto pra nós mãe amamentarmos, nos serviram café, chá e bolachinhas.

Trocador e Lugar pra amamentação
Curso preparatório pro Batismo
Slides explicativos

O curso durou quase 3 horas, foi das 9 às 12hs e foi super leve.
Nele aprendemos a importância de se escolher bem os padrinhos, o que é ser Católico, o significado dos símbolos do Batismo e o mais importante e bacana:
Que devemos Batizar nosso filho pra iniciarmos na Religião e que quando eles tiverem entendimento decidirem qual caminho seguir pra chegar até Deus.

Ah! Clara se comportou super bem! Mamou, dormiu, riu e não chorou …. linda da mamãe! rsrsrs

Agora eu preciso levar todos os documentos na Igreja São José e organizar todo o resto: decoração, comida, doces e etc.
Já contratei a fotógrafa e o buffet de crepe!
Conforme for decidindo tudo, conto por aqui!

E com vocês?
Como foi a escolha da Igreja? Teve tanta burocracia assim?
Beijos

Igreja São José
Rua Dinamarca, 32 Jardim Europa
http://www.saojosedojardimeuropa.com.br

Paróquia Nossa Senhora de Fátima Vila Leopoldina
Rua Barão da Passagem, 971
http://www.nsrafatima.org.br

Share Button
  • UAU! Confesso que cansei só de ler!

    Somos cristãos evangélicos e por aqui não houve batismo, mas confesso que adoro o significado de se escolher os padrinhos!

    Não sabia que era tão difícil assim … acho que deve ser uma prova para a família, se insistir é porque querem mesmo e entendem a importância do batismo católico!

    Beijos, Má <3
    http://www.monmaternite.com

  • Caramba!!! Eu devia ter lido tudo isso antes de batizar as minhas. Ia me poupar muitas dores de cabeça… rs….
    ótimo post!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

  • Bem legal seu post pra quem tá pensando em batizar. Eu optei por não batizar minha filha, apesar de tê-la matriculado numa escola católica.Criei um discurso que prefiro que ela escolha sua religião quando tiver mais idade. Mas acho linda a cerimônia e respeito quem queira fazê-la logo. Mas se eu fosse batizá-la ia ser difícil escolher os padrinhos, mesmo descartando as pessoas da família, porque família é família e se fosse escolher padrinhos seriam os amigos mais especiais!!

    Beijão nas duas!!
    @_maejestade

  • Dipa, não sou católica, não sou a favor do batismo de crianças e então não batizei a Bia.
    Mas eu acho bonito assim, quem faz porque realmente acredita e não apenas para seguir uma tradição, sabe?

    Bom, estou participando de um meme lá no blog, e tinha de indicar algumas blogueiras para participar, dai indiquei você!

    Beijos
    http://www.parabeatriz.com

  • Paola, por sermos evangélicos aqui em casa não teve batismo, então não imaginava que fosse assim tão complicado, nossa!
    Foi legal você ter colocado aqui a trajetória a seguir, assim orienta os pais que vão batizar os filhos. Vou indicar este post a uma amiga que vai batizar o filho.
    Beijos e obrigada pela presença no meu post no Recanto das Mamães.
    Lauri
    laugsousa@yahoo.com.br