Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

O post sobre desenvolvimento da fala foi tão bacana que pedi ajuda pra lindona da Lilian novamente com um assunto que na minha opinião deve ser esclarecido com profissional e não só com pitaqueiros de plantão: Audição na infância! Fui dar uma pesquisada básica e descobri ser mais comum do que eu imaginava perder a audição por “n” fatores externos. Na fase de bebês, não sabia de algumas coisas, como por exemplo, sobre os brinquedos e livros sonoros! Quando eles são pequenos nós imaginamos que os barulhinhos que são bacanas pra ajudá-los  no desenvolvimento e por fim, pode prejudicá-los! No post de hoje, a querida Fono Lilian Kuhn trás 7 dicas de como cuidar da audição do seu filho!

Vocês sabiam que, a partir da 16ª semana de gestação os bebês já podem responder aos estímulos sonoros externos ao corpo da mãe?  Assim, ao nascer, uma criança já tem mais de vinte semanas de experiência auditiva, reconhecendo a voz da mãe, do pai e algumas músicas! A audição é um dos sentidos mais importantes e está diretamente relacionada ao desenvolvimento de linguagem, aprendizagem e socialização. Mas existem diversos fatores que impendem o bom funcionamento do sistema auditivo, portanto o cuidado e o acompanhamento são essenciais para garantir que os pequenos estão e continuarão ouvindo bem! Reunimos aqui algumas dicas para você cuidar da audição da sua criança:

1 –  Teste da orelhinha:

TESTE-ORELHINHA

Ao nascerem, os bebês devem ser submetidos ao “teste da orelhinha” ou Triagem Auditiva Neonatal Universal (TANU), que detecta de forma objetiva e indolor se há alterações de audição. Se o bebê apresenta algum fator de risco para perda auditiva ou se os resultados da TANU não são satisfatórios, a audição do bebê deve ser novamente avaliada no decorrer dos meses seguintes.

2 – Evite a exposição aos ambientes barulhentos:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

O mundo atual está cada vez mais barulhento, que é muito prejudicial e pode causar perda auditiva em todos nós. No caso das crianças, o perigo é ainda maior porque o sistema auditivo ainda está em processo de desenvolvimento e maturação!  Portanto evite expor as crianças a ambientes com sons altos (shows, aparelhos de som ou de televisão), estouro de fogos de artifícios e uso constante de fones de ouvidos;

3 – Cuidado com brinquedos e livros musicais:

Imagem Bolsa de Mulher

Imagem Bolsa de Mulher

Ao oferecer um brinquedo ou livrinho musical, certifique-se de que é um objeto de boa qualidade, que foi testado e aprovado pela ANVISA. Pode parecer “frescura”, mas a exposição a um material com nível de ruído desregulado pode trazer traumas acústicos irreversíveis!

4 – Não utilize objetos para limpar os ouvidos das crianças:

audição infantil, como cuidar

As famosas “hastes flexíveis” são perigosas e podem perfurar a membrana timpânica. Para limpeza interna, aproveite o momento do banho e use o dedo envolto na toalha umedecida.

5 – Proteja contra o acúmulo de água:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Após o banho ou atividades aquáticas, seque bem as orelhas das crianças. Se ela for praticante de natação, avalie a possibilidade de utilizar tampões de ouvidos.

6 – Preste atenção aos sinais de alteração auditiva:

Imagem Pìnterest

Imagem Pìnterest

Há comportamentos que podem estar relacionados à alteração auditiva: não assustar/acordar quando acontecem ruídos altos; dificuldade de imitar sons, localizar de onde vem um som; parecer alienado ou desatento, principalmente em situações de grupo; solicitar muito a repetição ou perguntar muito “o que?”, “hein?”, “anh?”; apresentar atraso no desenvolvimento de linguagem oral ou alteração/distorção na produção dos sons de fala (fones);

 7 – Avaliação audiológica anual:

Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Mesmo quando o resultado do teste da orelhinha é normal e vocês não perceberam nenhuma possível alteração de audição, recomenda-se que toda criança realize exames de audição anualmente.

Gostaram??? Eu achei mega útil!

Tem mais dúvidas sobre o assunto? Olha aqui os contatos da Li:

Lílian Kuhn Pereira Fonoaudióloga – CRFa 2/14684 Especialização em Audiologia

Mestrado e Doutorado em Linguística Aplicada

Tel: (11)98207-7182/email: fono.liliankp@gmail.com

Instagram: @fonoliliankp; Facebook.com: /liliankuhnpereira

Quer saber de mais algum assunto que fono quem cuida? Comenta aí que postamos por aqui!

Beijos

Share Button
Deixe seu comentário ou dúvida: