acucar na alimentação infantil

Imagem Shutterstock

Ah esse tal de açúcar! Tão gostoso pra uns e nada inofensivo pra todos. É isso mesmo, pode ter gente que não ligue ou não goste, enquanto tem uma grande parcela da população que simplesmente ama açúcar e consequentemente doces, mas o certo é que ele faz mal sim e não é pouco pra nossa saúde. Mas o que fazer com algo que está presente em praticamente tudo o que consumimos? Como evitá-lo sem ser a neurótica da turma e o mais complicado, açúcar na alimentação dos bebê e crianças X hábito alimentar saudável, como devemos fazer?

Este é um assunto que vira e mexe caí em rodinhas de mães, pais e cuidadores e sempre mostra que as opiniões são bem divididas, porém, junto com as diferentes opiniões, percebo que existe sim muita desinformação e logo uma emenda na fala de:

– Credo, como você é neurótica! Só um pouco ou às vezes não tem mal algum dar açúcar pra criança!

ou então:

– Afffff, você não tem dó da sua filha? É só um pouquinho!

Gente, o que precisamos entender de uma vez por todas é que nós, adultos, é quem sabemos o sabor do açúcar, seja ele qual for. Somos nós adultos que sabemos as diferenças entre os sabores (azedo, doce, amargo, salgado….).

Enquanto os bebês estão só no leite, eles só conhecem o gosto do leite, ou seja, eles não precisam consumir nada adoçado, NEM QUE NATURALMENTE com uva passa, açúcar de coco e etc. Não, eles não precisam!

E sabem porque?

Porque antes de você pensar em adoçar algo nem que seja naturalmente, você precisa pensar que o mais importante é a criação do hábito de seu filho e não simplesmente não consumir açúcar!

Ok! Até 2 anos não podemos dar o açúcar pras crianças, mas esta amplitude se dá pela importância de criar o hábito alimentar correto! Se deixamos a criança até 2 anos longe de açúcar e consequentemente de tudo o que contém açúcar como bolachas sem recheio, bolachas recheadas, chocolate, balas, pirulitos, leite condensado e etc, contribuímos de forma positiva para o hábito alimentar das crianças!

Até 1 ano, NADA que tenha açúcar pode ser dado, absolutamente nada. A partir de 1 ano, preparações que contém, açúcar já podem ser dados esporadicamente, aí sim entra a hora de se escolher a melhor fonte de adoçar as preparações, mas preparações e não sucos, por exemplo. Se você quer oferecer um bolo, um pão caseiro que tem como ingrediente o açúcar, ok, pode dar, mas escolha o melhor tipo (relembre neste post os tipos de açúcar).

Em relação aos sucos, enquanto você continuar oferecendo os sucos sem açúcar eles vão continuar aceitando desta forma. Caso queria mudar, uma dica é para as crianças acima de 1 ano, fazer combinações de frutas e acima de 2 anos, adoçar com uva passa, mel, açúcar de coco, mas ainda sem que seja algo frequente! Se até agora eles bebem suco sem precisar de algo que o adoce, continue assim!

Vamos exemplificar: criança de 3 anos que come uma panela de brigadeiro de biomassa, mousse de chocolate #sqn e etc e por mais que você ache que isso é correto, só porque são receitas mega naturebas, eu já te falo que não é, pois é errado uma criança ou qualquer pessoa comer 1 panela de brigadeiro de colher, 1 pote grande de mousse de chocolate, sejam eles quais forem e é aí que entra o grande desafio da alimentação saudável: CRIAR O HÁBITO CORRETAMENTE, pois não adianta ter um cardápio só com receitas naturebas se você tende a oferecer só receitas com fundo doce, conseguem me entender?

Esta criança provavelmente está acima do peso, só come o que é doce ou adocicado e sempre de forma bem exagerada, pois sempre foi educado assim: é “saudável”, pode comer e como ele não aceita as outras coisas, invisto nas receitas saudáveis que ele gosta! Ela não aceita salgado, comer comida é uma luta!

Alimentação saudável está além de só escolher os ingredientes corretos, está em também educar e colaborar para a criação do hábito de seu filho! Da mesma forma que você se esforça pra fazer receitas doces saudáveis, se esforce para as receitas salgadas, contribua de forma efetiva e positiva no hábito alimentar do bebê, da criança! Respeite o tempo de oferecer cada item, inove, faça preparações chamativas, tenha sempre paciência e amor!

acucar na alimentação infantil

Imagem: Shutterstock

Agora vamos ao exemplo dos alimentos industrializados que mais contém açúcar do que qualquer outro ingrediente e analise aí na sua casa quais seu filho consome, pra depois não falar que eu sou a neurótica anti- açúcar, pois se ele consome mais de 1 alimento da lista, praticamente todo dia, junto com o açúcar intrínseco nos alimentos naturais, sim, ele consome muito açúcar: 😉

  • Engrossantes em geral
  • Suco de caixinha (com exceção dos que está escrito no rótulo serem sem açúcar)
  • Petit Suisses
  • Iogurtes de frutas
  • Bebidas achocolatadas
  • Chocolate
  • Achocolatado em pó
  • Alguns leites em pó
  • Algumas fórmulas
  • Bolacha de maizena
  • Bolacha ao leite sem recheio
  • Bolacha recheada
  • Bolacha sem recheio integral
  • Suplememento alimentar infantil para colocar no leite e dar sabor
  • Gelatina em pó
  • Barra de cereal
  • Leite fermentado
  • Bolos prontos

Para saber melhor sobre eles, leia sempre os ingredientes dos produtos que você consome, a ordem em que eles aparecem determina quais tem em maior quantidade, o açúcar sempre está na quantidade de carboidratos, ou seja, tire uma base por este valor e claro, prefira sempre os produtos que não contém açúcar, mas nunca esquecendo da idade correta em que seu filho deve experimentar certos alimentos, além de colaborar de forma correta com a criação dos hábitos alimentares!

Muitas me perguntam como faço com a Clara e é super simples: explico! Ela não comeu açúcar adicionado até os 2 anos e nenhum doce até esta idade. Só comia bolo simples depois de 1 ano. Atualmente, dependendo da preparação, quebro só o azedo, amargo com mel e ela praticamente consome sem ser adocicado, mas o mais importante, eu sempre expliquei pra ela: açúcar faz mal, é só pra criança grande, mas tem que ser pouco porque além de fazer mal, dá bichinho nos dentes! Percebam que não é nenhuma mentira! Ah! Emendo e falo: A Clara não pode ainda, só mais pra frente e claro, enalteço a opção que está a sua frente e ela pode e deve comer! ela vê chocolate, doces, balas e não faz escândalos, ela mesmo fala tudo o que sempre falo pra ela! Sucos de caixinha aqui sáo só os sem açúcar, petit suisse, o caseiro, iogurte pronto pra beber, os orgânicos já adoçados, mas eles tem menos açúcar do que os normais e o principal, Clara tem 2 anos e 8 meses, ou seja, tem seu hábito alimentar criado! Ela vê brigadeiro, pega e dá uma mordidinha e logo me dá.

Ah! Pra fechar com chave de ouro: Açúcar não é afeto ou amor. Açúcar é açúcar! 😉

Beijos,

Share Button