alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

Um dos posts mais acessados do blog e que sempre aparece entre os mais lidos é o 21 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +, que é um complemento do post original (16 Alimentos que criança não deve comer antes de 2 anos ou +) que foi copiado descaradamente por mais de um blog e vive rolando pela internet. Por causa dele, sempre recebo emails, mensagens ou comentários sobre o que as crianças podem comer, já que eu falei que elas não podem comer praticamente nada. Pensando nisso, resolvi listar alimentos que criança pode e deve comer, sempre respeitando sua faixa etária.

Vocês podem me perguntar porque demorei tanto para fazer este post e a resposta é simples: nunca imaginei que comida de verdade fosse algo tão difícil de cair nas graças das famílias ou então que houvesse tanto repúdio por ela. Na minha cabeça é algo automático quando penso no que criança pode comer: frutas, verduras, legumes, carnes, ou seja, comida natural, comida da roça como alguns dizem!

Mas chega de delongas e vamos a listinha que deve virar hit aí na casa de vocês:

1 – Água

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

Para hidratar, para matar a sede, para criar o hábito. Liberada a partir dos 6 meses, todos os bebês devem começar a criar o hábito de beber água. A gente consegue ficar mais de 1 dia sem comer absolutamente nada, mas não sem beber água. Sabiam que quando sentimos sede é o primeiro sinal de desidratação?

Beber água é super importante e para as crianças terem o hábito, depende de nós. Ela deve ser filtrada ou fervida e caso precisem tomar água mineral, escolham a que tem menos sódio (é só ler nas informações nutricionais).

2 – Frutas

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

As frutas deveriam ser o doce das crianças e se assim fosse, tudo seria muito mais fácil, afinal, os adultos não ofereceriam vários alimentos desnecessários e o pior, contra indicados para as crianças.

Elas são liberadas aos 6 meses e com exceção do morango, abacaxi todas podem ser oferecidas deste então.

O correto é sempre variar, pois só assim você consegue ofertar todos os nutrientes para as Crias. Cada fruta é rica em nutrientes específicos, por isso que variar é o grande segredo, além claro, de criar o hábito do consumo.

Pra que oferecer um biscoito de maizena se pode oferecer uma banana com aveia, por exemplo? Vai sair de casa e não tem como colocar a aveia? Não tem problema, leva só a banana. É só descascar e pronto. Maçã, pêra é só cortar ao meio e dar raspadinha no caso dos bebês ou então inteira para os maiorzinhos! Quer algo mais fácil? Uva sem sementes!

Suco de fruta não é fruta e não pode ser considerado como tal e muito menos como uma refeição, principalmente para os bebês e crianças. Vale lembrar que suco só deve ser oferecido depois de 1 ano.

3 – Verduras e legumes

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

Assim como as frutas, eles são fundamentais para as crianças, são liberados aos 6 meses e quanto mais variados entrarem no cardápio melhor!

Folhas, tubérculos, verde, laranja, amarelinho, todas as cores devem estar presentes nas refeições. Em forma de salada crua, cozidos, refogado, como petisco, são inúmeras as formas de estarem presentes no dia a dia das Crias.

Porque um palito de cenoura cru ou cozido dependendo da idade da criança (por conta da mastigação) não pode ser tão apetitoso quanto um biscoito de polvilho? Porque brócolis, couve flor não pode ser tão atrativo quando bolacha cream cracker?

Lembrem-se, os hábitos existentes são nossos, faça diferente com sua Cria.

4 – Ovo

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

Liberado aos 6 meses, a recomendação é oferecer e observar para ver se o bebê não tem alergia. Caso tenha algum parente alérgico, se informar com o pediatra ou nutricionista como fazer a introdução.

Rico em nutrientes fundamentais para o crescimento do bebê como a colina (fundamental para o cérebro e memória), vitamina B12, tiamina, riboflavina, folato, zinco, cobre, selênio, vitaminas lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K. É uma excelente fonte natural de gorduras e proteínas para o seu bebê.

Pode e deve ser oferecido 3X na semana, sempre bem cozidos, SEMPRE!

5 – Carne, frango, peixe

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shuttertstock

Caso a família não seja vegetariana, este tipo de proteína animal é liberado aos 6 meses e deve estar presente na alimentação infantil de forma variada. Não deve ser só carne vermelha, só frango ou só peixe. O importante sempre é variar e contribuir para que a criança coma de tudo.

Quer um nuggets? Faça em caseiro! Quer um hambúrguer? Faça caseiro! Quer isca ou nuggets de peixe? Faça caseiro! Proibido, ou melhor, não indicado são os produtos industrializados, mas não os caseiros.

As carnes vermelhas são ricas em ferro bem bisodisponível para o organismo, os peixes em ômega 3, 6, zinco.

6 – Leite e derivados:

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shuttertock

Após 1 ano, crianças que não são intolerantes a lactose ou APLV podem consumir estes itens. São ricos em proteína de origem animal, se destacam pela quantidade de cálcio (mesmo não sendo os únicos alimentos fontes deste mineral, relembre este post) e gordura. O ideal é sempre variar, não ficar refém deles, pois como sempre falo, variar no cardápio é a chave do sucesso da alimentação infantil!

Mas a escolha deve ser feita com bastante e atenção e claro, não se deixar levar só porque tem leite. É mil vezes melhor uma coalhada ou iogurte natural adoçado em casa do que um que já vem adoçado e cheio de coisas, é mil vezes melhor um petit suisse caseiro do que o pronto e outro ponto fundamental é que: crianças até 2 anos não devem consumir açúcar, logo, nada que tenha este item como ingrediente.

O correto é sempre olhar os rótulos e saber de fato o que está consumindo!

Olha só algumas receitinhas top para fazerem na casa de vocês:

7 – Leguminosas

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shuttertock

Feijão carioca, feijão fradinho, feijão preto, feijão branco, feijão de corda… Olha só quanta variedade do que temos praticamente todos os dias em nosso prato, mas só usamos (pelo menos em São Paulo) o do tipo carioca. Além dos feijões, temos a lentilha, ervilha, grão de bico, soja. Além destes grãos, vagem, ervilha torta também fazem parte deste grupo alimentar.

Proteína de origem vegetal, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Para tirarmos os fatores antinutricionais das leguminosas, o indicado é deixá-las de molho de um dia para outro, a noite, por exemplo, trocando a água, assim ficamos só com o lado bom destes alimentos.

A combinação de feijão com cereal, por exemplo, o arroz é super indicada e completa, pois forma a cadeia de aminoácidos ideal, digamos que no feijão falta o aminoácido que tem no arroz e vice versa! Eles são liberados já aos 6 meses.

Tenho uma receita de feijão enriquecido que é hit aqui em casa e sempre recebo elogios das crianças que atendo.

8 – Cereais

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shutterstock

Arroz integral, arroz preto, arroz 7 grãos, painço, quinua (saiba mais sobre este alimento neste post), milho …. Ah quanta variedade e opção para deixar o cardápio ainda mais completo, não é? Liberados também aos 6 meses, devem sempre estar no cardápio e de forma variada.

Entre os tipos de arroz, preferir sempre o arroz integral ao refinado. E o melhor, investir em preparações varidas: arroz com brócolis, arroz com cenoura, arroz com abobrinha, risotinha de arroz com frango, arroz com quinua e assim por diante.

9 – Massas

alimentos que crianca pode e deve comer

Imagem Shuttertock

Criança pode comer massa, macarrão, nhoque, lasanha, canelone, rondele, panqueca e etc. A dica é preferir sempre o macarrão integral, variar no formato para ficar mais divertido, molho vermelho ou a bolonhesa, pois o molho branco tem mais gordura e como é com leite, é rico em cálcio que compete com absorção do ferro, ou seja, fujam do molho branco, rosê, 4 queijos. Em relação as massas recheadas fuja sempre das com recheio de embutido (presunto, peito de peru) e caso tenha queijo ou ricota, não tem problema, mas lembre-se sempre da guerra cálcio X ferro e a dica pra aumentar a absorção do ferro é ter alimento rico em vitamina C.

Pra deixar a refeição completa, sempre que servir uma massa, coloque verduras, legumes e um tipo de carne. Criança não deve preferir massa aos outros tipos de comida, ela deve ter um cardápio variado.

Olha só algumas receitinhas de massa pra arrasar por aí:

Se vocês forem pensar, é tudo muito fácil e não precisamos cair nas artimanhas da industria. Calma! Não estou falando pra você ficar dentro da cozinha dia e noite e que seu filho não pode comer nada que se compra pronto, mas existem coisas que não pode, outras que depende da idade e outras que ok. Basta ir atrás de informação e seguir a orientação que recebe, sem relutar porque seu hábito não é dos melhores.

A lista é maior, mas de uma forma geral, é basicamente isso que nossas crianças podem e devem comer. O resto é costume nosso de adulto, então espere elas crescerem!

Todo dia posto o café da manhã da Clara no instagram, acompanhe por lá e veja como é fácil, possível e rápido de se preparar, pois tenho 20 minutos para fazê-lo. Além do mais, não esqueçam: comida de criança é comida de verdade!

Beijos

 

Share Button