Aplicativo para unir tecnologia à alimentação das crianças, além de divertir

Episódio do Amo aprender, desenho do app Playkids

Tecnologia, smartphones, tablets e nossas crias. Como colocá-los de forma positiva em nosso dia a dia sempre foi uma das minhas dúvidas. Tentei postergar ao máximo a aproximação disso tudo da Clara, mas teve um momento que resolvi me aliar e ver o outro lado, o lado positivo que eles têm, por isso, hoje trago uma dica de aplicativo para unir tecnologia à alimentação das crianças, além de divertir.

Vamos abrir uma aspas gigante antes de continuar o texto…

Antes que perguntem, NÃO, não devemos de maneira alguma deixá-los em frente a televisão, com tablets ou qualquer aparelho do tipo durante as refeições. Tudo tem sua hora e mesmo quando estamos unindo a tecnologia à alimentação das crianças não devemos usá-la enquanto eles comem.

Voltando ….

Particularmente, eu não gosto de deixar a Clara assistir televisão, por mais que seja canal infantil pago, pois o tanto de publicidade que tem nos comerciais é algo exagerado demais. Ela sempre teve televisão no quarto, mas porque sobrou um aparelho em casa e lá deixei para vermos DVDs de histórias, desenhos e musicais infantis, sempre juntas, com moderação e em horários estabelecidos. Nunca pra ela ficar lá o dia inteiro sozinha, isolada. A tv dela não pega nenhum canal, não é Smarth, funciona só com o aparelho de DVD e está ótimo!

Além da minha pequena, comecei a ir atrás de opções que fazem parte do dia a dia dos meus pacientes, afinal, nem toda família é igual, segue as mesmas regras, não é mesmo? Então, pra ajudar, preciso sempre estar atenta aos artifícios positivos e mais uma vez, me vi unindo a tecnologia à alimentação das crianças e começou a dar muito certo. Percebi que quase toda criança tem acesso ao tablet dos pais ou uma smartv. Netflix, YouTube kids, Now Kids e PlayKids são os grandes queridinhos dos pequenos e dos pais.

Claro, independente de termos a tecnologia, existem outras formas de atrairmos a criança para o mundo dos alimentos, e devemos usá-las! Brinquedos educativos, livros, cozinhas, panelinhas e alimentos também super ajudam, além de levarmos os pequenos pra cozinha conosco. Inclusive escrevi sobre isso NESTE post. Quem já passou em consulta comigo, pôde conferir que sento no chão, brinco com alimentos feitos de feltro, alimentos reais e tudo mais. Mas quando eu vou embora, a coisa precisa continuar fluindo e aí, é interessante termos várias artimanhas.

Foi aí que comecei a perguntar pra Clara o que os personagens dos desenhos que ela assistia comia. Ela me falou que a Peppa não gosta de verdinho, mas que come cenoura. Que o George fala eca pra comida … E eu, a mãe nutricionista aqui começou a ficar de cabelo em pé e sempre mostrando que falar eca pra comida não é legal, que verdinho é bacana e assim por diante. Aí ela passou pra fase Ursinhos Carinhosos e tiveram os episódios cheios de açúcar, mas ela mesmo retrucou dizendo que muito açúcar ela não gosta. Depois teve o Zou no dia das mães fazendo um bolo rosa com sua avó para sua mamãe e ela contando os dias para chegar a data e ela fazer o bolo pra mim, fomos pra cozinha e lá fizemos!

Mas o dia que mais me tocou o coração, o dia em que ele bateu acelerado foi quando, do nada, a pequena virou e pediu pra comer brócolis, depois falou que a cenoura tinha vitamina A, depois começou a cantar: brócolis, eu quero brócolis, adoro brócolis, é bom provar …. E eu tentando descobrir de onde era esta música, até que ela me mostrou o desenho. Gente, é a maior fofura os episódios do Eu amo Aprender do Playkids.

usando-a-tecnologia-a-favor-da-alimentacao-das-criancas4

Tem alguns que são bem específicos de comida e claro, precisamos como adultos, abstrair o positivo deles e deixar o que nem sempre concordamos nutricionalmente de lado. Precisamos ensinar os pequenos o certo e o errado da alimentação e incentivá-los! Um que acho o máximo, que eles ensinam de onde vem as verduras, frutas e legumes. Outro que fala que frutas faz bem e fala de vários tipos do que temos. Foi, inclusive por causa deste desenho, que em algum momento ela pensou em ter a festa das frutas como comemoração do seu aniversário.

Aplicativo para unir tecnologia à alimentação das crianças, além de divertir

É uma fofura e super didático. Vale a pena mostrarem pros pequenos que estão na fase verdinho não!

E vocês, tem dicas de outros desenhos ou aplicativos que falam algo sobre alimentação? Bora contar pra mim!

Beijos.

Share Button