Imagem Pinterest

Imagem Pinterest

Intestino preso é ruim, na realidade um saco pra qualquer um, agora imagine um bebê que começou a comer faz pouco tempo e tudo é diferente do leite, principalmente pro seu organismo. Enquanto o bebê está só no leite materno ele recebe todos os nutrientes que precisa e de quebra tem seu intestino regulado, pois o leite materno tem probióticos naturais que ajudam na função intestinal. No caso de bebês, crianças e adultos que tem intestino preso ou dificuldade pra evacuar, a alimentação deve ter bastantes tipos de alimentos laxativos pra ajudar a “liberar” tudo que está preso.

Olha só os alimentos laxativos:

 

Use e abuse da variedade de alimentos laxativos e ajude seu intestino funcionar melhor.

Use e abuse da variedade de alimentos laxativos e ajude seu intestino funcionar melhor.

Além de aumentar o consumos desses alimentos, é necessário seguir algumas recomendações:

  • Beba no mínimo 2 litros de água – este é um dos fatores primordiais pro intestino funcionar bem, pois de nada adianta consumir um monte de fibras se não tem água pra “diluir” e “transportar” as fibras e consequentemente o intestino funcionar.
  • No caso de laranja, mexerica, tangerina e frutas do gênero, coma também o bagaço, pois é no bagaço;
  • A maçã só tem efeito laxativo se consumida com a casca, pois é na casca que tem as fibras;
  • Prefira os alimentos crus ao invés de cozidos, aproveite e abuse das saladas;
  • No caso do feijão, grão de bico é necessário deixá-los de molho antes da cocção;
  • Perceber o que seu filho come quando prende seu intestino e substituir esses alimentos.

O que faço aqui em casa com 2 situações muito comum nas Crias e funciona:

1 – Mais de 3 dias sem evacuar:

Sempre começo a “operação limpa tudo” no café da manhã com leite materno, suco de laranja sem coar, mamão salpicado com chia.

Ofereço mais água e peço pra professora dela ficar de olho na quantidade de água que ela consome.

Quando ela chega em casa, dou suco de laranja, cenoura e mamão.

2 – Dificuldade pra fazer coco – quando eles ficam estáticos com aquela carinha de “sofrimento”, franzem a testa e as sobrancelhas ficam avermelhadas:

Assim que vejo a cena ofereço água e dependendo da refeição mais próxima, abuso de alimentos fontes. Mas no lanche da manhã, lanche da tarde ou café da manhã eu ofereço coalhada e fruta laxativa com chia.

Porque a chia e não a aveia? Porque aqui em casa observei que sempre que Clara come chia ela evacua na sequência e sem sofrimento.

Um pouco mais sobre a Obstipação:

O intestino pode ficar preso por causa de escolhas alimentares erradas, baixa ingestão de água, pouca atividade física e medo de fazer coco. Este último aparece quando estamos na fase do desfralde e a criança tem medo de fazer coco na calça ou é “amedrontado” pelos pais pra não fazer coco na calça.

Determina-se uma atenção maior quando a criança evacua menos que 3 vezes na semana (com exceção de bebês em aleitamento exclusivo, que podem ficar até 1 semana sem evacuar), quando o coco é muito duro, seco e pouca quantidade, quando o abdome da criança fica “duro” ou quando ela reclama de dor ao tentar evacuar.

Caso só com a alimentação variada e com alimentos corretos, pratica de atividade física, ingestão adequada de água e amamentação o problema de seu filho não seja solucionado, converse com seu pediatra pra ver se não existe algum problema associado e se há a necessidade de medicamento.

Bora colocar os intestinos das Crias pra funcionar e xô sofrimento.

Beijos

Share Button

Comentários