Categorias: Alimentação, Introdução Alimentar, Papas Principais (6 meses à 12 meses), Receitas

Papinha de bebê: a primeira papinha a gente nunca esquece.

Imagem Shutterstock
Imagem Shutterstock

Por aqui, aproveitei o carnaval pra introduzir a primeira papinha salgada na Clara e foi o maior sucesso, ela aprovou mais que as frutas. Não sei se a “demora” de começar a papa principal contribuiu, pois ela já estava acostumada com sabores diferentes além do leite, ou se a papa principal é realmente mais fácil. Depois de quase 1 mês só com fruta e leite materno, chegou a hora da papinha salgada, ou melhor, a papa principal e a primiera papinha a gente nunca esquece, não é?

Quando vamos começar alguma coisa nova com os Pequenos parece que até o mais fácil se torna difícil, né?  Eu amo cozinha e particularmente o faço muito bem, mas com a papinha foi uma tremenda novela, desde a escolha do que colocar, como temperar e claro deixar super mega bonito.

Bom, bonito ainda não é a teoricamente a vez, pois ela está começando a descobrir os sabores salgados, quando ela estiver maior, aí sim vai começar a parte de enfeitar os pratos lindamente.

Eu escolhi a batata, cenoura, abobrinha e a carne vermelha pra iniciar e fiz da seguinte forma:

  • Refoguei a carne vermelha, em um fio de azeite com cebola e salsinha e deixei ferver bastante pra soltar o caldo;
  • Piquei bem pequeno a batata, cenoura e abobrinha separadamente e cozinhei em pouca água com a panela fechada;
  • Amassei cada ingrediente separadamente com o garfo, utilizando a água da fervura que sobrou pra ajudar;
  • Desprezei a carne e usei só o caldo.
  • Guardei cada item amassado em potes separados e pra servir, coloquei um pouco de cada, totalizando mais ou menos 1 colher de sopa e por cima reguei com um pouco do caldo da carne.

Ela amou a abobrinha, gostou da batata e não foi muito com a cara da cenoura hahaahahahhaha, mas de uma forma geral, comeu praticamente tudo.

Agora me digam, vocês sabem porque a importância de cozinhar as verduras, legumes, tubérculos em pouca água e com a panela fechada?

Existem vitaminas hidrossolúveis, ou seja, elas se dissipam na água e com a panela destampada, você as perde no vapor. A água do cozimento é super rica em nutrientes, por isso, vale a pena reutilizá-la.
Um exemplo bem legal é utilizar a água de cozimento de verduras, legumes pra cozinhar o arroz, macarrão, que normalmente a criançada adora. E dependendo da verdura escolhida, não muda o sabor do alimento.

Já com a carne, como não devemos bater as papinhas no liquidificador, eu tive “medo” de já dar pedacinhos bem pequenos e desfiados pra Clara, por isso optei em só usar o caldo, afinal, os nutrientes da carne também estava ali, né?

E aí?
Foi fácil a introdução das papinhas salgadas?
Eles preferem as frutas ou as salgadas?
Beijos
Á partir de 6 meses.

Comentários